Bem-vind@ Visitante!
Administradores
🔍
Close ×
Bem-vind@ Visitante!
Administradores Login
Tópicos
Alimentação
Ambiente
Animais
Centro Vegetariano
Diversos
Saúde
Páginas
Vegetarianismo
Receitas
Anúncios
Loja Vegetariana
Fórum
Galeria
Literatura
Destaque
Deixar comentários
Regras do fórum
Novidades por e-mail
☰
Mensagem
Remetente
Nome
:
:
Mensagem
Assunto:
Mensagem:
> Bom dia. > Serei submetida a técnica de capella, sou Ovo-Lacto-vegetariana há 3 anos, > e o cheiro de carne crua me faz vomitar, eles me alertaram que eu DEVO > comer carnes vermelhas... E entre comer carnes, eu opto por tomar > injetáveis... > Gostaria de obter algumas informações sobre como devo buscar certas > vitaminas... > Vocês podem indicar algum nutricionista para que eu possa efetivamente > fazer um acompanhamento ? > Conhecem caso de sucesso de obesos vegetarianos submetido a Capella? > > Att Isabela Gayno > isagayno@hotmail.com > > Anose escreveu: > > Olá Zélia! > > Antes de mais, muito obrigada pelo teu comentário. > > Começo por dizer que muitas vezes os médicos ou os nutricionistas quase > > nunca referem produtos vegetarianos alternativos aos de origem animal, > > simplesmente por desconhecimento de causa. Incompreensívelmente, não faz > > parte da sua formação académica essa formação em alimentação > vegetariana/ > > vegana... os poucos que têm o cuidado de informar adequadamente os > doentes > > informaram-se ou formaram-se por si próprios. E, de facto, só tenho a > > lamentar. Não sendo eu médica, ou nutricionista, nem dietista, trabalhei > > num serviço hospitalar onde fazia o acompanhamento psicoterapeutico dos > > candidatos a cirurgia bariátrica, portanto, pessoas com obesidade > mórbida, > > e integrei, como é desejável, uma equipa multidisciplinar. Devo dizer, > que > > para meu espanto, nenhum dos restantes profissionais tinha conhecimentos > > de seitan, da soja, do tofu, desses alimentos, que no fundo são tão > > básicos. Apenas pela minha influência e insistência, começaram a > > introduzir alternativas vegetarianas (sim, porque a população em geral > > desconhece grandemente que de facto há outros produtos saudáveis que > podem > > consumir e utilizar no seu dia-a-dia, mesmo não querendo seguir um > regime > > vegetariano, como substituir lacticíneos, etc.). Da minha experiência, > os > > doentes só tiveram a ganhar, o que aliás se reflectiam quando eles > vinham > > mostrar os resultados das análises e as melhorias eram realmente > notórias > > e significativas. > > Segundo aspecto, podes perfeitamente grelhar tofu, seitan, salsichas > > vegetarianas, hamburgueres, vegetais, e tudo o mais que queiras! E cozer > e > > assar no forno com quase ou nenhuma gordura, sem que percas a riqueza do > > sabor! É uma questão de usares a imaginação e de ires dando aqui uma > > olhadela às receitas publicadas no Centro Vegetariano porque sempre > vamos > > acrescentando novidades. > > Outra coisa, enquanto as carnes e o peixe e seus derivados, têm já de si > > gordura (mesmo que não seja aquela mais visível), têm também colesterol > > (ex.: nos ovos, leite de vaca ou cabra, queijos, chocolate, as > margarinas) > > que é o que se relaciona mais directamente com os problemas de saúde que > > referiste. O colesterol pura e simplemente não existe na fruta, nos > > legumes, nem nos cereais... à partida as natas vegetarianas, e esses > > outros produtos que referes, se não tiverem 0%, têm uma percentagem > > irrisória e saliento, do "bom colesterol" (como também, por ex.: o > azeite, > > óleo de milho, óleo de amendoim, sementes de girassol, frutos secos, > etc.). > > Podes, também optar por outros óleos mais saudáveis como o de linhaça ou > de > > canola! Certamente, que após um período a fazeres este tipo de > alimentação, > > vais obter excelentes resultados, e da próxima vez que fores ao médico, > ele > > concerteza vai ficar agradavelmente surpreendido :) > > Há ainda que ter em conta que só beneficiarias em utilizar as massas e o > > arroz integral e deixares de lado os açúcares e farinhas refinados. Se > > optares pelas versões que não passam por esse processo, além de > usufruires > > de todos os nutrientes e vitaminas, ficas saciada mais rapidamente o que > te > > leva a consumires menor quantidade de comida. Feitas as contas ao final > do > > mês, começas a notar as diferenças! Ah, e nunca é demais salientar os > > aspectos positivos de uma bela sopa, à qual nem sequer precisas > adicionar > > nenhuma gordura, e a fazê-lo, opta pelo azeite, e fá-lo quando já > tiveres > > desligado o fogão para que as altas temperaturas não alterem as boas > > propriedades desta gordura saudável! > > É de louvar a tua iniciativa de voltares a abraçar o regime vegetariano, > e > > no fundo, é tudo uma questão de te habituares e de investigares, e > > experimentares, sem medo! Força Zélia! > > Felicidades nesse teu novo caminho! > > (Por: Ola)
Por questões de segurança, p.f. escreva o que lê na imagem: