Fórum do Centro Vegetariano
Bem-vind@ Visitante! Administradores

Bem-vind@ Visitante! 
Administradores Login Tópicos
AlimentaçãoAmbienteAnimaisCentro VegetarianoDiversosSaúde
Páginas
Destaque
Alimentação Infantil

Olá.

Minha dúvida é em relação às crianças: tenho duas filhas, de 2 e 4 anos e recentemente adotei uma alimentação vegetariana - tenho intolerância ao leite e por isso tive certa facilidade.
Posso estender a dieta vegetariana a toda a família? Existe algum prejuízo à saúde das crianças se não consumirem proteína animal? Posso dar a elas somente ovos?
obrigada

Vania
(Por: Vania Maria Batista)

[Por: @ 2009-10-14, 21:59 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Saúde

Re: Alimentação Infantil

Olá,

a dieta vegetariana é perfeitamente equilibrada para toda a famíla e em qualquer fase da vida, desde a gravidez à 3ª idade.

Tenho um filho de 4 anos, vegetariano desde que nasceu, e aos poucos tenho estendido o vegetarianismo à restante família e todos estamos bem, melhor da saúde do que quando comíamos carne.

Sugiro-te variedade no que comes; comer muito do mesmo nunca é bom.

Uma alimentação, vegetariana ou não, deve ser variada, equilibrada, colorida. Vais ver que vais descobrir novas cores e sabores na tua comida que nunca tinhas imaginado serem tão bons!

Alimenta-te o mais possível com vegetais e frutas crus; com frutos secos (pinhões, amêndoas, amendoins, nozes,avelãs, tâmaras, figos secos, etc); cereais, de preferência integrais (arroz, aveia, centeio, boulgour, quinoa, massas, etc); e leguminosas (feijões, grãos, lentilhas, ervilhas, etc) e sementes (sésamo, linhaça, papoila, etc); reduzindo as coisas refinadas (brancas) e os açúcares, sendo sempre preferível usar coisas não refinadas/integrais.

Em relação às crianças, evita os chocolates de cacau, já que o chocolate tem cafeína; podes comprar chocolate de alfarroba, se lhes quiseres dar uma gulodice dessas, por exemplo. Também há gelados veganos (à base de soja ou só de frutas) à venda nos supermercados.

Podes também tu pôr em prática as receitas aqui do CV, acho até mais fácil cozinhar desde que sou vegetariana, dá menos trabalho! ;o)

Aqui te deixo uns links do CV para te informares melhor:

Sobre alimentação infantil:

http://www.centrovegetariano.org/Cat-34-Sa%25FAde%2Binfantil.html

Nutricionistas/Opinião de nutricionistas:

http://www.centrovegetariano.org/index.php

[Por: soniacorreiacruz @ 2009-12-09, 13:57 | Responder | Imprimir ]

Julgo que em casos de crianças o vegetarianismo, é muito mau.
É uma idade critica em que estão a crescer... precisam de muito mais do que a alimentação vegetariana pode dar!!

[Por: antivegetariano @ 2009-12-09, 00:19 | Responder | Imprimir ]

antivegetariano escreveu:
> Julgo que em casos de crianças o vegetarianismo, é muito mau.
> É uma idade critica em que estão a crescer... precisam de muito mais do
> que a alimentação vegetariana pode dar!!
antivegetariano este teu comentário é incompreensivel, mas como o teu nome indica, és antivegetariano, logo a imparcialidade não é uma das tuas virtudes! eu aceito que não gostes do conceito e/ou ideologia vegetariana ou vegana, mas ao opinares sobre um assunto tão sério, deverias pelo menos ter uma base sustentável, não escreveres por escrever! da minha parte, como todas as pessoas, são bem vindas a este fórum, independentemente da sua filosofia de vida, mas para opinares sobre algo que não conheces, ou não o fazes, ou informa-te adequadamente, pois a tua opinião é desprovida de qualquer sentido, pois neste site tens diversos textos de pessoas especializadas que garantem, que qualquer alimentação, desde que seja diversificada e cuidada, independentemente da idade, pode ser praticada, logo a vegetariana e vegana estão incluidas.
Cumprimentos a todos, vegetarianos e não vegetarianos
(Por: Fernando)

[Por: @ 2009-12-09, 16:54 | Responder | Imprimir ]

Olá

Parabéns pela decisão de te tornares vegetariana! Sim, claro uma dieta vegetariana é adequada às crianças, bem como adultos e idosos. A proteína vegetal é muito mais saudável do que a proteína animal. Ela pode ser encontrada no tofu, na soja, no feijão, no glúten de trigo (seitan), frutos secos, etc. Aqui podes ver receitas para crianças: http://www.centrovegetariano.org/receitas/Cat-166-Receitas%2Bpara%2BBeb%25E9s%252FCrian%25E7as.html

Sucesso!

[Por: anasoares @ 2009-10-15, 01:16 | Responder | Imprimir ]

anasoares escreveu:
> Olá
>
> Parabéns pela decisão de te tornares vegetariana! Sim, claro uma dieta
> vegetariana é adequada às crianças, bem como adultos e idosos. A proteína
> vegetal é muito mais saudável do que a proteína animal. Ela pode ser
> encontrada no tofu, na soja, no feijão, no glúten de trigo (seitan), frutos
> secos, etc. Aqui podes ver receitas para crianças:
> http://www.centrovegetariano.org/receitas/Cat-166-Receitas%2Bpara%2BBeb%25E9s%252FCrian%25E7as.html
>
> Sucesso!

Obrigada, Ana.

Mas minha filha mais velha é celíaca e não poderá fazer uso de glúten, já que qualquer quantidade, por mínima que seja, será muito prejudicial a ela.
Além do trigo aveia, cevada, malte, centeio também estão proibidos. Existe algo que possa substituir a aveia, por exemplo?
Obrigada
(Por: Vania Maria Batista)

[Por: @ 2009-10-15, 20:36 | Responder | Imprimir ]

Existem farinhas indicadas para celíacos. Pode usar farinha de soja, de quinoa, de arroz sem glúten.

Neste caso, também não deve usar seitan, pois tem glúten.
E varie a alimentação, só ovos como fonte de proteína não é aconselhável.

[Por: cris @ 2009-10-15, 23:54 | Responder | Imprimir ]

olá!
tenho um filho com 4 anos que sempre foi vegan (começou a comer +- 8 meses e mamou até 2 anos). sempre foi saudável. nunca fizemos comida especial para ele. penso que o importante é a alimentação variada. nós usamos produtos biológicos, integrais e algas; e claro fruta e legumes (que sendo cozidos são a vapor).
espero ter ajudado.
um abraço

Rita
(Por: Rita Bernardino)

[Por: @ 2009-10-16, 12:06 | Responder | Imprimir ]

https://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?&message_id=1948