Depois da tentativa, nunca bem sucedida, de introduzir os motores eléctricos em força, surge agora o trabalho de um inventor francês como forma de colmatar o problema. O motor MDI, movido a ar comprimido, pretende ser uma solução revolucionária. Menos poluente do que qualquer predecessor, e ultrapassando as dificuldades com que os outros se debatiam.
Os carros eléctricos permitem contornar o problema da poluição, mas apresentam ainda vários problemas. Designadamente, estão dependentes de baterias pesadas, caras e que demoram infinidades a carregar.
O motor MDI utiliza botijas de ar comprimido como fonte de energia. Pode demorar tão pouco como um par de minutos a carregá-las, e estas conferem-lhe uma autonomia na ordem das três centenas de quilómetros.
Carros com esta tecnologia estão em fase de licenciamento e produção em vários países do globo, desde a França ao Brasil. Espera-se que a sua implantação no mercado permita, finalmente, minorar a dependência que a nossa civilização tem actualmente dos combustíveis fósseis e poluentes.
Referências:
http://www.motormdi.com
Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=62&print=1