A levedura de cerveja é um condimento e suplemento dietético, rico em vitaminas do complexo B. É também uma excelente fonte de proteínas, de vitaminas, de minerais e de aminoácidos essenciais. Apresenta ainda um importante teor de ferro orgânico.
Existem diversas marcas de levedura em pó ou em flocos, mas nem todas são fontes confiáveis de vitamina B12 para veganos (no mercado norte americano existe o Red Star T-6635+, que é uma fonte confiável).
É também um suplemento alimentar benéfico para várias patologias.
A levedura é um fungo unicelular responsável pela fermentação alcoólica de soluções açucaradas. O género mais importante é o Saccharomyces, do qual se destaca a espécie Saccharomyces cerevisiae, vulgarmente apelidada de levedura de cerveja. Estes organismos desde há muito têm vindo a ser utilizados para fermentar o açúcar de cereais como o arroz, o trigo, a cevada, o malte, o lúpulo, entre outros, obtendo-se, desta forma, as bebidas alcoólicas. No entanto, só no decorrer do século XIX é que os cientistas se aperceberam do verdadeiro papel da levedura de cerveja. Hoje em dia, é também usada como um valioso suplemento alimentar, devido ao seu elevado teor de nutrientes e nível proteico (cerca de 50%).
A levedura de cerveja utilizada como suplemento alimentar é obtida de células secas de Saccharomyces cerevisiae e também, embora em menor quantidade, de Saccharomyces carlsbergensis (espécie que recebeu esta denominação ao ser isolada pela primeira vez, em Copenhaga, na cervejeira Carlsberg em 1888). Apesar de poder ser produzida propositadamente para ser utilizada como suplemento alimentar, é geralmente extraída após o processo de fermentação da cerveja.
Este suplemento alimentar, por muitos considerado um alimento completo, deve a sua riqueza ao teor de vitaminas do complexo B (B1, B2, B6, ácido pantoténico, ácido nicotínico, ácido fólico, biotina, colina, inositol, etc.). Possui ainda todos os aminoácidos essenciais (alanina, arginina, ácido aspártico, leucina, lisina, isoleucina, treonina, entre outros) e ainda muitos minerais (entre os quais se destacam o potássio, o sódio, o cálcio, o fósforo, o magnésio, o enxofre, o zinco, o selénio e o crómio). É também uma fonte considerável de DNA e RNA, dois ácidos nucleicos importantes que estimulam o sistema imunitário e ajudam a melhorar o funcionamento cerebral a nível da memória e do envelhecimento precoce.
A ingestão de levedura nutricional é benéfica a nível de transtornos intestinais, particularmente na regulação de casos de diarreia e de prisão de ventre. É também um suplemento a considerar na diabetes, devido ao seu teor de crómio, que ajuda a regular o metabolismo do açúcar. Quando combinada com a lecitina, a levedura de cerveja revela-se eficaz em casos de colesterol elevado.
Outras vantagens, devido principalmente ao seu elevado teor de vitaminas do complexo B, são os efeitos benéficos que produz na pele, nas unhas e no cabelo, ajudando mesmo a melhorar casos de acne, eczemas e mesmo psoríase.
Para além disso, os nutrientes da levedura de cerveja ajudam a colmatar algumas deficiências que possam existir em algumas dietas de emagrecimento mais carenciadas ou numa alimentação desequilibrada.
Este suplemento alimentar, pode ser tomada por qualquer pessoa saudável, para assim assegurar um aporte diário de nutrientes ao bom funcionamento do organismo. Devido às suas propriedades reconstituintes, é especialmente aconselhada a desportistas, a crianças em fase de crescimento, a idosos, a grávidas e a doentes em fase de recuperação.
Este suplemento, que possui um travo amargo característico, encontra-se disponível sob diversas formas: em pó ou flocos, que deves juntar na comida crua ou já cozinhada (não deves cozinhar a levedura de cerveja, pois caso contrário, perderá o seu teor de vitaminas), comprimidos ou cápsulas, ou líquida (que poderás adicionar a sopas, sumos, etc.).
Referências:
http://www.dietimport.pt/temas.asp?pag=temas
Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-92-Levedura%2Bde%2BCerveja.html
Olá meu nome é M. Isabel,tenho uma filha de 3 anos e gostaria de aber se posso dar o levedo de cerveja para complementar a alimentação dela,desde já agradeço pela atenção.
(Por: Maria Isabel Fernandes Luciano)
no Choop (que é a cerveja sem pasteurização - ou seja com a levedura viva) contém quantidade suficiente de B12? Esta B12 é biodisponível? O álcool atrapalha a absorção de B12? Bem... o Choop pode ser usado como suplemento? uns dois choops diários seriam suficientes?
(Por: joão Paulo)
Gostaria de saber se crianças com 11 anos podem tomar Levedo de cerveja, pois tenho um filho que pratica muito esporte e nao come direito, e a sua altura e abaixo do normal??? obrigada
(Por: PRISCILA MATOS)
Quem tem problemas de gazes, aversão a alguns vegetais necessários, descontrôle intestinal,indisposição física e mental e etc.. tente experimentar porque os efeitos benéficos para o organismo são i-n-d-e-s-c-r-i-t-í-v-e-i-s eu tomo dois comprimidos no almoço e dois na janta e adquirí novamente minha saudabilidade da juventude. Obrigado pela matéria. Tento ajudar principalmente meus parentes mas eles vêm como um conselho e conselho sabe como é, as pessoas ficam desdenhando.
(Por: Francisco Pereira Godinho)
@petite
o levedura de cerveja abre o apetite da criança.
[Por: @ 2019-03-31, 02:01 | Responder | Imprimir ](Por: Nailma Conceição André)