boa tarde a todos, eu venho por este meio não só falar sobre um tema muito problematico como tb fazer um desabafo.eu e o meu marido somos veganos à 4 anos,temos uma filha de 10 anos que entretanto tem feito em casa uma alimentação vegetariana em casa, mas na escola ainda n se sentia preparada, mas este ano tomou a decisão de n mais praticar na escola a alimentação omnivora, mas foram aí que surgiram os problemas pois não só n é permitido aquecer comida levada de casa como é proíbido comer no refeitorio outro tipo de comida que não seja a da escola! ora isto veio abalar os ideais da minha filha que se sente triste e desmotivada c a situação e nem eu nem o meu marido temos vida para a ir levar e buscar a casa para almoçar.. o que eu gostava de saber é se isto é mesmo como a escola diz, onde está a liberdade? agradeço desde já as respostas. patrícia gouveia
Julgo que pode tentar pedir uma autorização especial à Direcção Regional da sua zona. Talvez seja mais fácil eles autorizarem que a escola apresente um prato alternativo do que a criança levar comida exterior à escola.
também pode reclamar para os contactos que a seguir lhe dou, para que, cada vez mais, os nossos governantes estejam atentos para estas situações.
Ministra da Educação:
Maria de Lurdes Rodrigues
Chefe do Gabinete: Maria José Morgado
Morada: Av. 5 de Outubro, 107, 1069-018 Lisboa
Tel.: 217 811 800
Fax: 217 811 835
Correio electrónico: gme@me.gov.pt
muito obrigada pelas respostas :)
trago boas noticias, depois de muito falar na escola obtive ajuda da directora de turma da minha filha, que apesar de não vegetariana, já é uma pessoa sensibilizada para certas causas e que entende perfeitamente os motivos que nos levam a adoptar uma vida vegana/vegetariana. foi então conseguida uma autorização especial para a minha filha poder levar o almoço e almoçar na escola, não no refeitorio mas no buffet. fico então aliviada por esta questão ter sido solucionada e acabar em bem, espero determinadamente que o proximo passo seja uma opção vegetariana nas escolas publicas portuguesas a fim de evitar tanta burocracia e n excluir as crianças umas das outras apenas porque são sensibilizadas para certas causas e excluem da sua vida a crueldade. Até porque o convivio entre crianças veg's e omnivoras suscita o interesse pela comida "diferente" colorida,variada e aromática, levando ao dialogo sobre o tema, sobre habitos em casa, etc
aproveitei também o facto de ter havido um lanche de convivio entre alunos e pais na escola para contribuir com um bolo de chocolate vegano e leite de soja com morango e chocolate e mais uma vez divulgar o vegetarianismo como a alternativa mais ética,ambiental e saudavel; e também mostrar que os veg's não têm de ser pessoas isoladas e que podem perfeitamente conviverem em harmonia.
muito obrigada uma vez mais!
saudações veganas
escolas publicas
boa tarde a todos, eu venho por este meio não só falar sobre um tema muito problematico como tb fazer um desabafo.eu e o meu marido somos veganos à 4 anos,temos uma filha de 10 anos que entretanto tem feito em casa uma alimentação vegetariana em casa, mas na escola ainda n se sentia preparada, mas este ano tomou a decisão de n mais praticar na escola a alimentação omnivora, mas foram aí que surgiram os problemas pois não só n é permitido aquecer comida levada de casa como é proíbido comer no refeitorio outro tipo de comida que não seja a da escola! ora isto veio abalar os ideais da minha filha que se sente triste e desmotivada c a situação e nem eu nem o meu marido temos vida para a ir levar e buscar a casa para almoçar.. o que eu gostava de saber é se isto é mesmo como a escola diz, onde está a liberdade? agradeço desde já as respostas. patrícia gouveia
[Por: patriciarg @ 2008-09-16, 20:33 | Responder | Imprimir ]Categoria: Diversos
Re: escolas publicas
Julgo que pode tentar pedir uma autorização especial à Direcção Regional da sua zona. Talvez seja mais fácil eles autorizarem que a escola apresente um prato alternativo do que a criança levar comida exterior à escola.
[Por: cris @ 2008-09-17, 12:43 | Responder | Imprimir ]Categoria: Diversos
Olá,
[Por: @ 2008-09-17, 15:16 | Responder | Imprimir ]também pode reclamar para os contactos que a seguir lhe dou, para que, cada vez mais, os nossos governantes estejam atentos para estas situações.
Ministra da Educação:
Maria de Lurdes Rodrigues
Chefe do Gabinete: Maria José Morgado
Morada: Av. 5 de Outubro, 107, 1069-018 Lisboa
Tel.: 217 811 800
Fax: 217 811 835
Correio electrónico: gme@me.gov.pt
Portal do governo:
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/GC17/Ministerios/ME/
Presidência da República (página escreva ao Presidente):
http://www.presidencia.pt/?action=3
(Por: Sónia Cruz)
Categoria: Diversos
muito obrigada pelas respostas :)
[Por: patriciarg @ 2008-09-18, 18:44 | Responder | Imprimir ]trago boas noticias, depois de muito falar na escola obtive ajuda da directora de turma da minha filha, que apesar de não vegetariana, já é uma pessoa sensibilizada para certas causas e que entende perfeitamente os motivos que nos levam a adoptar uma vida vegana/vegetariana. foi então conseguida uma autorização especial para a minha filha poder levar o almoço e almoçar na escola, não no refeitorio mas no buffet. fico então aliviada por esta questão ter sido solucionada e acabar em bem, espero determinadamente que o proximo passo seja uma opção vegetariana nas escolas publicas portuguesas a fim de evitar tanta burocracia e n excluir as crianças umas das outras apenas porque são sensibilizadas para certas causas e excluem da sua vida a crueldade. Até porque o convivio entre crianças veg's e omnivoras suscita o interesse pela comida "diferente" colorida,variada e aromática, levando ao dialogo sobre o tema, sobre habitos em casa, etc
aproveitei também o facto de ter havido um lanche de convivio entre alunos e pais na escola para contribuir com um bolo de chocolate vegano e leite de soja com morango e chocolate e mais uma vez divulgar o vegetarianismo como a alternativa mais ética,ambiental e saudavel; e também mostrar que os veg's não têm de ser pessoas isoladas e que podem perfeitamente conviverem em harmonia.
muito obrigada uma vez mais!
saudações veganas
Categoria: Diversos