Olá
Gostaria de saber se conseguimos encontrar em Portugal, produtos para higiéne doméstica (detergentes diversos) que sejam seguramente veganos. Quero ter a certeza que não uso produtos com ingredientes animais ou que tenham sido testados em animais.
Obrigada
(Por: Liliana Oliveira)
olá
Eu só conheço a Ecover. Podes ver aqui:http://www.ecover.com/Default.aspx?nc=y
De facto em Portugal creio que só se encontra a Ecover. A maioria dos seus produtos são veganos, mas alguns contêm ingredientes de origem animal. Por exemplo, o detergente da louça leva soro de leite. Por isso, o ideal é ler bem os rótulos.
(Por: )
gostava de comprar t-shirts, sweats ou apenas tecidos (para fazer malas)lisas e em quantidade, para poder estampar mensagens activistas, mas não faço ideia onde comprar estes materiais 100% veganos e também nao conheço nenhum local onde tambem seja 100%seguro estampar (por causa das tintas). se não tiver esse cuidado não farão sentido as mensagens que quero transmitir, certo? isto em portugal está mesmo atrasado...
se alguém souber, de preferencia em lisboa ou arredores, agradeço... fiquem na PAZ
olá Madalena,
Praticamente todas as t-shirts e sweat-shirts que encontras à venda são veganas. Geralmente são de algodão ou tecidos sintéticos. Basta leres as etiquetas para confirmar. Em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=165 podes ver quais os tecidos veganos e os que podem ser de origem animal.
Nas gráficas ou até em casas de fotocópias, por norma, estampam t-shirts e outros tecidos. São estampagens duradouras e que aguentam muitas lavagens. Existem vários métodos para fazer a estampagem, mas a maioria é de qualidade e vegano.
Na loja online do Centro em http://www.centrovegetariano.org/loja/index.php?cat_id=10 vendem-se t-shirts e sweat-shirts estampadas e não há problema nenhum com as imagens.
obrigada pela resposta cris mas em relação aos materiais eu sei quais os que são ou não são veganos e sei também que a maioria da roupa é de fibra sintética, algodão etc até porque é mais barato. No entanto, quando digo roupa 100% vegana não me refiro só ao produto mas também a todo o processo, ou seja, o que para mim é o verdadeiro veganismo:a não exploração quer do animal não humano, quer do animal humano, quer do ambiente. a maioria das lojas comuns produzem os seus produtos através da exploração de mão de obra barata e sem qualquer cuidado ambiental.em relação ás tintas, a maioria pode até nem ser feita nem testada em animais mas a maioria é altamente tóxica para o ambiente. eu sei que infelizmente é quase utópico encontrar fabricações que respeitam todas as 3componentes mas hoje enquanto pensava em como em portugal nao existe (ou não é do meu conhecimento)nenhuma marca de roupa vegana,pensei que mesmo que alguém quisesse lançar assim uma linha de roupa caseira, seria-lhe complicado arranjar a matéria-prima...
talvez tenha de pesquisar melhor isso mas de novo coloco a mesma questão... ? obrigada
(Por: )
Uma forma de evitar comprar produtos que implicam exploração de mão-de-obra é não adquirir têxteis vindos dos países asiáticos, por exemplo. No caso das t-shirts a melhor opção é encontrares um fabricante português. Se procurares nas páginas amarelas encontras vários.
Outra opção ética para comprar produtos (t-shirts é capaz de não ser muito fácil) é recorrer às lojas de comércio justo.
Quanto às tintas é uma questão de te informares nas gráficas
em relação aos materiais que usam.
Talvez a solução mais ecológica seja pintar à mão com tintas para tecidos, mas sinceramente também não percebo muito do assunto. O processo de transferência térmica que é usado nas t-shirts do Centro Vegetariano também é, apesar de tudo, dos menos poluentes.
E quanto a uma linha de roupa vegana, creio que a que se comercializa em http://www.canhamo-pt.com é vegana e ecológica.
Olá!
Gostava de deixar aqui uma sugestão de um exfoliante para a pele simplicíssimo, vegano e muito em conta: depois de lavar como habitualmente, deixar a pele molhada e misturar na mão, água com farinha de milho. Massajar em círculos com esta mistura durante alguns minutos excepto em volta dos olhos. Retirar bem com água e aplicar o hidratante habitual.
Serve para o corpo e rosto e usa-se semanalmente, deixando a pele suave, aveludada e livre de células mortas.
Bom proveito e boa poupança!
> Muito obrigado Cris! (PS: você é Brasileiro(a)?)
Não. Sou portuguesa.
Daí que não saiba as marcas que poderás encontrar aí no Brasil.
Visita http://www.guiavegano.com , pois como é um sítio brasileiro talvez te saibam indicar algumas marcas.
> Sabe, não me entra na cabeça, sempre que leio matérias ou algo sobre veganismo falam que é uma opção saudável, contra > destruição do meio ambiente, e mais barata! mais barata?
Mas se tiveres apenas em conta a alimentação é sem dúvida mais barata, pois legumes, fruta, leguminosas, soja são produtos acessíveis e mais baratos que a carne. Só os produtos processados são caros, mas facilmente dispensáveis.
A prova disso é que comer num restaurante vegetariano fica, em média, mais barato do que tomar uma refeição noutro restaurante.
Outro aspecto é que um vegetariano não precisa ter uma arca frigorífica grande como os carnívoros, um pequeno congelador do frigorífico é suficiente.
Além disso, a médio e longo prazo um vegetariano poupa bastante na saúde. Em geral, usa menos medicamentos e vai menos vezes ao médico.
O veganismo é também uma opção mais barata para o ambiente.
De facto só alguns produtos veganos como cosméticos ou roupa ainda são um pouco mais caros, mas isso deve-se sobretudo ao facto de ainda não haver muita procura. Quanto mais produtos se venderem, mais económico fica. Por exemplo, em Portugal o preço do leite de soja tem vindo a descer devido à crescente procura.
Mas mesmo com estes produtos mais caros, a nível global, feitas as contas, um vegano não deve gastar muito mais do que um omnívoro.
Muito obrigado Cris! (PS: você é Brasileiro(a)?)
Mas ainda assim no Brasil é difícil ou quase impossível encontrar, a não ser Vans (citado na resposta, que eu conheço), e outras marcas gringas que saem com preços absurdos, e que realmente não tenho dinheiro para bancar.
Sabe, não me entra na cabeça, sempre que leio matérias ou algo sobre veganismo falam que é uma opção saudável, contra destruição do meio ambiente, e mais barata! mais barata?
Quase sempre qualquer produto vegano/vegetariano é bem mais caro do que os outros. Isso desanima muito!
Mas acredito que seja o Brasil, aqui a indústria está fraca ainda, nos EUA (e em muitos outros países) pelo que leio na Internet, o que não falta são opções vegan e barata para todos!
Acredito que um dia chegaremos lá também! Só não sei como...por minha parte tento ajudar as poucas empresas que produzem produtos veganos, sempre que possível por causa dos preços injustos, ao meu ver.
> olá Renato,
>
> Em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=352 encontras um artigo com algumas dicas para escolha de calçado vegano e indicação de marcas que se podem encontrar em Portugal ou de sites internacionais onde comprar.
(Por: Renato)
> Gostei do sapato, mas não gostei de ter comprado.
> Fiquei meio desanimado em saber que quase não tive opção de comprar algo que não seja proveniente de animal.
olá Renato,
Em http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=352 encontras um artigo com algumas dicas para escolha de calçado vegano e indicação de marcas que se podem encontrar em Portugal ou de sites internacionais onde comprar.
Sou vegetariano e gostaria de me tornar vegan.
Quero tirar algumas dúvidas sobre aquisições de vestimenta em geral.
Precisei comprar uma sapato novo, e na hora já imaginei: Maravilha, vou comprar um sintético.
Só que quando procurei nas lojas, a maioria era de couro e camurça, poucos sintéticos.
E os poucos sintéticos que tinham eram horríveis, duros, muito desconfortáveis, mas baratos.
Mas como preciso de algo bem confortável porque uso sapato de manhã até a noite, acabei comprando um sapato de couro bastante confortável.
Gostei do sapato, mas não gostei de ter comprado.
Fiquei meio desanimado em saber que quase não tive opção de comprar algo que não seja proveniente de animal.
Isso é apenas uma coisas muito simples no cotidiano, mas quero que alguém que tenha mais experiência me ajude, para que eu possa ir eliminando estas barreiras.
Sei que é difícil, mas força de vontade eu tenho.
Obrigado desde já!
(Por: Renato)
a birkenstock, marca alemã de calçado ortopédico, tem alguns modelos de sapatos que não têm couro nem camurça (alguns têm camurça em cima da sola de cortiça, outros não, é preciso atenção. Por fora, há vários que são do que eles chamam birkoflor, sintético). Como são fabricados na alemanha, também ficam resolvidas as dúvidas sobre se terão sido fabricados por crianças ou através de trabalho escravo. E são muito confortáveis.
> Sou vegetariano e gostaria de me tornar vegan.
> Quero tirar algumas dúvidas sobre aquisições de vestimenta em geral.
> Precisei comprar uma sapato novo, e na hora já imaginei: Maravilha, vou
> comprar um sintético.
> Só que quando procurei nas lojas, a maioria era de couro e camurça, poucos
> sintéticos.
> E os poucos sintéticos que tinham eram horríveis, duros, muito
> desconfortáveis, mas baratos.
> Mas como preciso de algo bem confortável porque uso sapato de manhã até a
> noite, acabei comprando um sapato de couro bastante confortável.
> Gostei do sapato, mas não gostei de ter comprado.
> Fiquei meio desanimado em saber que quase não tive opção de comprar algo
> que não seja proveniente de animal.
> Isso é apenas uma coisas muito simples no cotidiano, mas quero que alguém
> que tenha mais experiência me ajude, para que eu possa ir eliminando estas
> barreiras.
> Sei que é difícil, mas força de vontade eu tenho.
> Obrigado desde já!
> (Por: Renato)
(Por: maria)
bigada cristina e desculpa la ter sido xata
jokas
olá Andrea,
Envia-nos uma mensagem clicando em http://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?destin=submit
com o teu endereço de e-mail que nós fazemos-te o registo.
No entanto, podes não estar a conseguir por de facto o login que escolhes já existir. Ou sejas tens de escolher um diferente.
VANS
ola
[Por: @ 2006-05-27, 04:26 | Responder | Imprimir ]quando trocaram as mensagens sobre calçado vegan fiquei sem ter a certeza se a VANS era uma marca segura ou não. Já vi se no site da Vans diziam algo sobre isso, mas não...
Se alguem tiver a certeza...
obrigada
(Por: madalena)
Categoria: Diversos
Re: VANS
A marca Vans creio que não é vegana. No entanto, tem uma linha de modelos denominada Geoff Rowley (um skater vegano) que são 100% sintéticos.
[Por: cris @ 2006-05-27, 05:11 | Responder | Imprimir ]A marca em si não é totalmente vegana, mas tem alguns sapatos veganos.
Curiosamente quero comprar uns Vans, agora que os meus estão quase em fim de vida (já lá vão 9 anos!). Pelo que vejo da composição da sapatilha, é toda feita em materiais sintéticos, ou estarei errado?
[Por: Amphion @ 2006-05-27, 14:20 | Responder | Imprimir ]cris escreveu:
> A marca Vans creio que não é vegana. No entanto, tem uma linha de modelos
> denominada Geoff Rowley (um skater vegano) que são 100% sintéticos.
> A marca em si não é totalmente vegana, mas tem alguns sapatos veganos.
>
> Curiosamente quero comprar uns Vans, agora que os meus estão quase em fim
[Por: cris @ 2006-05-27, 14:46 | Responder | Imprimir ]> de vida (já lá vão 9 anos!). Pelo que vejo da composição da sapatilha, é
> toda feita em materiais sintéticos, ou estarei errado?
Nem todo o calçado da Vans é vegano. Em http://shop.vans.com pode ver-se o catálogo da marca. Apesar de muitos produtos não apresentarem os ingredientes de que são feitos e aparentemente até parecerem sintéticos, vi alguns que não eram claramente veganos. Por ex, o modelo "Lani" na categoria "WOMENS SHOES - Active" apresenta como ingredientes "Suede or leather (White/black) upper ...".
Só os 3 modelos da linha Geoff Rowley são descritos pela marca como sendo 100% veganos.
cris escreveu:
[Por: 0 @ 2006-06-15, 13:27 | Responder | Imprimir ]> > Curiosamente quero comprar uns Vans, agora que os meus estão quase em
> fim
> > de vida (já lá vão 9 anos!). Pelo que vejo da composição da sapatilha,
> é
> > toda feita em materiais sintéticos, ou estarei errado?
> Nem todo o calçado da Vans é vegano. Em http://shop.vans.com pode ver-se o
> catálogo da marca. Apesar de muitos produtos não apresentarem os
> ingredientes de que são feitos e aparentemente até parecerem sintéticos,
> vi alguns que não eram claramente veganos. Por ex, o modelo "Lani" na
> categoria "WOMENS SHOES - Active" apresenta como ingredientes "Suede or
> leather (White/black) upper ...".
> Só os 3 modelos da linha Geoff Rowley são descritos pela marca como sendo
> 100% veganos.
Viva,
A marca Vans não é, de facto, uma marca 100% vegana, tem no entanto algum calçado sintético.
Deixo, ainda assim, um alerta para quem quiser comprar calçado 100% vegano e que se prendo com o seguinte; Quando um fabrincante anúncia que determinado calçado é sintético não quer com isto dizer que seja vegano e isto tendo em conta que outros produtos utilizados no seu fabrico podem conter substância de origem animal, como por exemplo, a cola.
Por este motivo, a única forma de garantirmos que o calçado que compramos é vegano passa por adquirír esse mesmo calçado em lojas que se identifiquem de forma clara como sendo veganas.
Como é o caso, apenas a título de exemplo, da vegetarianshoes: www.vegetarian-shoes.co.uk/