Olá a todos,
Gostaria de saber se já sofreram algum tipo de preconceito relativo ao facto de serem vegetarianos, é que cada vez mais acho que tudo o que é diferente do habitual, do dito normal, assusta as pessoas e leva-as ao criticar negativamente o que é diferente
Preconceitos é o k não falta por aí. Há de tudo: em relação à cor da pele, à altura, ao peso, à roupa que se usa, à pronuncia, à localização geográfica (de nascimento, de residência, etc...), à profissão. Agora, uma coisa é certa: se nos sentimos bem connosco mesmos, se pugnamos pelos principios morais, devemos continuar nem que haja uma legião de mentecaptos à nossa frente.
Força!
Vegcooker escreveu:
> Olá a todos,
> Gostaria de saber se já sofreram algum tipo de preconceito relativo ao
> facto de serem vegetarianos, é que cada vez mais acho que tudo o que é
> diferente do habitual, do dito normal, assusta as pessoas e leva-as ao
> criticar negativamente o que é diferente
Olá
Eu já senti isso, especialmente em relação a pessoas que conheço de novo, não tanto com amigos já antigos.
O que faço é simplesmente deixar as pessoas conhecerem-me primeiro, simpatizarem comigo, conviverem, e só depois ir falando dos meus hábitos alimentares. Assim já é mais difícil descartarem-nos com um rótulo, uma vez que já nos conhecem e até gostam de estar connosco. Quando me tornei vegetariana, tinha tanto orgulho que queria dizer ao mundo e disse a um grupo de pessoas que tinha acabado de conhecer. Todos me rotularam e descartaram completamente. Gente assim não interessa a ninguém.
Olá a todos,
acima de tudo penso que é uma questão de estarmos bem connosco e isso notar-se-à.
De resto, com os novos conhecimentos que vamos adquirindo vamos "conquistando" as pessoas. Isto é, se eu sei que este alimento faz mal por isto, isto e isto, e que o substituo por outro porque é melhor porque isto, isto e isto, as pessoas ouvem e ficam curiosas.
No meu caso, estando neste "mundo" à pouco tempo, é o que tenho sentido.
Por exemplo, já "conquistamos" algumas pessoas com a fruta biológica, certo? Quando a provam e vêem como é diferente e melhor, "acreditam" em nós. Temos de ir descobrindo formas de desbloquear as mentes. Por exemplo levei os meus pais e irmãos a um restaurante vegetariano e eles lá pensaram "hum, come-se bem, não se morre à fome..." e já vão alterando alguns hábitos.
De qualquer forma, se de facto é um grupo novo de pessoas não referimos logo claro, estou de acordo. Pode ser que alguém até diga alguma coisa acerca do assunto ;D
Outra forma é ir realizando actividades "normais" como por exemplo faz a Secção de Desporto e Aventura (SDA), ao participar em eventos de Atletismo/outros. Aí se vê a nossa saúde. Até já ouvi falar num atleta da SDA que sentiu que tinha outros atrás de si que não o conseguiram alcançar! Ou seja, terminaram a prova a tentar chegar aquele que tinha uma t-shirt que dizia "Centro Vegetariano"!
Sem dúvida VegCooker, apesar de eu não ser vegetariano sinto que existe o preconceito relativamente aos mesmos. Comentários como "o saudalvelzinho ; irás morrer cheio de saúde...." são frequentes em tom de brincadeira, mas que não deixam esconder a maneira como ainda pensa a nossa sociedade.
(Por: CoolZen)
Felizmente no meu local de trabalho as pessoas nem me chateam muito com isto de ser vegetariana. Até sinto que muita gente nesse local tenta ser compreensiva comigo, mesmo que por dentro estejam a pensar que sou uma parvalhona lol Na verdade, quando chega a hora de fazer jantares de grupo/ natal/ etc eles até têm a dignidade de escolher locais e/ou menus com comida vegetariana só por causa de mim :)
Porém, noutros locais já me senti bastante discriminada, nomeadamente quando andava na faculdade. Perguntei-me muitas vezes como é que pessoas na universidade, que à partida deveriam de ter uma mentalidade mais aberta e serem mais sensíveis à crueldade, na verdade eram uns retrógados. Cheguei a ser excluída de grupos de trabalho por causa disso! E certas pessoas, que começavam discussões comigo sobre vegetarianismo, estavam constantemente a acusar-me de ser eu a começar as discussões e de ser impossível de aturar lol
E já encontraste empregados de restaurantes que te olharam com asco depois de lhes explicares que não querias comer carne? lolada eu já e irrita-me muito, especialmente quando tento ser a pessoa mais civilizada e educada à face da Terra (já para ninguém ter por onde pegar que sou chata ou sei lá mais o quê...).
E médicos histéricos que te querem impingir toneladas de suplementos só por teres uma dieta vegetariana? e que falam contigo como se fosses morrer? Também já apanhei disso.
O que vale é que eu lembro-me destes episódios (excluíndo os da faculdade que me magoaram bastante) e rio-me. Ao inicío ainda tentava explicar muito bem a questão do vegetarianismo às pessoas que estavam completamente enganadas ou cépticas, numa tentativa de as "evangelizar", mas agora, quando abordada sobre isso, só dou a informação q.b. e espero que não me chateiem muito que a vida é curta e eu tenho mais com que me preocupar.
Já senti o preconceito da familia, uando quiz ser vegetariano, acabei por desistir, cansei-me de guerras. Mas agora vou ser vegetariano, mesmo que haja guerras, mas eu não vou entrar em discussões, sigo apenas o caminho.
(Por: Pedro)
Ainda me lembro do meu primeiro Natal depois de decidir ser vegetariano, com toda a familia reunida para a grande bacalhoada. Eu obviamente não comi bacalhau, comi apenas os legumes sob o olhar incrédulo e recriminatório de todos os presentes. Aos olhos dos mais conservadores tratava-se de um sacrilégio, uma violação das mais ancestrais e respeitáveis tradições familiares. A força e a convicção da minha escolha não me fez recuar nem um milimetro. Sempre pensei que deveria ser eu a força transformativa, a inspiração para que os outros evoluam de igual modo, e não o contrário. (sem qualquer tipo de presunção, respeitando sempre a natureza de cada um)
Hoje, a minha companheira é vegetariana, o meu pai é vegetariano e a minha mãe só come peixe, mas há-de lá chegar. Sempre que vou a casa de familiares, naquele dia fazem um prato vegetariano para todos, excepto no Natal claro, e todos gostam. Um dia todos serão vegetarianos...
> Já senti o preconceito da familia, uando quiz ser vegetariano, acabei por
> desistir, cansei-me de guerras. Mas agora vou ser vegetariano, mesmo que
> haja guerras, mas eu não vou entrar em discussões, sigo apenas o caminho.
> (Por: Pedro)
Preconceito
Olá a todos,
[Por: Vegcooker @ 2010-12-16, 11:07 | Responder | Imprimir ]Gostaria de saber se já sofreram algum tipo de preconceito relativo ao facto de serem vegetarianos, é que cada vez mais acho que tudo o que é diferente do habitual, do dito normal, assusta as pessoas e leva-as ao criticar negativamente o que é diferente
Categoria: Diversos
Re: Preconceito
Bom dia:
[Por: @ 2010-12-16, 11:42 | Responder | Imprimir ]Preconceitos é o k não falta por aí. Há de tudo: em relação à cor da pele, à altura, ao peso, à roupa que se usa, à pronuncia, à localização geográfica (de nascimento, de residência, etc...), à profissão. Agora, uma coisa é certa: se nos sentimos bem connosco mesmos, se pugnamos pelos principios morais, devemos continuar nem que haja uma legião de mentecaptos à nossa frente.
Força!
Vegcooker escreveu:
> Olá a todos,
> Gostaria de saber se já sofreram algum tipo de preconceito relativo ao
> facto de serem vegetarianos, é que cada vez mais acho que tudo o que é
> diferente do habitual, do dito normal, assusta as pessoas e leva-as ao
> criticar negativamente o que é diferente
(Por: Ricardo Fernandes)
Olá
[Por: anasoares @ 2010-12-16, 13:01 | Responder | Imprimir ]Eu já senti isso, especialmente em relação a pessoas que conheço de novo, não tanto com amigos já antigos.
O que faço é simplesmente deixar as pessoas conhecerem-me primeiro, simpatizarem comigo, conviverem, e só depois ir falando dos meus hábitos alimentares. Assim já é mais difícil descartarem-nos com um rótulo, uma vez que já nos conhecem e até gostam de estar connosco. Quando me tornei vegetariana, tinha tanto orgulho que queria dizer ao mundo e disse a um grupo de pessoas que tinha acabado de conhecer. Todos me rotularam e descartaram completamente. Gente assim não interessa a ninguém.
Olá a todos,
[Por: @ 2010-12-16, 13:15 | Responder | Imprimir ]acima de tudo penso que é uma questão de estarmos bem connosco e isso notar-se-à.
De resto, com os novos conhecimentos que vamos adquirindo vamos "conquistando" as pessoas. Isto é, se eu sei que este alimento faz mal por isto, isto e isto, e que o substituo por outro porque é melhor porque isto, isto e isto, as pessoas ouvem e ficam curiosas.
No meu caso, estando neste "mundo" à pouco tempo, é o que tenho sentido.
Por exemplo, já "conquistamos" algumas pessoas com a fruta biológica, certo? Quando a provam e vêem como é diferente e melhor, "acreditam" em nós. Temos de ir descobrindo formas de desbloquear as mentes. Por exemplo levei os meus pais e irmãos a um restaurante vegetariano e eles lá pensaram "hum, come-se bem, não se morre à fome..." e já vão alterando alguns hábitos.
De qualquer forma, se de facto é um grupo novo de pessoas não referimos logo claro, estou de acordo. Pode ser que alguém até diga alguma coisa acerca do assunto ;D
Outra forma é ir realizando actividades "normais" como por exemplo faz a Secção de Desporto e Aventura (SDA), ao participar em eventos de Atletismo/outros. Aí se vê a nossa saúde. Até já ouvi falar num atleta da SDA que sentiu que tinha outros atrás de si que não o conseguiram alcançar! Ou seja, terminaram a prova a tentar chegar aquele que tinha uma t-shirt que dizia "Centro Vegetariano"!
Não é "delicioso"?? ;D
(Por: Nuno Caetano)
Sem dúvida VegCooker, apesar de eu não ser vegetariano sinto que existe o preconceito relativamente aos mesmos. Comentários como "o saudalvelzinho ; irás morrer cheio de saúde...." são frequentes em tom de brincadeira, mas que não deixam esconder a maneira como ainda pensa a nossa sociedade.
[Por: @ 2010-12-16, 18:35 | Responder | Imprimir ](Por: CoolZen)
Olá!
[Por: @ 2010-12-17, 00:21 | Responder | Imprimir ]Felizmente no meu local de trabalho as pessoas nem me chateam muito com isto de ser vegetariana. Até sinto que muita gente nesse local tenta ser compreensiva comigo, mesmo que por dentro estejam a pensar que sou uma parvalhona lol Na verdade, quando chega a hora de fazer jantares de grupo/ natal/ etc eles até têm a dignidade de escolher locais e/ou menus com comida vegetariana só por causa de mim :)
Porém, noutros locais já me senti bastante discriminada, nomeadamente quando andava na faculdade. Perguntei-me muitas vezes como é que pessoas na universidade, que à partida deveriam de ter uma mentalidade mais aberta e serem mais sensíveis à crueldade, na verdade eram uns retrógados. Cheguei a ser excluída de grupos de trabalho por causa disso! E certas pessoas, que começavam discussões comigo sobre vegetarianismo, estavam constantemente a acusar-me de ser eu a começar as discussões e de ser impossível de aturar lol
E já encontraste empregados de restaurantes que te olharam com asco depois de lhes explicares que não querias comer carne? lolada eu já e irrita-me muito, especialmente quando tento ser a pessoa mais civilizada e educada à face da Terra (já para ninguém ter por onde pegar que sou chata ou sei lá mais o quê...).
E médicos histéricos que te querem impingir toneladas de suplementos só por teres uma dieta vegetariana? e que falam contigo como se fosses morrer? Também já apanhei disso.
O que vale é que eu lembro-me destes episódios (excluíndo os da faculdade que me magoaram bastante) e rio-me. Ao inicío ainda tentava explicar muito bem a questão do vegetarianismo às pessoas que estavam completamente enganadas ou cépticas, numa tentativa de as "evangelizar", mas agora, quando abordada sobre isso, só dou a informação q.b. e espero que não me chateiem muito que a vida é curta e eu tenho mais com que me preocupar.
Boa sorte a aturar pessoas menos simpáticas.
Beijinhos.
Liliana
(Por: Liliana)
É assim mesmo: "só dou a informação q.b. e espero que não me
[Por: @ 2010-12-17, 00:46 | Responder | Imprimir ]chateiem muito que a vida é curta e eu tenho mais com que me preocupar."
;D
(Por: Nuno Caetano)
Já senti o preconceito da familia, uando quiz ser vegetariano, acabei por desistir, cansei-me de guerras. Mas agora vou ser vegetariano, mesmo que haja guerras, mas eu não vou entrar em discussões, sigo apenas o caminho.
[Por: @ 2011-01-11, 21:05 | Responder | Imprimir ](Por: Pedro)
Ainda me lembro do meu primeiro Natal depois de decidir ser vegetariano, com toda a familia reunida para a grande bacalhoada. Eu obviamente não comi bacalhau, comi apenas os legumes sob o olhar incrédulo e recriminatório de todos os presentes. Aos olhos dos mais conservadores tratava-se de um sacrilégio, uma violação das mais ancestrais e respeitáveis tradições familiares. A força e a convicção da minha escolha não me fez recuar nem um milimetro. Sempre pensei que deveria ser eu a força transformativa, a inspiração para que os outros evoluam de igual modo, e não o contrário. (sem qualquer tipo de presunção, respeitando sempre a natureza de cada um)
[Por: gnanaatman @ 2011-01-12, 13:02 | Responder | Imprimir ]Hoje, a minha companheira é vegetariana, o meu pai é vegetariano e a minha mãe só come peixe, mas há-de lá chegar. Sempre que vou a casa de familiares, naquele dia fazem um prato vegetariano para todos, excepto no Natal claro, e todos gostam. Um dia todos serão vegetarianos...
> Já senti o preconceito da familia, uando quiz ser vegetariano, acabei por
> desistir, cansei-me de guerras. Mas agora vou ser vegetariano, mesmo que
> haja guerras, mas eu não vou entrar em discussões, sigo apenas o caminho.
> (Por: Pedro)