Bem-vind@ Visitante!
Administradores
🔍
Close ×
Bem-vind@ Visitante!
Administradores Login
Tópicos
Alimentação
Ambiente
Animais
Centro Vegetariano
Diversos
Saúde
Páginas
Vegetarianismo
Receitas
Anúncios
Loja Vegetariana
Fórum
Galeria
Literatura
Destaque
Deixar comentários
Regras do fórum
Novidades por e-mail
☰
Mensagem
Remetente
Nome
:
:
Mensagem
Assunto:
Mensagem:
anasoares escreveu: > Olá > > Parabéns pela tua decisão! Persiste, segue o teu correcto caminho e não > vaciles; nada de desistir! ;) > Eu sou vegetariana há 7 anos e foi a melhor decisão da minha vida. > > Há muitas abordagens que se podem fazer a esse "problema" de facto. Talvez > lhes possas perguntar porque não são eles vegetarianos, a ver se te dão > alguma razão válida. Palidez e fraqueza não vale! :D Essa já está > ultrapassada há que séculos! Gostar de carne também não é razão porque não > a apreciam de certeza sem condimentos nem cozedura como fazemos com os > deliciosos vegetais! Não gostam de carne, gostam do paladar que lhe põem e > isso podemos pôr em tudo! > Depende também das razões pelas quais te tornaste vegetariana: se foi pelos > animais, pela saúde ou por outras razões espirituais. > Podes tentar fazer entender que os animais sentem, em primeiro lugar. > Parece impossível, mas a maioria das pessoas está tão imensamente > dessensibilizada que não tem noção de que um cão é igual a uma vaca que é > igual a uma carpa que é igual a um humano e que SOFRE e tem emoções. Essa > ligação não entra na cabeça das pessoas facilmente. > Dizem que uma imagem vale mais do que mil palavras e o que realmente me fez > decidir foi ver imagens do que se passa dentro dos matadouros e até os > animais lá chegarem desde que nascem. Nunca esquecerei. E videos. Podes > tentar essa via, mas muita gente simplesmente faz de conta que os animais > não-humanos não sentem como os humanos e ignora o sofrimento. Não aceita > que é um holocausto diário de sofrimento atroz para mães, bebés, adultos, > jovens, todos. Nunca aceitariam se se tratassem de humanos como aconteceu > na II Guerra. > Será que uma pessoa que tenha um pingo de humanidade continuará a dizer que > é legítimo fazer aquilo aos animais "só" para os comer, só por um capricho > do paladar quando a Terra nos dá alimentos tão deliciosos e nutritivos? > Eu acho que a grande questão está em divulgar em massa essas condições; é a > minha opinião. Penso que foi Paul Maccartney que disse que "se os > matadouros tivessem paredes de vidro, todos seríamos vegetarianos", só que > essa brutal relalidade está muito bem escondida e por alguma razão é. > Depois podes tentar explicar que há mais de 30 mil vegetarianos só no nosso > pequeno Portugal e são perfeitamente saudáveis, activos, lindos e > bem-dispostos! :) E que as grandes doenças que assolam a nossa sociedade > advêm principalmente de maus hábitos alimentares não-vegetarianos: o > colesterol, a obesidade, a diabetes, as doenças do coração, os AVC, o > cancro e tantas outras. Hoje em dia praticamente todos os médicos são > unânimes em relação à necessidade de reduzir o consumo de carne (vermelha, > pelo menos). Porquê? Porque faz mal, simplesmente. E não vão mais longe uns > por desconhecimento (nas faculdades de medicina não há formação acerca de > vegetarianismo), outros porque os interesses económicos à volta da carne e > exploração dos animais são poderosíssimos. > E se te perguntarem e o peixe? O peixe é um animal senciente, tem sistema > nervoso e ninguém deve gostar de ter um anzol espetado brutalmente na > garganta e/ou morrer em aflição absoluta em asfixia. > E as plantas? (quem te perguntar isto não sabe nadinha de Biologia, mas cá > vai: as plantas não têm sistema nervoso, não gritam, não têm mãe, não têm > rosto, não têm um coração a bater, não têm olhos suplicantes e sofredores. > De toda a ciência que sabemos hoje, nada ainda nos indica que as plantas > temam pela vida e desejem fugir da morte. > Também há o ponto de vista fisiológico: na classificação científica de > Linaeus, nós pertencemos à Ordem dos primatas e não dos carnívoros, como um > tigre, por exemplo. Os nossos dentes são achatados destinados aos vegetais > e não a rasgar carne. > E claro, o ponto de vista ambiental. Por exemplo, o gado nos Estados Unidos > consome cereais e feijão de soja suficiente para alimentar mais de 5 vezes > toda a população do país. Por que não ir directamente à fonte, à terra, que > nos dá tudo o que precisamos em vez de estar a criar animais que mesmo que > fossem bem tratados não nos pertencem para que lhes tiremos a liberdade e a > vida? > Um campo de pastagem de 4 mil metros quadrados produz cerca de 75 Kg de > carne; a mesma área produz 9000 kg de batatas. Se só os americanos > reduzissem o consumo de carne em 10% poupariam 12 milhões de toneladas de > cereais por ano que podiam alimentar 60 milhões de pessoas por ano. > Em relação aos ovos e ao leite, por favor lê aqui: > http://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?message_id=3107 > Sinceramente eu não tive praticamente resistência nenhuma dos amigos nem > família, tive muita sorte e também ninguém em convenceu a ser vegetariana, > nem sequer conhecia vegetarianos. Foi tudo fruto da minha vontade e > pesquisa. > Há quem ache que se deve ir pelo lado positivo dos benefícios para a saúde > e ambiente e também acho muito bem, mas sinceramente penso que a esmagadora > maioria das pessoas que come animais simplesmente não sabe (e algumas > resistem imenso ou não querem mesmo saber) do que se passa, tal como grande > parte de nós antes de sermos vegetarianos. > Uma vez divulgada essa realidade, as atrocidades, a crueldade extrema, de > facto só quem não tiver absolutamente nenhuma réstia de humanidade dentro > de si não tentará minorar esse sofrimento simplesmente começando a comer de > forma mais saudável, extremamente mais variada, prevenindo doenças, > sentindo mais energia e vitalidade, melhor disposição, descobrindo todo um > novo mundo de paladares. > Mesmo que não consiga chegar ao raciocínio de que nós e eles somos ambos > animais, apenas com um aspecto físico diferente. > > Aconselho-te um livro muito bom: Libertação Animal de Peter Singer. > > Analisa estes artigos: > http://www.centrovegetariano.org/Article-371-Trinta%2Braz%25F5es%2Bpara%2Bser%2Bvegetariano.html > > http://www.centrovegetariano.org/Article-375-Homin%25EDdeos%2Bvegetarianos.html > http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=376 > > E estes sites: > http://www.seja-vegetariano.org/ > > http://www.peta.org/issues/animals-used-for-food/meat-wastes-natural-resources.aspx > > Não desistas pelos animais, pela saúde de todos! > Qualquer dúvida, pergunta. :) >
Por questões de segurança, p.f. escreva o que lê na imagem: