Duas dúvidas: Vegetarianismo e Desporto; Vegetarianismo e Emagrecimento
Boa Tarde *
O meu nome é Diana, e gostaria de esclarecer uma dúvida:
- O facto se uma pessoa ser vegetariana pode interferir com a pratica de desporto? (Sendo que as fibras e proteinas animais são muito importantes para o bom funcionamento dos músculos).
Tenho também, ainda, outra questão:
- A prática vegetariana contribui para uma melhor saúde, como é certo. Poderá ser considerada como dieta hipocalorica para a vida? (Ou seja, uma pessoa com excesso de peso, se se tornar vegetariana, pode emagrecer até ao peso normal, e manter-se nesse peso se não descurar da dieta implementada?)
Muito Obrigada pelas respostas =D
Diana Moura*
Re: Duas dúvidas: Vegetarianismo e Desporto; Vegetarianismo e Emagrecimento
Diana,
1) Há imensos casos de atletas famosos que são vegetarianos, basta fazeres uma busca na net. Se eliminares a proteína animal (sobretudo carne/peixe e lacticínios) terás menos toxinas no organismo. Logo, funcionará melhor. Os desportistas precisam de mais proteína que pessoas com uma vida sedentária, mas a proteína vegetal (leguminosas: lentilhas, feijões, grão, etc) é tão proteína como a animal. Até o arroz integral contém uma percentagem de proteína.
2) Uma dieta vegetariana EQUILIBRADA baseada em cereais integrais, vegetais e leguminosas nunca pode ser hipocalórica. Há vegetarianos obesos, porque comem muito mal, abusando dos fritos, das "farinhas de forno" (pão, bolachas, pastéis, etc), batatas fritas e muitas vezes dos lacticínios. De facto, em boa verdade, um verdadeiro vegetariano não deveria ingerir ovos nem lacticínios pois eles são apenas um prolongamento do animal, seja em termos éticos ou de saúde. A proteína animal (cujo excesso é responsável por causar doenças do sistema nervosos central) e a gordura animal estão presentes nos sub produtos animais da mesma forma que nos próprios animais.
Espero que optes por um regime alimentar à base de cereais integrais e vegetais e assim sendo não corres o risco de ficar gorda!
Diana29 escreveu:
> Boa Tarde *
> O meu nome é Diana, e gostaria de esclarecer uma dúvida:
> - O facto se uma pessoa ser vegetariana pode interferir com a pratica de
> desporto? (Sendo que as fibras e proteinas animais são muito importantes
> para o bom funcionamento dos músculos).
> Tenho também, ainda, outra questão:
> - A prática vegetariana contribui para uma melhor saúde, como é certo.
> Poderá ser considerada como dieta hipocalorica para a vida? (Ou seja, uma
> pessoa com excesso de peso, se se tornar vegetariana, pode emagrecer até ao
> peso normal, e manter-se nesse peso se não descurar da dieta
> implementada?)
> Muito Obrigada pelas respostas =D
> Diana Moura*
Diana
conheço pessoas vegetarianas/veganas que fizeram o curso universitário deslocando-se todos os dias de matosinhos para o porto de bicicleta; que jogaram e ainda jogam futebol; que no ano passado na meia maratona do porto entre a equipa da empresa, em mais de uma dezena de participantes, o vegetariano teve a melhor classificação.
eu faço exercício (aulas variadas de ginásio) há exactamente um ano, e tenho fôlego para tudo.
nunca fui gorda nem magra, mantendo-me relativamente igual antes ou depois de ser vegetariana/vegan. mas quando os 30 começaram a aproximar-se, como na maioria das mulheres, lá veio um aumento de peso que nunca mais consegui perder.
Não é que faça muito por isso verdade seja dita, gosto muito de dançar, nadar e levantar pesos mas também gosto de comer e cozinho num restaurante vegetariano o que dificulta um pouco as coisas!
Diana29 escreveu:
> Boa Tarde *
> implementada?)
> Diana Moura*
Olá Diana
--Sim, ser vegetariano interfere com a prática de desporto de forma positiva, tal como em tudo o resto na vida. Um organismo saudável livre de produtos de origem animal é muito mais saudável e vai dar muito mais rendimento nos esforços físicos e intelectuais. Há muitas fontes de proteína vegetal. Como já tem sido dito, apenas é necessário tomar um suplemento de vitamina B12 para quem não come absolutamente nenhum alimento de origem animal.
--Quanto à obesidade, excesso de peso, etc: qualquer dieta, omnívora ou vegetariana pode ser bem ou mal feita. Se uma pessoa só comer carne vai ficar doente, se só comer espinafres também. Ou seja, tem que se saber comer e ter sempre presente a pirâmide alimentar vegana/vegetariana (podes fazer download aqui-- http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-488-Folhetos%2BViva%2BMelhor%252C%2BViva%2BVegetariano%2B%2528100%2Bunid.%2529.html). Depende muito do organismo de cada um, mas sendo mais saudável, a dieta vegetariana pode equilibrar o organismo da pessoa. O excesso de peso não é apenas de origem alimentar, também existem factores genéticos contra os quais pouco podemos fazer. Decerto sabes de casos de pessoas que se fartam de comer e parecem palitos... outras esforçam-se por eliminar 1 kg que seja e andam anos nisso. Se não engordar já é uma vitória!
No meu caso, continuo a ter que lutar diariamente para não engordar; perder peso só com ajudas tais como xarope de seiva de ácer, mas o organismo habitua-se e há que experimentar outros produtos. Geralmente os nutricionistas não compreendem e partem sempre do princípio que o paciente mente quanto às quantidades que ingere. É muito frustrante. Não querem crer que certos metabolismos simplesmente acumulam e acumulam sem deitar fora o que deviam, apesar de caminhadas a passo rápido 2 h por dia, 2 litros de água e chá, refeições parcas a tempo e horas...
Boa noite a todos.
Alguém me pode informar onde é possivel realizar sessões de hidrocolonterapia na região do grande porto, ou no resto do território nacional?
Em clínicas de medicinas alternativas certamente que encontra sessões de hidrocolonterapia. No Porto deve encontrar várias, procure por exemplo nas páginas amarelas ou no google.
Duas dúvidas: Vegetarianismo e Desporto; Vegetarianismo e Emagrecimento
Boa Tarde *
[Por: 0 @ 2009-10-24, 17:47 | Responder | Imprimir ]O meu nome é Diana, e gostaria de esclarecer uma dúvida:
- O facto se uma pessoa ser vegetariana pode interferir com a pratica de desporto? (Sendo que as fibras e proteinas animais são muito importantes para o bom funcionamento dos músculos).
Tenho também, ainda, outra questão:
- A prática vegetariana contribui para uma melhor saúde, como é certo. Poderá ser considerada como dieta hipocalorica para a vida? (Ou seja, uma pessoa com excesso de peso, se se tornar vegetariana, pode emagrecer até ao peso normal, e manter-se nesse peso se não descurar da dieta implementada?)
Muito Obrigada pelas respostas =D
Diana Moura*
Categoria: Saúde
Aqui tens alguns artigos que te podem interessar sobre atletas/prática de desporto e vegetarianismo:
[Por: soniacorreiacruz @ 2009-12-09, 14:08 | Responder | Imprimir ]desporto e vegetarianosmo:
http://www.centrovegetariano.org/Article-189-Estudos%2Bsobre%2Batletas.html
Atletas vegetarianos:
http://www.centrovegetariano.org/Article-190-Desportistas%2Bvegetarianos.html
Desportistas vegetarianos famosos:
http://www.centrovegetariano.org/Article-268-Vegetarianos%2Bfamosos%253A%2Bmundo%2Bdo%2Bdesporto.html
Diana,
[Por: @ 2009-10-25, 02:29 | Responder | Imprimir ]1) Há imensos casos de atletas famosos que são vegetarianos, basta fazeres uma busca na net. Se eliminares a proteína animal (sobretudo carne/peixe e lacticínios) terás menos toxinas no organismo. Logo, funcionará melhor. Os desportistas precisam de mais proteína que pessoas com uma vida sedentária, mas a proteína vegetal (leguminosas: lentilhas, feijões, grão, etc) é tão proteína como a animal. Até o arroz integral contém uma percentagem de proteína.
2) Uma dieta vegetariana EQUILIBRADA baseada em cereais integrais, vegetais e leguminosas nunca pode ser hipocalórica. Há vegetarianos obesos, porque comem muito mal, abusando dos fritos, das "farinhas de forno" (pão, bolachas, pastéis, etc), batatas fritas e muitas vezes dos lacticínios. De facto, em boa verdade, um verdadeiro vegetariano não deveria ingerir ovos nem lacticínios pois eles são apenas um prolongamento do animal, seja em termos éticos ou de saúde. A proteína animal (cujo excesso é responsável por causar doenças do sistema nervosos central) e a gordura animal estão presentes nos sub produtos animais da mesma forma que nos próprios animais.
Espero que optes por um regime alimentar à base de cereais integrais e vegetais e assim sendo não corres o risco de ficar gorda!
Diana29 escreveu:
> Boa Tarde *
> implementada?)
> Diana Moura*
(Por: Paula Soveral)
Diana
[Por: @ 2009-10-24, 22:22 | Responder | Imprimir ]conheço pessoas vegetarianas/veganas que fizeram o curso universitário deslocando-se todos os dias de matosinhos para o porto de bicicleta; que jogaram e ainda jogam futebol; que no ano passado na meia maratona do porto entre a equipa da empresa, em mais de uma dezena de participantes, o vegetariano teve a melhor classificação.
eu faço exercício (aulas variadas de ginásio) há exactamente um ano, e tenho fôlego para tudo.
nunca fui gorda nem magra, mantendo-me relativamente igual antes ou depois de ser vegetariana/vegan. mas quando os 30 começaram a aproximar-se, como na maioria das mulheres, lá veio um aumento de peso que nunca mais consegui perder.
Não é que faça muito por isso verdade seja dita, gosto muito de dançar, nadar e levantar pesos mas também gosto de comer e cozinho num restaurante vegetariano o que dificulta um pouco as coisas!
Diana29 escreveu:
> Boa Tarde *
> implementada?)
> Diana Moura*
(Por: vera martins)
Olá Diana
[Por: anasoares @ 2009-10-24, 19:42 | Responder | Imprimir ]--Sim, ser vegetariano interfere com a prática de desporto de forma positiva, tal como em tudo o resto na vida. Um organismo saudável livre de produtos de origem animal é muito mais saudável e vai dar muito mais rendimento nos esforços físicos e intelectuais. Há muitas fontes de proteína vegetal. Como já tem sido dito, apenas é necessário tomar um suplemento de vitamina B12 para quem não come absolutamente nenhum alimento de origem animal.
--Quanto à obesidade, excesso de peso, etc: qualquer dieta, omnívora ou vegetariana pode ser bem ou mal feita. Se uma pessoa só comer carne vai ficar doente, se só comer espinafres também. Ou seja, tem que se saber comer e ter sempre presente a pirâmide alimentar vegana/vegetariana (podes fazer download aqui-- http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-488-Folhetos%2BViva%2BMelhor%252C%2BViva%2BVegetariano%2B%2528100%2Bunid.%2529.html). Depende muito do organismo de cada um, mas sendo mais saudável, a dieta vegetariana pode equilibrar o organismo da pessoa. O excesso de peso não é apenas de origem alimentar, também existem factores genéticos contra os quais pouco podemos fazer. Decerto sabes de casos de pessoas que se fartam de comer e parecem palitos... outras esforçam-se por eliminar 1 kg que seja e andam anos nisso. Se não engordar já é uma vitória!
No meu caso, continuo a ter que lutar diariamente para não engordar; perder peso só com ajudas tais como xarope de seiva de ácer, mas o organismo habitua-se e há que experimentar outros produtos. Geralmente os nutricionistas não compreendem e partem sempre do princípio que o paciente mente quanto às quantidades que ingere. É muito frustrante. Não querem crer que certos metabolismos simplesmente acumulam e acumulam sem deitar fora o que deviam, apesar de caminhadas a passo rápido 2 h por dia, 2 litros de água e chá, refeições parcas a tempo e horas...
Acho deves procurar alguém que entenda do assunto, como médico... pois é claro que há uma clara interferência.
[Por: antivegetariano @ 2009-12-09, 00:16 | Responder | Imprimir ]Categoria: Saúde
Hidrocolonterapia
Boa noite a todos.
[Por: Coolzen @ 2009-11-09, 17:12 | Responder | Imprimir ]Alguém me pode informar onde é possivel realizar sessões de hidrocolonterapia na região do grande porto, ou no resto do território nacional?
Cmpts
Re: Hidrocolonterapia
Em clínicas de medicinas alternativas certamente que encontra sessões de hidrocolonterapia. No Porto deve encontrar várias, procure por exemplo nas páginas amarelas ou no google.
[Por: cris @ 2009-11-09, 22:12 | Responder | Imprimir ]