Olá
Eu faço um seitan que fica muito bom:
250 g de farinha de glúten
50 g de farinha de trigo ou de centeio integral
300 ml de água
molho de soja à vontade
Misturas tudo muito bem com os dedos para evitar grumos e incorporar > bem. O ideial é até colocar todos os ingredientes na > máquina de fazer pão/panificadora e seleccionar o programa de > mexer massa ("Dough" em Inglês). Vais obter uma massa elástica > que não se cola ao recipiente. Pões água ao lume > temperada com pimenta preta ou outras especiarias (noz-moscada, gengibre > etc.), 1 dente de alho e ervas aromáticas a teu gosto (eu uso salsa, > alecrim, aipo, etc.). O "segredo" é cozinhar em lume muito brando, > mas a ferver. Ou seja, tens que conseguir estabilizar a fervura da > água em lume baixo com a panela tapada. Pões lá o > seitan durante cerca de uma hora. Se colocarem em lume forte coze por fora > e fica cru por dentro. Antes de acabar de cozinhar eu gosto de o cortar em > fatias para cozer melhor por dentro, mas isto já perto do fim > senão, ao cortares desmancha-se. Já tem que estar > sólido por fora. Depois é só deixar arrefecer e usar > em estufados, grelhados, assados, picados, etc. Bom apetite!!
Podem juntar-se sementes ou algas em pequenos pedaços > aquando da confecção do seitan.