Outro dia estive a pesquisar acerca de santuários para animais e descobri que a ANIMAL, pelo menos em tempos, pensava organizar-se para a construção do primeiro em Portugal. Sei que é preciso muito investimento e vontade para tal. Será que parte do dinheiro usado em compras aqui não poderiam também contribuir para um projecto desses?
Seria muito importante poder salvar e acolher as vítimas da indústria.
Obrigada pela atenção
Actualmente parte do lucro das vendas da loja online do Centro Vegetariano é aplicado na oferta de ração e de esterilizações a associações com animais abandonados. Outra parte serve para custos de funcionamento do projecto e divulgação do vegetarianismo, por exemplo impressão de folhetos e da Revista Vegetariana. No futuro, se as vendas aumentarem pode ser possível contribuir para mais causas de apoio ao vegetarianismo e ao bem-estar animal.
Envia o teu testemunho: vê aqui como-- http://www.centrovegetariano.org/index.php?page_id=11
Estou neste momento a frequentar o 12º ano de escolaridade no curso de ciências e tecnologias e gostaria de pedir um conselho quanto à escolha a tomar no futuro. Por enquanto a minha média do 10º e do 11º anos ronda os 18, mas não tive a disciplina de Biologia.
Gostaria de optar por algo que tenha em conta o respeito pelo planeta e todos os seres que nele residem. Ajudem-se por favor. Obrigada :)
Por favor esclarece se o que tu pretende e tirar um curso em que possa activamente fazer algo pelo planeta i seres que nele residem, ou antes evitar um curso cujas saidas profissionais envolvem normalmente actividades com as quais tu pode nao concordar.
Sao necessarias pessoas sensibilizadas para a problematica do ambiente em todas as areas. Se todos aqueles que se preocupam com o ambiente evitassem engenharia civil por exemplo, haveria no futuro menos sensibilidade para questoes ecologicas nessa industria. Se todos os que se opoem a experimentassao animal evitarem investigassao cientifica, havera menos oposissao dentro dessa area.
A melhor forsa de mudansa e de facto a que vem de dentro, seja de uma empresa ou de um subsector de actividade.
E bom saber que ha ambientalistas i vegetarianos nas mais diversas profissoes incluindo chefes de governo.
Existe crescente espasso ou pelo menos nichos dentro da grande maioria dos subsectores de actividade que permitem mantermo-nos fieis aos nossos principios eticos.
Muitas vezes os nossos criterios restrictos sao mesmo uma vantagem. Veja-se o caso do sucesso de designers de roupa i acessorios sem produtos animais.
Eis um excelente exemplo da variedade de servissos que beneficiam do facto de terem a preferencia dos vegetarianos.
http://www.veggies.org.uk/acd/groups/trading.htm
Será que o centro vegetariano poderia ter alguma influência na adaptação das ementas nas cantinas escolares para estudantes vegetarianos/veganos? É que almoçar fora do recinto escolar sai muito mais dispendioso e há alunos que não têm possibilidade de almoçar em casa. Penso que seria um grande passo para alterar o consumo dos adultos do futuro.
Os pais podem solicitar aos responsáveis da escola, e caso estes não se mostrem muito acessíveis, à Direcção Regional de Educação da sua área, pedindo que o seu filho por ser vegetariano possa ter acesso a um prato alternativo.
Muitas vezes isto resulta. Embora claro, isto não altera os outros pratos, apenas permite a alternativa a quem a solicita.
Conseguir essas alterações é uma coisa que leva muito tempo e para passar a ser obrigatório em todas as escolas era necessário que fosse aprovado no Parlamento. Daí que também o nosso voto é importante, pois há partidos mais sensíveis a estes temas do que outros.
O CV é uma associação que trabalha com voluntários, logo fazemos o nosso possível para promover o vegetarianismo mas nem sempre é possível chegarmos a todo o lado. Uma outra boa forma de promovermos o vegetarianismo diariamente é como consumidores/clientes atentos.
Se a tua cantina não tem opção vegetariana, podes sugerir-lhes tu que incluam no menu algo que tu e outros vegetarianos possam comer.
Entretanto, sempre podes fazer e levar de casa as tuas próprias refeições vegetarianas para não gastares dinheiro com refeições fora de casa.
No site do Cv podes encontrar muitas receitas que podes experimentar e adaptar ao teu gosto.
Se, entretanto, vês algum produto à venda de que gostes mas que não seja vegetariano, podes anotar os ingredientes e ir experimentando a receita em casa até conseguires um resultado satisfatório.
Ser vegetariano abre-nos um novo mundo de experiências e coisas por descobrir, basta propormo-nos a isso.
A mudança começa em nós mesmos e então, a partir daí, as coisas começam a mudar à nossa volta.
(Por: )
De facto, uma opção vegetariana nas cantinas das escolas seria um grande progresso e até incentivo ao vegetarianismo. Nos arredores da minha escola não existem restaurantes vegetarianos e ter de fazer comida de manhã para levar para o nosso almoço todos os dias torna-se um pouco cansativo. Esperamos que com a expensão do vegetarianismo, um dia consigamos uma igualdade na alimentção em relação aos omnívoros.
(Por: AnaFilipa)
Boa tarde!
Apesar de ainda consumir carne e peixe, de futuro, pretendo tornar-me vegana. Por isso gostaria de perguntar se seria possível alguém dar-me uma receita daquele bolo da All Bran de fruta e fibra com sultanas? É que eu adoro esse bolo, mas de futuro não o poderei consumir pois apesar de apto para ovolactovegetarianos, contém leite. Assim poderia eu própria confeccioná-lo e não haveria qualquer crueldade para com os animais.
Obrigada
Olá,
Podes ver os ingredientes que esse bolinho leva e fazê-lo recorrendo ao leite de soja, de aveia, ou de arroz e, em substituição dos ovos podes usar maisena, ou tofu esmagado, ou óleo vegetal ou banana e, em substituição do açúcar branco, usares açúcar não refinado (amarelo ou mascavado), ou geleia de milho ou de arroz.
Os veganos fazem receitas deliciosas sem recorrer a produtos de origem animal e não testados em animais.
Primeiros passos no vegetarianismo:
http://www.centrovegetariano.org/Article-69-Como%2Bentrar%2Bno%2Bvegetarianismo%2B%252F%2Bveganismo.html
Podes ver como adapatar receitas aqui:
http://www.centrovegetariano.org/Article-13-Adaptar%2Breceitas%2Bde%2Bbolos.html
(Por: Sónia cruz)
> Olá,
>
> Podes ver os ingredientes que esse bolinho leva e fazê-lo recorrendo ao
> leite de soja, de aveia, ou de arroz e, em substituição dos ovos podes usar
> maisena, ou tofu esmagado, ou óleo vegetal ou banana e, em substituição do
> açúcar branco, usares açúcar não refinado (amarelo ou mascavado), ou geleia
> de milho ou de arroz.
>
> Os veganos fazem receitas deliciosas sem recorrer a produtos de origem
> animal e não testados em animais.
>
> Primeiros passos no vegetarianismo:
>
> http://www.centrovegetariano.org/Article-69-Como%2Bentrar%2Bno%2Bvegetarianismo%2B%252F%2Bveganismo.html
>
> Podes ver como adapatar receitas aqui:
>
> http://www.centrovegetariano.org/Article-13-Adaptar%2Breceitas%2Bde%2Bbolos.html
> (Por: Sónia cruz)
O problema é que não sei as quatidades e proporções dos ingredientes. Por isso perguntava se alguém saberia alguma receita... Até pode ser com os ingredientes originais que depois a substituição dos de origem animal por outros de origem vegetal é simples.
Antes de mais, quero agradecer a todas as pessoas que puderam responder ao meu Inquérito. Foi uma atitude da qual não esquecerei e graças a isso consegui concluir o meu trabalho.
Para aqueles que só agora viram a mensagem anterior, tenho pena que já tenha concluído a realização dos resultados, senão seria com muito gosto contar com a vossa participação também.
Muito obrigada. O Centro Vegetariano foi uma grande ajuda para connosco, alunos de Área de Projecto.
Um abraço a todos,
Marina Jorge.
Olá.
Para concluir o meu trabalho de Área de Projecto relativo ao Vegetarianismo, gostaria que quem poder, responda a um Inquérito rápido. Por isso, não sei como hei-de colocá-lo aqui.
Deste modo, deixo o meu email e, caso possam ajudar-me, mandem uma mensagem que logo eu reencaminho com o Inquérito em anexo. Podem responder logo lá.
Se poderem colaborar, agradeço! Depois mostro os resultados.
Obrigada.
marinarjorge@gmail.com
(Por: Marina)
Boa noite,
Venho deixar aqui o meu agradecimento pela preciosa informação que tenho obtido através do vosso site.
Desde à cerca de um semana atrás que eu e a minha mulher temos vindo a fazer uma transição para uma uma alimentação mais saudável. Depois de um jantar aqui em casa com um amigo que é vegan há já alguns anos, propusemos-nos a fazer uma mudança progressiva nos hábitos alimentares.
Não sei se chegaremos ao ponto de nos tornar-mos efectivamente vegetarianos, mas estamos no bom caminho, confesso que tínhamos alguns receios em relação a carências alimentares devido a um dieta estritamente vegetariana mas pelo que temos pesquisado e conversado, ficámos descansados.
Ontem fiz uma receita deliciosa de "Millet estufado com wakamé e pleurotus". E acho que pela variedade de legumes, condimentos e algas que se pode usufruir não nos vamos "enjoar" de legumes, ;). Além disso adoramos cozinhar.
O meu pai conseguiu evitar durante 8 anos fazer diálise, numa altura em que pouco mais havia à venda nas lojas da especialidade que algas e soja desidratada, seguindo uma dieta macrobiótica.
Vamos continuar sem pressas e esta fase inicial, se tiverem conselhos para nos dar agradecemos desde já.
Obrigado por tudo, abraços.
Nuno e Rute.
Muito obrigada pelas simpáticas palavras de incentivo ao nosso trabalho.
E votos de uma boa caminhada em direcção ao vegetarianismo, vão ver que é fácil e natural a transição.
moro em sao paulo capital, no brasil, onde posso comprar nozes de saponaria e em geral quanto custa.
não consigo localizar nenhuma loja pela internet.
podem me ajudar?
moro na zona norte de sao paulo capital
Julgo que este produto não existe ainda no Brasil. As nozes são um produto originário da Índia e Nepal, e provavelmente a sua entrada na alfândega brasileira pode ser complicada.
Dr. Marcel Benedetti, veterinário, vegetariano, autor de livros espiritas sobre animais.
Repassando:
[Por: 0 @ 2010-02-02, 12:24 | Responder | Imprimir ]Dr. Marcel Benedetti, veterinário, vegetariano, autor de livros espiritas sobre animais.
Uma perda a mais aqui na terra, hoje ele faleceu 01/02/2010, deixou no entanto ensinamentos de compaixão e respeito pelos animais. O primeiro e único livro que tive o prazer de ler foi: Todos os animais merecem o céu> Mas gostaria imensamente de ler todos os livros deste magnifico ser humano de quem passei a ser grande admiradora.
Categoria: Centro Vegetariano