Gostaria de saber se alguem conhece algum tratamento natural, ou á base vegetal, para o tratamento do acne, pois já tentei de tudo, desde o mais quimico, com comprimidos, até ás pomadas, e continuo na mesma, ora desaparece por uns dias ora aparece em força e fico com o rosto cheio de borbulhas , que por vezes ganham pus. Tudo isto aliado ao facto de ter pele oleosa. Se alguem souber alguma coisa agradeço.
Obrigado
Olá,
o melhor tratamento que conheço é mudar a alimentação.
Só me surgem borbulhas se como açúcares mais do que o normal ou produtos lácteos ou ovos e se como pouca fruta, nomeadamente citrinos. Os alimentos ricos em ferro tb ajudam a cicatrizar a pele, como o feijão preto, feijão vermelho ou lentilhas.
O ideal é teres uma alimentação equilibrada e veres quando te surgem mais borbulhas; anota o que comeste que te fez mal, possivelmente um ou dois dias antes de surgirem.
As borbulhas são a forma do nosso corpo eliminar as toxinas.
(Por: Sónia Cruz)
Dos vários alimentos ingeridos, pensei que o responsavel fosse o tomate, pois em criança ter feito um exame que dizia que tinha uma pequena alergia. Apos uma semana sem ingerir nem utilizar em cozinhados o tomate, o acne voltou. Já não sei o que fazer.
Olá,
não sei que tipo de alimentação segues, mas o que te sugiro é que, antes de deixares de comer alimentos naturais (como o tomate), comeces por alimentos que não são naturais, como por exemplo enlatados, produtos processados e conservados artificialmente, bebidas gaseificadas, lacticínios (leite de vaca, queijo, manteiga, iogurtes) alimentos/bebidas açucarados, salgados ou com demasiadas gorduras (batatas fritas, bolos etc), e que comas mais verduras/frutas frescas, frutos secos (nozes, tâmaras, avelãs), sementes (sésamo, linhaça, girassol, etc), cereais integrais (arroz, quinoa, amaranto, aveia, etc), leguminosas (feijão preto, vermelho, lentilhas, etc).
Podes, ao mesmo tempo, usar um sabonete de árvore do chá ou aloé vera para ajudar a cicatrizar as borbulhas.
Aqui o tens:
http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-325-Sabonete%2Bde%2B%25D3leo%2Bde%2B%25C1rvore%2Bde%2BCh%25E1%2B100g.html
Os resultados de uma boa alimentação poderão começar a sentir-se logo, mas tb pode demorar pelo menos uns 15 dias ou 1 mês até começares a sentir resultados, o importante é fazeres uma boa alimentação sempre e não só enquanto tens borbulhas.
(Por: Sónia Cruz)
Olá,
Queria so acrescentar que sou vegan á cerca de um ano e pouco. Os unicos alimentos enlatados, que raramente consumo são cogumelos. E processados só iogurtes de soja, se assim os considerarem. Bebidas açucaradas, artificais não são consumidas por mim, somente água e sumos naturais 100% (dos que se vendem nos supermercados.Bolos e fritos dispenso completamente. De resto consumo frutos frescos e secos, leguminosas, cereais e leguminosas. É por isso que não compreendo a origem de tais borbulhas.
Obrigado
Olá, novamente,
pode ser o teu corpo a desintoxicar, se és vegano ainda há relativamente pouco tempo.
De qualquer forma, sugiro-te que deixes de comer os iogurtes de soja ou leite de soja ou outros alimentos com soja que consumas, ou pelo menos diminuir o seu consumo. A soja pode ser o factor de intolerância.
A mim tb me acontece ficar com borbulhas quando como qualquer coisa com soja (que é rica em magnésio), se depois não contrabalançar com alimentos ricos em ferro, já que o magnésio anula os efeitos do ferro.
(Por: Sónia Cruz)
E Olá mais uma vez,
Já antes de ser vegan, tinha estas borbulhas, até fiz uns tratamentos quimicos á cara recomendados por um dermatologista. Depois diziam, antes de pensar em ser vegan, que era da carne de porco, algo que nunca acreditei pois dessa muito raramente comia. Com o vegetarianismo pensei que melhorasse. Será que não poderá ser de origem hormonal ou até mesmo genético ??
Tenho a certeza de que poderás tratar esse problema pela alimentação. O ideal será então falares com alguém entendido em medicina ayurvédica, que sabem perfeitamente combinar alimentos de forma a cuidar da saúde. Sugiro-te que contactes a Paula Soveral, daqui do CV, que é terapeuta de ayurveda e que te poderá ajudar.
Podes contactá-la por aqui:
http://www.centrovegetariano.org/Page-5-Ficha%2BT%25E9cnica.html
Também tens aqui umas boas dicas para fazer desintoxicações sazonais:
http://www.centrovegetariano.org/Article-541-Desintoxica%25E7%25F5es%2Bsazonais.html
(Por: Sónia Cruz)
Obrigado pela recomendação. Vou tentar marcar uma consulta na esperanaç que me possa ajudar. Mais uma vez obrigado.
Vegcooker escreveu:
> Olá,
> Queria so acrescentar que sou vegan á cerca de um ano e pouco. Os unicos
> alimentos enlatados, que raramente consumo são cogumelos. E processados só
> iogurtes de soja, se assim os considerarem. Bebidas açucaradas, artificais
> não são consumidas por mim, somente água e sumos naturais 100% (dos que se
> vendem nos supermercados.Bolos e fritos dispenso completamente. De resto
> consumo frutos frescos e secos, leguminosas, cereais e leguminosas. É por
> isso que não compreendo a origem de tais borbulhas.
> Obrigado
>
Pode ser uma questão nervosa. stress etc
(Por: zélia)
O óleo de melaleuca (óleo de árvore do chá/tea tree oil) costuma ajudar em conjunto com uma alimentação 100% vegetal e em grande parte crua; alimentos ricos em vitamina A. No Celeiro Dieta há aquele óleo puro, o que não é muito fácil de encontrar. Já vi alguns com percentagens de apenas 15%.
Olá, eu tenho 33 anos e sofro de acne desde os 13 anos, ou seja há 20 anos. Mais de metade do meu tempo de vida. Como deves calcular já experimentei de tudo - na alimentação, químico, naturais, cremes, absolutamente tudo - e já várias coisas resultaram... mas só durante uns tempos (também). O que te aconselho é a tomar a pílua, honestamente, e a fazer exames hormonais, porque o teu problema deve ser como o meu e não há nada que possas comer que vá alterar muito isso.
Boa sorte!!
(Por: Tânia)
Eu também tive muito acne, que como em todas as pessoas surge com a puberdade e com o grande aumento de hormonas sexuais a correrem no sangue. As hormonas sexuais, como todas as outras substâncias quimicas libertadas por todas as outras glândulas endócrinas, são muito tóxicas. Desde a adrenalina até à endorfina, todas são tóxicas e por isso também viciantes. A reacção cutânea a coisas tóxicas que correm no sangue é evidente e manifesta-se através de borbulhas, que aparecem em maior ou menor número consoante a quantidade e intensidade de substâncias tóxicas que circulam no sangue.
Assim sendo, tudo o que contribuir para limpar o sangue de substâncias tóxicas ajuda a fazer desaparecer o acne. As pomadas actuam localmente na pele mas não resolvem a causa do problema que continua intocada. A alimentação pode ter uma grande influencia se deixarmos de consumir alimentos tóxicos e carregados de hormonas, como as carnes, leite e gorduras derivadas do leite cheias de hormonas e substâncias tóxicas, alcool, café, chocolate, e todos os produtos alimentares pouco naturais e com quimicos que obviamente nos intoxicam.
Se alguém deixar de comer estas coisas de forma definitiva com certeza que verá a qualidade da sua pele melhorar muitíssimo e definitivamente também.
Quanto ao problema interno das hormonas sexuais e outras, o problema deve-se grandemente a questões emocionais que provocam uma produção desiquilibrada de hormonas. Mas este é um fórum de vegetarianismo e não de psicoterapia, e não me vou alongar sobre questões emocionais, que devem ser encaradas com normalidade.
A pílula é uma forma muito pouco natural e agressiva de alterar o funcionamento hormonal das mulherese, mas não vou fazer qualquer juizo de valor sobre essa escolha no que respeita a mulheres adultas sexualmente activas. Já quanto a aconselhar jovens no início da puberdade, e ainda em crescimento, a tomar a pílula por causa das borbulhas, o que acontece com muitas, acho muito irresponsável.
Mas, não vivendo no corpo de uma mulher e não tendo a pílula como opção, o meu acne desapareceu quando me tornei vegan. Não descarto as drásticas transformações no meu plano emocional quando comecei a praticar meditação e que mudaram em muito a minha saúde geral.
O que eu quero dizer, para concluir, é apenas que existem para todos os problemas, sem excepção, uma solução natural e saudável sem que tenhamos que recorrer a manhosices químicas que tiram daqui e estragam ali.
> Olá, eu tenho 33 anos e sofro de acne desde os 13 anos, ou seja há 20
> anos. Mais de metade do meu tempo de vida. Como deves calcular já
> experimentei de tudo - na alimentação, químico, naturais, cremes,
> absolutamente tudo - e já várias coisas resultaram... mas só durante uns
> tempos (também). O que te aconselho é a tomar a pílua, honestamente, e a
> fazer exames hormonais, porque o teu problema deve ser como o meu e não há
> nada que possas comer que vá alterar muito isso.
>
> Boa sorte!!
>
>
>
> (Por: Tânia)
Olá, eu tenho 33 anos e sofro de acne desde os 13 anos, ou seja há 20 anos. Mais de metade do meu tempo de vida. Como deves calcular já experimentei de tudo - na alimentação, químico, naturais, cremes, absolutamente tudo - e já várias coisas resultaram... mas só durante uns tempos (também). O que te aconselho é a tomar a pílua, honestamente, e a fazer exames hormonais, porque o teu problema deve ser como o meu e não há nada que possas comer que vá alterar muito isso.
Boa sorte!!
(Por: Tânia)
Ora viva,
Alguem ja utilizou este tipo de comprimidos ou saiba se são 100% vegetais?? É que tenho a sensação de que as capsulas dos mesmos são feitos de gelatina. Já perguntei nos locais de venda, mas não me sabem reponder.
Obrigado
Quando diz apenas gelatina é porque é de origem animal.
Desse tipo de suplementos só conheço cápsulas vegetais da Naturplan mas mesmo assim tem que ser ler com atenção a ver se diz mesmo gelatina vegetal.
O melhor é sempre tentar perguntar ao fabricante. Acho que encontras informação e contactos em http://www.distrifa.pt
Mas de facto se não referem nada na embalagem, o mais provável é serem de gelatina animal.
Apesar de ter enviado um e-mail, nunca me responderam. O que não compreendo é o facto do mesmo produto vendido em sites estrangeiros referir na embalagem que é apropriado a vegetarianos/vegans, enquanto os sites nacionais e estabelecimentos de venda não dizerem nada, ou não terem qualquer tipo de informaçãob relativo a tal.
Afinal de contas, as "tão boas capsulas"vendidas em territorio nacional são feitas com gelatina animal. Uma decepção, pois nos mercados estrangeiros o mesmo produto é feito com celulose enquanto cá é permitido a morte de animais, para o fabrico de um produto que facilmente pode ser melhorado.
Boa noite!
Desde há cerca de 2 dias que noto uma perturbação na visão. Os objectos prócimos e as letras surgem-me desfocados e até agora não tinha aparecido qualquer problema (tenho 17 anos).
Mas não só a visão foi afectada. Primeiro comecei por sentir-me um pouco enjoada, com uma leve dor de garganta e uma sensção muito doce na boca (no princípio estava constantemente seca).
Se o problema continuar terei de consultar algum especialista, mas gostava de saber se alguém terá alguma noção do que se possa tratar e como melhorar e se isto poderá advir de alguma problema com a minha alimentção (não consumo carne, peixe, ovos ou leite, se bem que esporadicamente coma algo com dervidados do leite).
Obrigada pela atenção :)
Olá,
o ideal será primeiro fazeres análises ao sangue, mencionando que és vegetariana, já que há análises específicas que te podem ajudar a identificar alguma carência alimentar.
Depois disso, podes consultar um médico ou nutricionista que simpatize com o vegetarianismo, para que te possa aconselhar devidamente.
Aqui tens alguns:
http://www.centrovegetariano.org/Article-341-M%25E9dicos%252C%2BNutricionistas%2Be%2Boutros%2BProfissionais.html
Para além disto, convém tomares suplementos alimentares pelo menos 2x ao ano (Primavera e Outono) e um suplemento de vitamina B12 durante o ano inteiro, já que esta vitamina, no caso de haver excesso no organismo, é eliminada naturalmente pelo corpo, ou seja, não é prejudicial tomá-la sempre.
Por outro lado, no caso de algumas vitaminas/minerais, só passados 3 meses de toma regular se começa a ver efeitos positivos no nosso organismo, pelo que, se tiveres alguma carência, deverias tomar um suplemento pelo menos durante 3 meses seguidos.
De qualquer modo, não sou especialista na matéria e aconselho-te a seres seguida por um profissional qualificado.
(Por: Sónia Cruz)
É um mito pensar que não comer carne nem peixe ou derivados de animais causa problemas de saúde. Deves ir a um profissional de saúde rapidamente, esses sinais podem indicar algo de grave eventualmente, não faço ideia,mas o melhor é prevenir. Duvido muito que se deva ao vegetarianismo; desde que tenhas uma alimentação equilibrada. Como saberás a grande maioria dos vegetarianos faz uma alimentação de longe muito mais saudável do que um omnívoro convencional. Muitos dos grandes problemas de saúde humana advêm de maus hábitos alimentares, nomeadamente excessos de proteínas (carne e peixe), pouquíssima variedade, excesso de gorduras e pouco ou nenhum consumo de hortofrutícolas.
Olá Pataniscas:)
No verão há muita malta que gosta de ir aos festivais (também gosto de alguns). Se foste a algum, podes ter inalado, sem querer, qualquer fumo de origem tropical, que te afecta não só a visão como te pode fazer sentir um pouco enjoada - enevoada e enjoada:p
Nestes locais, o pó que é muito abundante e que se respira inevitavelmente em quantidades industriais, provoca uma sensação de mal estar na garganta mas dá também uma sensação adocicada formada pela "lama" (saliva + pó). Se foste a um festival espero que te tenhas divertido. Se não foste a nenhum festival, podes na mesma ter estado sujeita a fumos tropicais e pó térreo noutro sítio qualquer. Também há bebidas que afectam a visão:). Não abuses dos shots:p
Repara se não estás a mascar pastilha elástica e a usar os óculos da tua avó. Gravidez está fora de questão...?
Espero que tenhas sentido de humor. Tenho a certeza que não se trata de nada sério e que rapidamente ficarás boa. Mas tem cuidado com as bebidas geladas. Quando estão muito geladas, primeiro queimam a garganta sem darmos por isso, o que nos dá uma sensação de grande secura. Depois a garganta inflama, o que traz febre baixa, leves tonturas, mal estar, visão ligeiramente desfocada. Depois muco, muito muco...
Conclusão: ou foste a um festival ou andaste a beber coisas geladas, ou as duas coisas juntas.
Desejo-te as melhoras, e não jogues às setas antes de melhorares a visão...ainda vasas um olho a alguém ;(
Faz o seguinte (sério): Vai medir a tua tensão arterial. Podes ter tido uma queda de tensão com o calor. Evita o sol até melhorares. Mantém-te hidratada, bebe muita água, come fruta e legumes.
Vai dando noticias.
patanhicas escreveu:
> Boa noite!
>
> Desde há cerca de 2 dias que noto uma perturbação na visão. Os objectos
> prócimos e as letras surgem-me desfocados e até agora não tinha aparecido
> qualquer problema (tenho 17 anos).
> Mas não só a visão foi afectada. Primeiro comecei por sentir-me um pouco
> enjoada, com uma leve dor de garganta e uma sensção muito doce na boca (no
> princípio estava constantemente seca).
> Se o problema continuar terei de consultar algum especialista, mas gostava
> de saber se alguém terá alguma noção do que se possa tratar e como melhorar
> e se isto poderá advir de alguma problema com a minha alimentção (não
> consumo carne, peixe, ovos ou leite, se bem que esporadicamente coma algo
> com dervidados do leite).
>
> Obrigada pela atenção :)
Muito obrigada pelas respostas. O facto de eu ter mencionado ser vegetariana não foi para atribuir este problema que tive ao regime alimentar. Foi apenas para garantir que o problema não seria do consumo de carne nem peixe.
Provavelmente como gnanaatman disse a razão de tudo isto foi o consumo de bebidas geladas (principalmente água das pedras). De qualquer modo em 2 dias passou o problema e felizmente não é nada a longo prazo. :)
Mais uma vez obrigada :)
gnanaatman escreveu:
> Olá Pataniscas:)
> No verão há muita malta que gosta de ir aos festivais (também gosto de
> alguns). Se foste a algum, podes ter inalado, sem querer, qualquer fumo de
> origem tropical, que te afecta não só a visão como te pode fazer sentir um
> pouco enjoada - enevoada e enjoada:p
> Nestes locais, o pó que é muito abundante e que se respira inevitavelmente
> em quantidades industriais, provoca uma sensação de mal estar na garganta
> mas dá também uma sensação adocicada formada pela "lama" (saliva + pó). Se
> foste a um festival espero que te tenhas divertido. Se não foste a nenhum
> festival, podes na mesma ter estado sujeita a fumos tropicais e pó térreo
> noutro sítio qualquer. Também há bebidas que afectam a visão:). Não abuses
> dos shots:p
> Repara se não estás a mascar pastilha elástica e a usar os óculos da tua
> avó. Gravidez está fora de questão...?
> Espero que tenhas sentido de humor. Tenho a certeza que não se trata de
> nada sério e que rapidamente ficarás boa. Mas tem cuidado com as bebidas
> geladas. Quando estão muito geladas, primeiro queimam a garganta sem darmos
> por isso, o que nos dá uma sensação de grande secura. Depois a garganta
> inflama, o que traz febre baixa, leves tonturas, mal estar, visão
> ligeiramente desfocada. Depois muco, muito muco...
> Conclusão: ou foste a um festival ou andaste a beber coisas geladas, ou as
> duas coisas juntas.
> Desejo-te as melhoras, e não jogues às setas antes de melhorares a
> visão...ainda vasas um olho a alguém ;(
> Faz o seguinte (sério): Vai medir a tua tensão arterial. Podes ter tido
> uma queda de tensão com o calor. Evita o sol até melhorares. Mantém-te
> hidratada, bebe muita água, come fruta e legumes.
> Vai dando noticias.
>
> patanhicas escreveu:
> > Boa noite!
> >
> > Desde há cerca de 2 dias que noto uma perturbação na visão. Os objectos
> > prócimos e as letras surgem-me desfocados e até agora não tinha
> aparecido
> > qualquer problema (tenho 17 anos).
> > Mas não só a visão foi afectada. Primeiro comecei por sentir-me um
> pouco
> > enjoada, com uma leve dor de garganta e uma sensção muito doce na boca
> (no
> > princípio estava constantemente seca).
> > Se o problema continuar terei de consultar algum especialista, mas
> gostava
> > de saber se alguém terá alguma noção do que se possa tratar e como
> melhorar
> > e se isto poderá advir de alguma problema com a minha alimentção (não
> > consumo carne, peixe, ovos ou leite, se bem que esporadicamente coma
> algo
> > com dervidados do leite).
> >
> > Obrigada pela atenção :)
>
É verdade que tomates, pimentos, batatas (a batata doce está incluída?) e paprica devem ser consumidos ocasionalmente e só se tiver uma boa saúde? Se sim porquê?
Obrigada
Penso que a alimentação deve ser o mais variada possível excluindo produtos de origem animal. Apenas se a pessoa tiver uma doença em que algum alimento seja contra-indicado é que não o deve consumir.
Olá Pataniscas. (não resisti...)
A alimentação macrobiótica é muito clara na esplicação de como a nossa alimentação deve evoluir no sentido de ir eliminando os alimentos mais perturbadores da nossa saúde. Começando pelas carnes, restantes produtos de origem animal, depois também alguns legumes, frutos e por aí fora até chegar ao arroz integral. Na tradição macrobiótica, que é muito interessante, explica-se a escolha dos nossos alimentos de forma a manter um equilibrio entre as energias yin e yang no nosso corpo. O objectivo é irmos eliminando os alimentos fortemente yin ou fortemente yang, que são muito desiquilibradores. Depois passamos a eliminar os levemente yin ou yang e comemos apenas alimentos que são neutros e equilibrados por si só. A nossa saúde depende muito do equilibrio energético do nosso corpo. Quando uma das energias é deficitária, ou excessiva, aparecem problemas de saúde. Os exemplos de alimentos que deste são dos primeiros do reino vegetal a tentar eliminar por estas razões. Mas se tens um livro sobre macrobiótica, tudo isto deve vir bem explicado.
patanhicas escreveu:
> É verdade que tomates, pimentos, batatas (a batata doce está incluída?) e
> paprica devem ser consumidos ocasionalmente e só se tiver uma boa saúde? Se
> sim porquê?
>
> Obrigada
Olá!
Essa crença de que não devemos comer muito desses legumes é porque são todos da família botânica das Solanáceas. Como certas partes das solanáceas são tóxicas, há quem diga que os legumes dessas plantas também podem ser um pouco tóxicas. É verdade que, se não me falha a memória, a flor da batata é letal, mas daí até o tubérculo ser tóxico... não sei... Eu pessoalmente, apesar de também ter lido isso, como os referidos legumes sem preocupações. Não sei se há algum fundamento nesse medo, mas a mim parece-me exagerado.
Beijinhos,
Liliana
(Por: Liliana)
Não me parece que a macrobiótica funcione com crenças. As ciências orientais em geral, observam o universo e o nosso corpo sob o ponto de vista energético, pois é neste plano que tudo tem origem e tudo acontece. A forma como se manifesta depois no plano físico é diversa, e depois as pessoas chamam nomes aleatórios às coisas. Solanáceas é apenas um nome que se põs num saco, e onde depois se enfiaram uma série de vegetais. O que as une no mesmo saco é o facto de conterem substancias narcóticas que são de evitar. Não sei o que o tabaco tem em comum com os tomates, mas toda a vida ouvi dizer que a batata dá sono. Se calhar dá, e porque dará? No contexto da macrobiótica, pois daí nasceu a pergunta da pataniscas:), é a qualidade da energia que os alimentos nos dão que interessa. Pois é a qualidade da energia no nosso corpo que determina o nosso estado de saúde física e mental. O equilibrio é fundamental. Quando olhamos para letras e palavrões vindos do latim como podemos saber onde está o equilibrio energético? A crença nos nomes postos em sacos é que me parece que não tem ajudado as pessoas.
> Olá!
> Essa crença de que não devemos comer muito desses legumes é porque são
> todos da família botânica das Solanáceas. Como certas partes das solanáceas
> são tóxicas, há quem diga que os legumes dessas plantas também podem ser um
> pouco tóxicas. É verdade que, se não me falha a memória, a flor da batata é
> letal, mas daí até o tubérculo ser tóxico... não sei... Eu pessoalmente,
> apesar de também ter lido isso, como os referidos legumes sem preocupações.
> Não sei se há algum fundamento nesse medo, mas a mim parece-me exagerado.
> Beijinhos,
> Liliana
> (Por: Liliana)
Olá!
Eu já reparei que algumas pessoas aqui têm um prisma um pouco diferente do meu, ou seja, eu vejo o lado científico e outras pessoas vêem o lado energético. Longe de mim crer ridicularizar as pessoas que acreditam nessas questões energéticas, mas quis mostrar à Pataniscas o lado científico da questão. Do lado científico as questões energéticas do ponto de vista místico não fazem sentido e os nomes em latim, ou os nomes das famílias botânicas, reflectem a posição evolutiva da planta e as características fisiológicas que as agrupam.
Cabe agora à Pataniscas decidir qual a vertente que mais se enquadra na sua personalidade.
Beijinhos.
(Por: Liliana)
Liliana,
Desde os tempos em que a Terra era plana e sustentada por uma grande tartaruga que as pessoas têm dificuldade em evoluir e entender que aquilo em que acreditavam com grande convicção afinal é tudo mentira. É um duro golpe. Falar em ver o lado cientifico e ver o lado energético é o primeiro pressuposto errado. Porque a verdadeira ciência é aquela que estuda o plano energético, que é a origem de todas as coisas. Por isso toda a ciência actual, ocidental, se concentra em estudar a estrutura energética de todas as coisas e do universo, e todos os ciêntistas afirmam que tudo é formado por energia mas em frequencias diferentes. Não quero dar uma aula de ciência moderna, mas quem quiser que leia livros actuais e abandone as crenças medievais sobre o mundo. A única coisa que faz sentido é a visão lúcida da verdadeira ciência, que vive de experiências e resultados observáveis, e não a pseudociência de Lineu e seus seguidores. Posso dividir o mundo em coisas castanhas e coisas verdes ou em coisas que se mexem e coisas que não se mexem, e depois? A Terra parece plana mas não é. Podes dizer que esta afirmação não faz sentido à luz da tua ciência, mas isso não muda a realidade. A evolução não é uma escolha. A evolução é uma inevitabilidade. Quem quiser ir à frente, vai. Quem quiser continuar a acreditar em tartarugas gigantes, tudo bem...
Olá!
> Eu já reparei que algumas pessoas aqui têm um prisma um pouco diferente do
> meu, ou seja, eu vejo o lado científico e outras pessoas vêem o lado
> energético. Longe de mim crer ridicularizar as pessoas que acreditam nessas
> questões energéticas, mas quis mostrar à Pataniscas o lado científico da
> questão. Do lado científico as questões energéticas do ponto de vista
> místico não fazem sentido e os nomes em latim, ou os nomes das famílias
> botânicas, reflectem a posição evolutiva da planta e as características
> fisiológicas que as agrupam.
> Cabe agora à Pataniscas decidir qual a vertente que mais se enquadra na
> sua personalidade.
> Beijinhos.
> (Por: Liliana)
Olá outra vez!
É claro que a verdadeira Ciência estuda a energia. Mas de que energia está a falar? Eu quando penso em energia, penso em energia química, termodinâmica, etc. É isso que tem em mente? Porque me parece que a energia de que está a falar é uma energia esotérica, que obviamente não é reconhecida pela verdadeira Ciência.
De que ciência medieval é que está a falar? A taxionomia actual não tem nada de medieval e qualquer cientista compreende a sua importância. Organizar o Mundo que nos rodeia é desde já é um aspecto tipicamente humano, e saber de onde vieram os seres vivos faz todo o sentido para os compreender na sua plenitude. E se estamos a falar de resultados observáveis, então como podemos pensar em dados que nunca foram estudados e reconhecidos pela Ciência moderna? E a pseudo ciência de Linneu? Não percebo onde quer chegar - é porque Linneu no seu tempo disse algumas coisas erradas? Claro que sim, o nível de conhecimento na altura era mais escasso, e no entanto isso não faz com que o Sr. não tenha sido um biólogo brilhante para a época e que de facto tenha dado contributos muitos importantes para a biologia moderna.
Quanto ao resto da mensagem que assume que a "minha ciência" está errada e a "sua ciência" é que é a verdadeira, parece-me uma posição bastante arrogante. Se calhar não fui clara o suficiente mas, apesar de eu ser completamente ateia, o que acabou por ser transparecido e que obviamente significa que é essa a minha posição, eu tentei ser o mais imparcial possível. Se me achou arrogante também, apresento desde já as minhas desculpas, porque não foi minha intenção. Tentei apresentar a minha posição sem a crer impôr e sem achar que as outras pessoas não são livres de terem outras posições.
No final de tudo, e penso que é isso que nos junta às duas (ou dois?) aqui neste site, o que importa é que as pessoas vivam justamente, seja com filosofias mais ou menos comprovadas.
Beijinhos.
(Por: Liliana)
Liliana,
Não tenho outro objectivo senão ter uma troca de palavras civilizada e que promova a continua busca pelo conhecimento. Temos provas suficientes do passado, de que o conhecimento é continuo, e muito do que pensamos que agora é verdade, no futuro será demonstrado que não é. Só as nossas experiências são verdadeiras, e mesmo estas podem derivar de percepções erradas e de enganos dos nossos sentidos, pois estes têm os seus limites. Como disse, dividir as coisas por cores, formas, comportamentos ou quaisquer outras coisas que os nossos sentidos percebem, é uma coisa natural ao ser humano, mas obviamente que não é conhecimento. É apenas chamar nomes às coisas e isso não implica que saibamos alguma coisa sobre elas. Muitas pessoas decoram muitas coisas e muitos nomes cientificos e pensam que são muito sábios porque memorizaram uma série de palavras inventadas. Conhecimento é outra coisa completamente diferente. Ou seja, não existe conhecimento algum verdadeiramente científico na taxonomia, mas apenas palavras. A energia de que eu falo, não é esotérica porque pode ser aprendida por todos os que quiserem aprender. A energia de que eu falo não é a energia grosseira estudada por essas disciplinas de que falaste e por muitas outras no ramo das engenharias. Essas disciplinas da engenharia são medievais e continuam a estudar-se só porque são uteis para contruir ou fabricar algumas coisas simples neste mundo. A energia de que eu falo é a energia que existe, sempre existiu, que está presente em todas as coisas apesar dos nossos sentidos não a detectarem, da mesma forma que os nossos sentidos não detectam radiofrequências, micro-ondas, raios X, microorganismos etc. O primeiro homem a afirmar que existiam microorganismos invisiveis que entravam no nosso corpo e nos provocavam doenças, foi ridicularizado e pribido de ensinar na faculdade onde trabalhava. Isto sempre aconteceu e continua a acontecer na nossa sociedade. Faz parte do processo, mas não tem qualquer efeito na evolução, pois como disse, esta é imparável. A ciência actual já estuda e explica a existência desta energia que já é falada há milhares de anos por grandes mestres, com inteligências invulgaríssimas, mas que a ciência grosseira e mecânica sempre negou porque não a conseguia ver com os seus aparelhos também grosseiros. Hoje tudo está a mudar. É preciso nós acompanharmos a evolução e aprender o mais possível sobre nós e sobre o mundo. Podes ser ateia à vontade. Os budistas também o são. Quando falo de energia falo de algo real, e falo da estrutura mais importante que existe e a que determina tudo o que acontece connosco e com o mundo. Tudo é feito de energia e obviamente que o nosso corpo também. Tudo o que nós precisamos para manter as nossas funções vitais em pleno é de energia. Não falo de coisa alguma que não esteja comprovada, pela comunidade cientifica e por mim próprio. Isto já está muito longo, mas depois terei todo o gosto em continuar a falar sobre este tema, se quiseres. Depois de escrever tudo isto, olhei para o que está em "assunto:" e desatei a rir. As conversas são assim :)
Olá!
Realmente ao que nos levou uma perguntinha sobre alimentos :p
Bem, eu continuo a não concordar consigo nem sobre a importância da taxionomia nem sobre o seu conceito de energia, mas também não vale a pena continuarmos a ateimar mais um com o outro sobre isso, porque tudo o que acrescentarmos já vai ser repetitivo.
Beijinhos veganos e até à próxima ;)
(Por: Liliana)
Obrigada pelas respostas. Sinceramente gostaria apenas de saber se haveria algum fundamento realmente forte para excluir estes alimentos, mas vejo que também se baseia em fundamentos de alimentação.
Eu também admiro muito as bases da macrobiótica, embora o siga propriamente (aliás adoro arroz integral), mas compreendo que cada pessoa terá que ajustar o regime alimentar ao seu próprio corpo, tendo noção de alguns princípios fundamentais.
Mais uma vez obrigada
(da Pataniscas, :P)
Boa tarde a todos.
Para descomprimir um pouco desta última discussão, faço uma questão ao fórum no sentido de poder aproveitar a vossa colaboração. Alguém conhece algum local/organização que faça "cursos" de iniciação à meditação.
Desde já obrigado
(Por: CoolZen)
O Centro de Reiki e Terapias Alternativas, vai iniciar em Setembro um novo curso de meditação que pretende conduzir os participantes até à prática da verdadeira meditação. Saiba tudo em http://centrodereiki.org
> Boa tarde a todos.
> Para descomprimir um pouco desta última discussão, faço uma questão ao
> fórum no sentido de poder aproveitar a vossa colaboração. Alguém conhece
> algum local/organização que faça "cursos" de iniciação à meditação.
> Desde já obrigado
> (Por: CoolZen)
Olá!
Brahma Kumaris faz cursos gratuitos de meditação Raja Yoga.
> Boa tarde a todos.
> Para descomprimir um pouco desta última discussão, faço uma questão ao
> fórum no sentido de poder aproveitar a vossa colaboração. Alguém conhece
> algum local/organização que faça "cursos" de iniciação à meditação.
> Desde já obrigado
> (Por: CoolZen)
(Por: foxval)
Boa tarde!
Desde esta mudança de tempo que sinto uma enorme comichão nos olhos, nariz e boca.
Deve ser alergia àquelas poeiras que caem das árvores e que me afectam bastante. Alguém sabe como poder tratar ou acalmar este mal-estar?
Obrigada
Olá
Tomar chá de camomila (biológico, sem açúcar, claro, e sem ser de saquetas) é muito bom para aliviar alergias.
Para a pele, ajuda o óleo de amêndoas doces puro--prunus dulcis (cuidado ao comprar porque muitas das marcas colocam parafina e outras substâncias para o diluirem). O da marca Fecofar é puro; há em farmácias em vários tamanhos, até de 1 litro.
Este artigo é muito bom: http://www.paulasoveral.net/receitas/alergiasaopolen.html
Talvez aqui também encontres conselhos úteis:
http://www.centrovegetariano.org/Article-533-Tratamentos%2BCaseiros.html
Olá!!!
Em que lojas de Lisboa posso encontrar à venda o Protector solar Yaoh - factor 30 ou 50?
Muito Obrigada pela atenção!!!
Isabel
Os produtos da Yaoh apenas encontra à venda na loja online do Centro Vegetariano.
Olá!
Alguém me sabe dizer onde se encontram à venda produtos em líquido para higiene íntima das marcas BIOBI e FAITH IN NATURE na cidade de lisboa?
Muito obrigada!!!
Isabel
isabelcorreia escreveu:
> Olá!
> Alguém me sabe dizer onde se encontram à venda produtos em líquido para
> higiene íntima das marcas BIOBI e FAITH IN NATURE na cidade de lisboa?
> Muito obrigada!!!
> Isabel
>
ha productos de higiene intima vgetarianos??? como e q e isso? nao levam gordura animal??? Nao comam carne!!!
(Por: luis)
A maioria dos produtos de higiene e cosmética têm ingredientes de origem animal e/ou são testados em animais. Os produtos em questão são veganos, isto é, sem qualquer ingrediente de origem animal e sem implicarem sofrimento animal no seu fabrico.
olá,
O da Biobi encontras nas lojas da Terra Pura
(Colombo, Amoreiras, Fórum Almada).
O da Faith in Nature provavelmente na Chávena
Azul, na Rua do Sol ao Rato.
Pode ver os Pontos de Venda da maioria dessas
marcas em
http://pt.efeitoverde.com/Page-20-Pontos%2Bde%2Bvenda.html
Bom dia!
Eu faço uma dieta vegana, e estou a tentar engravidar. Gostaria que me podessem ajudar, sobre alguns cuidados a ter com a alimentação durante a gravidez, se é necessario tomar suplementos, ou onde me posso informar sobre isso.
Atenciosamente,
Nao percisas de nenhum suplemento. os vegetais têm os nutrientes suficientes para 2 :)
come muito tofu q faz muito bem.
(Por: luis)
Em http://www.centrovegetariano.org/Article-341-M%25E9dicos%252C%2BNutricionistas%2Be%2Boutros%2BProfissionais.html encontras uma lista de nutricionistas e médicos que apoiam o vegetarianismo.
Aqui site também encontras muitos artigos relacionados com a gravidez e o vegetarianismo.
CatiaG escreveu:
> Bom dia!
> Eu faço uma dieta vegana, e estou a tentar engravidar. Gostaria que me
> podessem ajudar, sobre alguns cuidados a ter com a alimentação durante a
> gravidez, se é necessario tomar suplementos, ou onde me posso informar
> sobre isso.
>
> Atenciosamente,
>
Olá Catia,
O meu conselho é que procures fazer uma consulta de aconselhamento alimentar; para seres bem aconselhada, é necessário saber exactamente a tua Constituição, que tipo de alimentação fazes (pode ser vegana, mas ser incompleta), que idade tens e todo o teu historial anterior. Sabes que não há uma fórmula igual para todos.
De qq forma, se comeres refeições variadas e equilibradas, baseadas em cereais integrais, vegetais e leguminosas, terás uma alimentação equilibrada. E se queres mesmo ficar grávida, deves evitar todos os alimentos excessivamente Yin, tais como açúcar, sumos e bebidas em excesso, excesso de fruta.
(Por: Paula Soveral)
> CatiaG escreveu:
> > Bom dia!
> > Eu faço uma dieta vegana, e estou a tentar engravidar. Gostaria que me
> > podessem ajudar, sobre alguns cuidados a ter com a alimentação durante
> a
> > gravidez, se é necessario tomar suplementos, ou onde me posso informar
> > sobre isso.
> >
> > Atenciosamente,
> >
>
> Olá Catia,
> O meu conselho é que procures fazer uma consulta de aconselhamento
> alimentar; para seres bem aconselhada, é necessário saber exactamente a tua
> Constituição, que tipo de alimentação fazes (pode ser vegana, mas ser
> incompleta), que idade tens e todo o teu historial anterior. Sabes que não
> há uma fórmula igual para todos.
> De qq forma, se comeres refeições variadas e equilibradas, baseadas em
> cereais integrais, vegetais e leguminosas, terás uma alimentação
> equilibrada. E se queres mesmo ficar grávida, deves evitar todos os
> alimentos excessivamente Yin, tais como açúcar, sumos e bebidas em excesso,
> excesso de fruta.
> (Por: Paula Soveral)
Obrigada :o)
Recomendas alguns local em especial para esse acompanhamento alimentar?
CatiaG escreveu:
> > CatiaG escreveu:
> > > Bom dia!
> > > Eu faço uma dieta vegana, e estou a tentar engravidar. Gostaria que
> me
> > > podessem ajudar, sobre alguns cuidados a ter com a alimentação
> durante
> > a
> > > gravidez, se é necessario tomar suplementos, ou onde me posso
> informar
> > > sobre isso.
> > >
> > > Atenciosamente,
> > >
> >
> > Olá Catia,
> > O meu conselho é que procures fazer uma consulta de aconselhamento
> > alimentar; para seres bem aconselhada, é necessário saber exactamente a
> tua
> > Constituição, que tipo de alimentação fazes (pode ser vegana, mas ser
> > incompleta), que idade tens e todo o teu historial anterior. Sabes que
> não
> > há uma fórmula igual para todos.
> > De qq forma, se comeres refeições variadas e equilibradas, baseadas em
> > cereais integrais, vegetais e leguminosas, terás uma alimentação
> > equilibrada. E se queres mesmo ficar grávida, deves evitar todos os
> > alimentos excessivamente Yin, tais como açúcar, sumos e bebidas em
> excesso,
> > excesso de fruta.
> > (Por: Paula Soveral)
>
>
> Obrigada :o)
>
> Recomendas alguns local em especial para esse acompanhamento alimentar?
Olá Cátia, Não sei em que zona do país vives?
Eu própria faço esse tipo de consulta. O meu gabinete é em Lisboa.
(Por: Paula Soveral)
sou vegana e estou gravida!
ola!
[Por: keltsteph @ 2010-09-29, 11:33 | Responder | Imprimir ]sou vegetariana ha 7 anos e ha 5 anos vegana, ha pouco mais de um mes engravidei, e fiquei um pouco perdida na alimentaçao. Na verdade sentia-me de inicio bastante fraca(mesmo antes de saber que estava gravida) estava um multivitaminico natural bastante completo, entao decidi desistir do veganismo voltando a comer peixe, (decisao muito dificil)...mas ai encontrei um problema lol, comi durante 3 dias (almoço e jantar)e comecei so pensar com vontade de vomitar, resultado...voltei a ser vegana!o mesmo se passou com o queijo, ha poucos dias, mas isso so bastou comer uma pizza e agora so pensar me da vomitos...resultado: NUNCA mais deixo de ser vegana! Mas agora estou perdida porque preciso de suplementos, tais como Omegas e Calcio, (pois Ferro, B12, etc...ja estou com um suplemento apto para gravidas da farmacia. nao sei o que tomar pois nas ervanarias dizem-me "Vai aconselhar-te com o teu medico" e nas farmacias "Aqui nao tenho nenhum suplemento de calcio, espera pela consulta do medico"...a consulta do medico so daqui a um mes, graças à lentidao dos serviços de saude do algarve! Se houver alguem que me saiba dizer algum suplemento de Calcio e de Omegas, força!pois eu nem de tudo consigo comer que tenha bastante calcio como couve crua por ex, pois estou na fase chata da gravidez em que muita coisa me da vomitos!
Categoria: Saúde
Re: sou vegana e estou gravida!
Olá Viva,
[Por: dasnevesmendes @ 2010-10-22, 17:42 | Responder | Imprimir ]Eu nao estou grávida, o meu regime é fundamentalmente macrobiótico, não como nada de origem animal, nem uso, dou preferência aos cereais integrais e frescos biológicos. Faço
tambem, pelo menos uma refeiçao crua, com sementes germinadas, por dia.
Ha muito que me interesso pela alimentaçao saudável na gravidez, mas existe uma lacuna brutal em termos de formaçao de nutricionistas, e de livros. A única que eu conheço que se está a debruçar sobre isso é a Conceiçao Trucom, química, que vai lançar ainda este ano um livro sobre a alimentação das crianças (e também falar sobre a
alimentação na gravidez).
Ela tem artigos muito bons, com receitas e tudo:
http://www.docelimao.com.br/site/
O que eu fui conseguindo compilar sobre o cálcio, ómegas
e outros nutrientes essenciais.
Antes de começar deixa-me só referir que para o cálcio ser absorvido precisas de ter vitamina D presente no teu organimo, pois eles actuam emconjunto. A vitamina D produz-se naturalmente através da reacção química da luz solar com a gordura da nossa pele, portanto precisamos de
apanhar Sol, mas nada que nos ponha em perigo. E apanhar Sol não é só na cara, é no corpo também.
Isto é algo dificil de conseguir, mesmo nós vivendo num país com tanto Sol... mas trabalhamos dentro de 4 paredes. A falta de vitamina D está associada a um número grande de doenças, e é factor preocupante durante o inverno.
És boa no Inglês?
se sim, podes ler aqui mais um pouco sobre a vitamina D:
http://www.drbenkim.com/vitamin-d-facts.htm
Existem mais artigos sobre a vitamina D neste website.
Cálcio: naturalmente tens as algas, todos os
vegetais de folha verde escura, nozes (algumas),
sésamo e amêndoas (acho que também são um fonte de cálcio, mas corrijam-me se estiver enganada, por favor.).
Deixo-te alguns links onde poderás informar-te um
pouco sobre estes alimentos:
http://www.drbenkim.com/nutrient-calcium.html
http://alimentacaoviva.blogspot.com/2010/10/algas-mesa-fonte-de-saude.html
http://www.drbenkim.com/recipestahinidressing.html
http://www.drbenkim.com/almond-milk-recipe.htm
(as amêndoas devem estar demolhadas)
http://alimentacaoviva.blogspot.com/2010/10/bagas-goji.html
Os vegetais de folha verde escura, deves variar o mais possível e devem ser levemente cozidos (de preferência a vapor e devem estar ainda crocantes no final), mas o melhor é mesmo comê-los crus, em sumos e em batidos. Crus, dá preferência aos biológicos e lava-os muito bem.
Para isso basta teres uma máquina de sumos
pequena, que ronda os 20 Euros no Continente e/ou, o melhor mesmo é um liquidificador (que ronda também os 25 Euros),
e um passador.
Foram estes os items que tive que adquirir.
As sementes germinadas, batidas no liquidificador
com uma fruta ou até metade de 2 frutas: maçã,
pêra, manga do algarve (tão boa, tão boa!), pêssego, diospiro, melão,banana, etc, etc, dão uma óptima mousse e um
excelente pequeno-almoço.
Quando não uso as sementes de linhaça germinadas(ricas no ómegas,consumo todos os dias! as minhas dores mentruais
quase desapareceram, sementinhas Divinas!), coloco-as moídas na mousse de sementes e fruta.
Faço muitas vezes isto para o meu pequeno-almoço.
Aqui um exemplo que segui:
http://amocomidaviva.blogspot.com/2009/07/o-meu-pequeno-almoco-hoje.html
http://amocomidaviva.blogspot.com/
No website da Conceição Trucom, no Doce Limão, tem
lá uma secção de receitas, dá uma olhadela no suco
de Luz do Sol. E no suco verde, só com vegetais
verdes, de folhas verde escura.
Eu tenho aqui um pdf que me enviaram gratuitamente
quando me registei para receber a newsletter
deles, sobre a Alimentação Crua e Viva, com muitas
receitas, inclusive como fazer o leite de sésamo,
que é tão rico em cálcio. Quero enviar-te o pdf,
mas aqui o site não deixa em anexar documentos. Estás à vontade para me enviar um email.
As algas requerem mais tratamento, mas não é
difícil. O Luís Guerreiro, do website Alimentação viva dá
worshops sobre como cozinhar com algas, e ele está
aí no Algarve, podes entrar em contacto com ele para ver se ele te pode orientar.
Os macrobióticos usam muito as algas na comida,
por exemplo, demolhar um tira de alga kombu em 30 minutos em água fria e colocar a cozer com a sopa, no caldo da sopa.
A sopa de miso, por exemplo, é feita com alga kombu, o caldo da sopa é a água de cozedura da alga (e depois junta-se o miso).
Exemplo de uma sopa japonesa que eu adoro, embora
faça a versão mais simples da mesma:
http://marcsala.blogspot.com/2007/01/japanese-noodle-soup.html
Há quem as triture até obter um pó e misture no
sumos e purés de fruta. Mas iso eu nunca fiz, nem estou ao corrente de como fazer e em que condições.
Outra informação que pode ser uma grande ajuda é
que existe um Doula, a Sofia Costa que sabe da alimentação vegetariana para grávidas e para bébes, embora tu sejas vegan, mas ela pode ter informações que te possam ajudar nesta percurso tão bonito que é estar grávida!
http://maternidadenatural.blogspot.com/
http://gravidasemforma.blogspot.com/2010/09/1-encontro-sobre-maternidade-natural-25.html
Desejo muito que esta informação te ajude, e/ou te oriente.
Boa sorte, e muita saúde e Paz!
Susana.
keltsteph escreveu:
> ola!
> sou vegetariana ha 7 anos e ha 5 anos vegana, ha pouco mais de um mes
> engravidei, e fiquei um pouco perdida na alimentaçao. Na verdade sentia-me
> de inicio bastante fraca(mesmo antes de saber que estava gravida) estava um
> multivitaminico natural bastante completo, entao decidi desistir do
> veganismo voltando a comer peixe, (decisao muito dificil)...mas ai
> encontrei um problema lol, comi durante 3 dias (almoço e jantar)e comecei
> so pensar com vontade de vomitar, resultado...voltei a ser vegana!o mesmo
> se passou com o queijo, ha poucos dias, mas isso so bastou comer uma pizza
> e agora so pensar me da vomitos...resultado: NUNCA mais deixo de ser
> vegana! Mas agora estou perdida porque preciso de suplementos, tais como
> Omegas e Calcio, (pois Ferro, B12, etc...ja estou com um suplemento apto
> para gravidas da farmacia. nao sei o que tomar pois nas ervanarias dizem-me
> "Vai aconselhar-te com o teu medico" e nas farmacias "Aqui nao tenho nenhum
> suplemento de calcio, espera pela consulta do medico"...a consulta do
> medico so daqui a um mes, graças à lentidao dos serviços de saude do
> algarve! Se houver alguem que me saiba dizer algum suplemento de Calcio e
> de Omegas, força!pois eu nem de tudo consigo comer que tenha bastante
> calcio como couve crua por ex, pois estou na fase chata da gravidez em que
> muita coisa me da vomitos!
Categoria: Saúde
Re: sou vegana e estou gravida!
Mas assim que puderes aconselha-te com um nutricionista instruido e com experiência com mães veganas. Faz uma viagem se for necessário. Parabéns pela gravidez e pela escolha em manteres-te vegana. O mundo vai receber com muita alegria mais uma criança sã. Tudo de bom.
[Por: gnanaatman @ 2010-09-29, 13:43 | Responder | Imprimir ]Categoria: Saúde
Re: sou vegana e estou gravida!
Olá,
[Por: @ 2010-09-29, 11:59 | Responder | Imprimir ]tens aqui muitos suplementos veganos que podes tomar, n precisas de ir à farmácia:
http://www.centrovegetariano.org/loja/Cat-17-Suplementos.html
(Por: Sónia Cruz)
Categoria: Saúde
Re: sou vegana e estou gravida!
obrigada pelos concelhos!=) em relaçao aos suplementos, o de omegas é muito interessante, quando as finanças melhorarem encomendo! mas as minhas duvidas é o de calcio que o CV tem ca, pois nao especifica se realmente estará apto a gravidas. Receio que os medicos sao na maioria ignorantes e nao me vao apoiar na alimentação. Ca no algarve é impossivel encontrar algum medico que apoie o veganismo, acho que infelizmente vou ter de contar comigo para arranjar a informaçao toda que preciso, pois tambem nao tenho possibilidades financeiras para me deslocar a uma consulta onde ha medicos instruidos. Vamos ver se a internet e os livrinhos que tenho em casa me dao uma ajuda =)
[Por: keltsteph @ 2010-09-30, 09:20 | Responder | Imprimir ]Categoria: Saúde
Re: sou vegana e estou gravida!
Olá, novamente,
[Por: @ 2010-09-30, 12:21 | Responder | Imprimir ]eu sou mãe há 5 anos, vegetariana (não vegana mas para lá caminho) e nas vezes em que me dirigi aos médicos ou outros profissionais de saúde (convencional) foi inevitavelmente para me chatear ou, no mínimo, para sair de lá desapontada e com as mesmas dúvidas.
Tomo os suplementos do CV e nunca tive problemas, embora quando estivesse grávida ainda não os tomasse. No entanto, com franqueza, prefiro mil vezes os veganos aos da farmácia porque os da farmácia, além de terem ingredientes de origem animal e serem testados em animais, estão carregados de químicos e sabemos lá exactamente mais o quê.
Em princípio, e de acordo com os rótulos dos suplementos da Veganicity, que são os que o CV vende, são adequados a todos, e nestas coisas os ingleses (estes suplementos são fabricados no Reino Unido) são bastante cuidadosos e quando dizem que são adequados a todos é porque devem ser mesmo.
Para ficares mais descansada, também dou ao meu filhote os mesmos suplementos (embora metade da dose de adulto) e ele está perfeitamente saudável.
Se tiveres mais dúvidas, não hesites em perguntar!
(Por: Sónia Cruz)
Categoria: Saúde