Fórum do Centro Vegetariano
Bem-vind@ Visitante! Administradores

Bem-vind@ Visitante! 
Administradores Login Tópicos
AlimentaçãoAmbienteAnimaisCentro VegetarianoDiversosSaúde
Páginas
Destaque
Pensos ecológicos

Boa tarde, gostaria de saber se esses pensos ecológicos têm alguma pelicula de plástico que impeça de sujar a roupa?
Obrigada.
Lúcia.

[Por: 0 @ 2009-02-13, 12:57 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Diversos

Re: Pensos ecológicos

Existem vários tipos de pensos ecológicos, alguns de pano outros de algodão biológico, tudo depende daqueles a que se refere.
De qualquer modo, todos eles (à excepção dos de pano diários) impedem a roupa de se sujar.

[Por: cris @ 2009-02-13, 19:30 | Responder | Imprimir ]

peço kefir

olá, será que alguém tem kefir que me possa doar, na regiao de santarém/Cartaxo? se tiverem por favor contactem-me para o seguinte mail: accfsantos@gmail.com

[Por: aes00 @ 2009-01-14, 21:03 | Responder | Imprimir ]

produtos de higiene

olá.
Estive a consultar o site em relação a produtos de higiene, mas fiquei um pouco ambivalente em relação ao tipo de champoo e ao dentífrico que deva escolher... qual é o champoo melhor para a caspa e para a queda de cabelo? e dentífricos, quais têm fluor? É que o meu dentista disse que qualquer dent+ifrico é bom, desde que tenha fluor...

[Por: 0 @ 2009-01-02, 10:40 | Responder | Imprimir ]

Re: produtos de higiene

Sds,

O melhor shampoo para vosso caso é o de Alecrim a venda na loja vegetariana do Centro Vegetariano.
A caspa ocorre quando um fungo semelhante à levedura, chamado malassezia, multiplica-se no couro cabeludo.
Esse fungo microscópico, um habitante normal da cabeça de um ser humano saudável, alimenta-se dos óleos gordurosos secretados pelos folículos pilosos no couro cabeludo. Mas, às vezes, por razões ainda desconhecidas, o fungo cresce descontroladamente, causando uma irritação que acelera a troca das células no couro cabeludo.
O shampoo de Alecrim deve ser usado da seguinte forma primeiramente lave o couro cabeludo com uma aplicação de shampoo de alecrim, enxágue e em seguida volte a repetir o processo massageie com os dedos e enxágue novamente, seque os cabelos com uma toalha e de preferência fazer de dia para que o couro cabeludo não fique demasiado húmido.
Há uma receita excelente utilizando além deste shampoo, cortar uma cebola ao meio juntamente com sumo de um limão e bater no liquidificador. Passar esse sumo pelo cabelo antes da lavagem habitual com o shampoo de alecrim.
Obs : não fica cheiro de cebola e nem de limão.
A caspa sai por completo.
Em relação a pasta de dentes, recomendo a pasta de dentes Couto, também a venda na loja do Centro Vegetariano.
Não se esquecendo que a ingestão em excesso de flúor ocasiona Manchas no esmalte dos dentes, osteoporose.
E sua deficiência ocasiona cáries.
Uma boa dica : Cozinhar os alimentos em panelas com Teflon (um polímero que contém flúor) aumenta seu conteúdo de flúor.
A recomendação diária de flúor para um adulto é de 4mg/dia.
A água que bebemos contém flúor, entre outros alimentos.
Se é caso de ser vegetariano / vegano. Flúor na sua dieta não faltará.
CUIDADO COM O EXCESSO.

ABRAÇOS

[Por: 0 @ 2009-01-02, 22:42 | Responder | Imprimir ]

Cabeleireir@ vegan

Olá a todos,
Isto é uma espécie de apelo:
Se conhecerem alguém em Portugal que use produtos veganos de cabeleireiro, agradeço o contacto.
Em Inglaterra e EUA sei que existem salões de cabeleireiro e de estética totalmente veganos. Tenho procurado em Portugal mas não encontrei nada e não quero ir a um cabeleireiro onde se usem produtos que não sejam veganos.

Muito obrigada!

Saudações veganas!

Sofia MB

[Por: 0 @ 2008-12-30, 01:18 | Responder | Imprimir ]

Re: Cabeleireir@ vegan

Alguém conhecerá algum cabeleireiro que trabalhe com produtos da Aveda? Li que são veganos :)
Se conhecerem alguém, por favor avisem!
Obrigada.

Saudações veganas:)
Sofia MB

redpoppy escreveu:
> Olá a todos,
> Isto é uma espécie de apelo:
> Se conhecerem alguém em Portugal que use produtos veganos de cabeleireiro,
> agradeço o contacto.
> Em Inglaterra e EUA sei que existem salões de cabeleireiro e de estética
> totalmente veganos. Tenho procurado em Portugal mas não encontrei nada e
> não quero ir a um cabeleireiro onde se usem produtos que não sejam
> veganos.
>
> Muito obrigada!
>
> Saudações veganas!
>
> Sofia MB

[Por: 0 @ 2009-01-02, 10:10 | Responder | Imprimir ]

COMUNIDADES - ECO VILAS

Bom dia galera!
Sou brasileira e estou a procura de algumas comunidades vegan e cru em Portugal gostaria de visitar o ano que vem algumas comunidades , eco-vilas em Portugal, Espanha e Itália.
POr favor se vocês souberem de alguma pra me indicar vou ficar muito grata..
As vezes essas comunidades sao mts pequenas e nao tem site na internet..
Abraço!
(Por: Mariana)

[Por: @ 2008-10-05, 11:45 | Responder | Imprimir ]

Re: COMUNIDADES - ECO VILAS

olá,

Em http://portugal.ecovillage.org/ligacoes.htm tens contactos de algumas ecoquintas portuguesas. Actualmente creio que só existe uma ecoaldeia - Tamera http://www.tamera.org
Não sei se algumas destas ecoquintas terá uma filosofia cridivorista, mas muitas promovem o vegetarianismo.

[Por: cris @ 2008-10-07, 22:26 | Responder | Imprimir ]

Casa da Horta - Concurso de Ilustração

Concurso de Ilustração

A Casa da Horta vai dedicar o mês de Outubro aos animais e gostava que
desses o teu contributo ilustrando uma história sobre vegetarianismo. A
história que escolhemos para ilustrares conta o dia-a-dia de um menino vegetariano chamado Juvenal Vegetal (ver a história em anexo), e está dividida em 14 páginas. Podes ilustrar cada uma delas ou se preferires podes reduzi-las.
Todas as ilustrações serão expostas na Casa da Horta durante o mês de Outubro.
O concurso destina-se a todas as pessoas que gostem de desenhar e a todas as pessoas que quiserem arriscar descobrir um novo talento!

As melhores ilustrações ganham prémios:
-> cabaz de legumes de agricultura biológica do Raízes - 1º prémio
-> jantar na Casa da Horta - 2º prémio
-> livro de receitas vegetarianas - 3º prémio

Quem quiser participar tem entregar as ilustrações na Casa da Horta até
dia 28 de Setembro ou enviar por correio para Casa da Horta - Associação
cultural, Rua de S. Francisco Nº12-A, 4050-548 Porto (têm que chegar antes
do dia 28).

Os vencedores serão divulgados no dia 31 de Outubro.

Participa!

Juvenal Vegetal

Pág. 1. À hora do almoço, o Juvenal vai almoçar a casa, enquanto os amigos se enfileiram para a cantina da escola.

Pág. 2. Porquê? Queres ver que não sabe comer com faca e garfo?

Pág. 3. Terá medo do bigode da cozinheira da escola?

Pág. 4. Será que os pais são astronautas e lhe dão comida entubada?

Pág. 5. Não, é que ele é vegetariano. Como a barriga dele, também o Juvenal, torce o nariz a carne, ao peixe e aos produtos de origem animal…

Pág. 6. … come vegetais, legumes e produtos de origem vegetal.

Pág. 7. É por isso que há quem lhe chame Juvenal Vegetal.

Pág. 8. Que horror! Mas então só come erva como as vacas…

Pág. 9. … milho como as galinhas…

Pág. 10. … ou cenouras como os coelhos?

Pág. 11. Nada disso, lá em casa cada refeição é uma festa de nomes estrambólicos, cores aperaltadas e uma montanha-russa de sabores:

tofu seitan soja lentilhas quinoa boulgour tamari gomásio

A Mãe contou-lhe: “Toca a comer. Sabes, esta rica paparoca nasce e cresce à força da luz solar. É por isso que pinga luz, frescura e vitalidade. É um prato cheio de sol.”

“Então, posso comer outra fatia de bolo? Se é de Sol, não faz mal!” – perguntou, com um sorriso traquinas. Mas a mãe, matreira, respondeu: “Sendo assim, come uma laranja que é são mais parecida.”

Pág. 12. Depois de lavar os dentes, pega num saco de migalhas para dar aos patos do parque a caminho da escola. Quase deixa as mãos na sua penugem fofa e quase esquece as horas nos seus olhitos arrebitados. Gosta tanto deles que prefere vê-los assim e não assados.

Pág. 13. Quando chega ao recreio, joga à bola com os amigos e todos se admiram por ele correr tão ligeiro, com uma folha de alface ao vento,

mas ele sabe bem como fica leve e cintilante,

Pág. 14. daí correr feliz, sem se importar de não marcar golo.

(Por: )

[Por: @ 2008-09-05, 15:34 | Responder | Imprimir ]

escolas publicas

boa tarde a todos, eu venho por este meio não só falar sobre um tema muito problematico como tb fazer um desabafo.eu e o meu marido somos veganos à 4 anos,temos uma filha de 10 anos que entretanto tem feito em casa uma alimentação vegetariana em casa, mas na escola ainda n se sentia preparada, mas este ano tomou a decisão de n mais praticar na escola a alimentação omnivora, mas foram aí que surgiram os problemas pois não só n é permitido aquecer comida levada de casa como é proíbido comer no refeitorio outro tipo de comida que não seja a da escola! ora isto veio abalar os ideais da minha filha que se sente triste e desmotivada c a situação e nem eu nem o meu marido temos vida para a ir levar e buscar a casa para almoçar.. o que eu gostava de saber é se isto é mesmo como a escola diz, onde está a liberdade? agradeço desde já as respostas. patrícia gouveia

[Por: patriciarg @ 2008-09-16, 20:33 | Responder | Imprimir ]

Re: escolas publicas

Julgo que pode tentar pedir uma autorização especial à Direcção Regional da sua zona. Talvez seja mais fácil eles autorizarem que a escola apresente um prato alternativo do que a criança levar comida exterior à escola.

[Por: cris @ 2008-09-17, 12:43 | Responder | Imprimir ]

Olá,

também pode reclamar para os contactos que a seguir lhe dou, para que, cada vez mais, os nossos governantes estejam atentos para estas situações.

Ministra da Educação:

Maria de Lurdes Rodrigues
Chefe do Gabinete: Maria José Morgado
Morada: Av. 5 de Outubro, 107, 1069-018 Lisboa
Tel.: 217 811 800
Fax: 217 811 835
Correio electrónico: gme@me.gov.pt

Portal do governo:
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/ME/

Presidência da República (página escreva ao Presidente):
http://www.presidencia.pt/?action=3

(Por: Sónia Cruz)

[Por: @ 2008-09-17, 15:16 | Responder | Imprimir ]

muito obrigada pelas respostas :)
trago boas noticias, depois de muito falar na escola obtive ajuda da directora de turma da minha filha, que apesar de não vegetariana, já é uma pessoa sensibilizada para certas causas e que entende perfeitamente os motivos que nos levam a adoptar uma vida vegana/vegetariana. foi então conseguida uma autorização especial para a minha filha poder levar o almoço e almoçar na escola, não no refeitorio mas no buffet. fico então aliviada por esta questão ter sido solucionada e acabar em bem, espero determinadamente que o proximo passo seja uma opção vegetariana nas escolas publicas portuguesas a fim de evitar tanta burocracia e n excluir as crianças umas das outras apenas porque são sensibilizadas para certas causas e excluem da sua vida a crueldade. Até porque o convivio entre crianças veg's e omnivoras suscita o interesse pela comida "diferente" colorida,variada e aromática, levando ao dialogo sobre o tema, sobre habitos em casa, etc
aproveitei também o facto de ter havido um lanche de convivio entre alunos e pais na escola para contribuir com um bolo de chocolate vegano e leite de soja com morango e chocolate e mais uma vez divulgar o vegetarianismo como a alternativa mais ética,ambiental e saudavel; e também mostrar que os veg's não têm de ser pessoas isoladas e que podem perfeitamente conviverem em harmonia.
muito obrigada uma vez mais!
saudações veganas

[Por: patriciarg @ 2008-09-18, 18:44 | Responder | Imprimir ]

soja ou feijão

Pretendo comprar grãos de soja e de feijão para cultivar rebentos em casa.
Aonde posso comprar?
(Por: carlos alberto nogueira machado)

[Por: @ 2008-08-25, 21:40 | Responder | Imprimir ]

Re: soja ou feijão

> Pretendo comprar grãos de soja e de feijão para cultivar rebentos em casa.
> Aonde posso comprar?
> (Por: carlos alberto nogueira machado)

Na loja Miosótis, avenida óscar monteiro torres, junto ao campo pequeno, lisboa. tb deve ser possível noutras lojas de produtos naturais.
(Por: alex)

[Por: @ 2008-08-29, 18:54 | Responder | Imprimir ]

Re: soja ou feijão

Muitos grãos normais, dos que servem para cozinhar, se forem biológicos e inteiros, também dão para germinar. Na maioria dos casos, não há necessidade de comprar grãos específicos para germinar.

(Por: maria joao)

[Por: @ 2008-08-30, 10:53 | Responder | Imprimir ]

Fotografia

Olá
Tenho investigado e não encontro nenhuma informação concreta sobre papel de fotografia vegan; não sei se todos possuem gelatina,li que o papel mate não tem, mas não existe garantias.
Alguém terá alguma informação neste sentido que me possa ajudar?
Obrigado

[Por: @ 2008-07-31, 15:22 | Responder | Imprimir ]

Kefir

Olá boa tarde.

Agradecia que alguem me indormasse, onde poderei adquirir, kefir.

Obrigada
Ana

[Por: AMBBGUERREIRO @ 2008-07-25, 18:50 | Responder | Imprimir ]

Re: Kefir

Eu posso arranjar kefir de leite.
(Por: ninjy)

[Por: @ 2008-07-25, 21:26 | Responder | Imprimir ]

Re: Kefir

> Eu posso arranjar kefir de leite.
> (Por: ninjy)

Diga-me onde posso ir buscar, e quanto é.
(Por: Ana Guerreiro)

[Por: @ 2008-07-28, 14:24 | Responder | Imprimir ]

Sapatos

Sou vegetariana há pouco tempo, três meses.
E há quase o mesmo tempo que ando preocupada com um grande pormenor para uma rapariga normal: os sapatos.
Já vi que têm uma zona deste site que fala da coisa (Calçado Vegano).
Mas dirijo-me aos experientes: como conseguem fazer com que os belos sapatinhos não tenham na compra cheirinho a plástico e ao fim de umas poucas vezes de usar um cheirinho a... pézinho suado?
Quais os materiais a que se deverá dar preferência, na vossa opinião?

É que já andei a ver em algumas lojas e a coisa é complicada, em especial quando vier o inverno, quando não se pode usar pano, com o sapatinho fechado e humidade da chuva...
Pelo que vejo, sem ser on-line, a generalidade dos sapatos é demasiado desportiva para a profissão (e idade) que tenho, embora eu já tenha um estilo informal.

Aguardo sugestões, ansiosamente :)

[Por: vegemlisboa @ 2008-06-30, 01:21 | Responder | Imprimir ]

Re: Sapatos

http://www.trofal.com/htmlsite/quem.html
(Por: ninjy)

[Por: @ 2008-06-30, 20:33 | Responder | Imprimir ]

> http://www.trofal.com/htmlsite/quem.html
> (Por: ninjy)

Boas
A trofal produz calçado vegan, mas neste momento apenas para exportação, eu enviei um mail a colocar essa questão, e eles cederam essa informação; no entanto no futuro, segundo esse mesmo mail de resposta, garantiram que em breve iram disponibilizar uma loja on line de calçado vegano.
Eu costumo comprar o meu calçado através deste site "http://www.vegetarian-shoes.co.uk/", não é propriamente barato, mas é de uma óptima qualidade. Existem muito mais sites, basta ires ao google e pesquisar "vegan ou vegetarian shoes".
Recentemente adquiri através deste site "http://www.plutosport.com" 3 pares de ténis, muito mais baratos, e também de boa qualidade;este não é um site vegan, mas tem diversa variedade,e quando estras no calçado pretendido, tem o material pelo qual é constituido, sendo vários de material "do bem". Entras cá em cima "men" ou "women", e eu seleccionei "Lifestyle " e depois "shoes", é onde existe mais variedade.

Beijos e abraços
(Por: Nando)

[Por: @ 2008-07-01, 11:25 | Responder | Imprimir ]

Muito obrigada pela ajuda.
Já agora... e que materiais sentes que são mais eficazes na impermeabilidade, mas ao mesmo tempo respiram, sabes dizer-me?
Igualmente, beijos e abraços.

[Por: @ 2008-07-01, 16:09 | Responder | Imprimir ]

Anteriores <<   >> Seguintes