A tâmara é um fruto da árvore tamareira da qual se desconhece a verdadeira origem: há quem afirme que provêm dos oásis dos desertos do norte de África e há quem afirme serem oriundas do sudoeste asiático. Atualmente é principalmente produzida na Tunísia, Egito, Irão, Arábia Saudita e países do norte de África.
É um fruto muito rico em glícidos (cerca de 72%), muito fibroso e de sabor agridoce, excelente para nos dar “energia” sobretudo nos dias frios de outono e inverno. Muito rico em magnésio, potássio e cálcio e vitamina B5 (efeitos calmantes)
Comer algumas tâmaras ao pequeno-almoço, nas estações mais frias, pode ser uma mais-valia.
É um alimento muito nutritivo, supercarburante ideal dos músculos, tónico nervoso e remineralizante. Em geral, fortalece o organismo.
É aconselhado em casos de obstipação e atua suavemente em casos de tosse seca e asma brônquica, parece ter propriedades anticancerígenas e ajuda a combater a anemia e a senilidade.
No entanto, está desaconselhado em casos de diabetes, cólicas e gastrites.
Devemos procurar adquirir tâmaras não cobertas de glicose e dar preferência às tâmaras frescas sem aquele tratamento brilhante que normalmente apresentam. No caso destas cobertas com “uma cera brilhante”, devemos deixá-las de molho em água pelo menos uma hora antes de as consumirmos.
O suco das tâmaras substitui com vantagem o açúcar e até a manteiga, quando retirados os caroços e reduzidas a puré.
Sugestões:
- Junta algumas tâmaras na papa de aveia ou no muesli ao pequeno-almoço;
- Descaroçadas e partidas em bocadinhos, podem ser adicionadas a saladas ou legumes escaldados;
- Sobremesa de frutos secos: num batedor juntar amêndoas, caju, nozes ou pinhões, passas de corinto e tâmaras descaroçadas. Reduzir tudo a puré e com essa massa formar bolinhas ou barritas que podem ser utilizadas como uma ligeira sobremesa ou lanche entre as refeições principais.
Inserido em: 2013-11-24 Última actualização: 2013-11-25
Comentar
Alimentação > Alimentos > Frutos
Pessoas > Artigos por Autor > Paula Soveral