Que lojas ou marcas (em Portugal) recomendam para comprar roupa não prejudicial aos animais. Eu já tenho o cuidado de verificar se não tem origem animal, mas seria mais simples e fácil de encontrar aquilo que quero se a loja possuir somente material desse género.
Obrigada
que eu conheça, não há nenhuma loja vegana de roupa em Portugal.
Realmente, acho que a melhor forma de veres se, pelo menos, os tecidos das roupas são veganos é pelas etiquetas, embora se fique sem saber se a marca x testa em animais ou explora animais de alguma forma, ou que usa ingredientes testados por outras empresas, ou mesmo se outros ingredientes serão veganos (p. ex. colas, tintas, estampagens, etc).
Há algumas marcas estrangeiras que têm alguns cuidados, como p ex. a H&M, Nike, Next, Hugo Boss, Nordstrom e North Face que dão preferência a lã que não seja proveniente de produtores que praticam o 'mulesing', comummente usada na Austrália e tão cruel para as ovelhas que são criadas para fornecerem lã.
Já globalmente é mais difícil dizer que marcas serão mais aproximadas do vegano; há que ponderar se damos preferência a ingredientes ou práticas não cruéis para com os animais (para não falar na exploração humana, mas esse é outro tema).
Podes ver aqui os tecidos que provêm de animais, para te dar uma pequena ajuda:
Embora o ideal fosse mesmo haver lojas veganas de roupa ou calçado, etc, (e espero que em breve lá chegaremos) pelo menos ao seres uma consumidora atenta e dando preferência p. ex. a produtos sintéticos, em detrimento dos de origem animal, estás a mandar uma mensagem aos comerciantes e produtores, que, com o tempo, irão certamente também dar preferência à comercialização/produção de mais desses produtos.
soniacorreiacruz escreveu:
> Olá,
>
> que eu conheça, não há nenhuma loja vegana de roupa em Portugal.
>
> Realmente, acho que a melhor forma de veres se, pelo menos, os tecidos das
> roupas são veganos é pelas etiquetas, embora se fique sem saber se a marca
> x testa em animais ou explora animais de alguma forma, ou que usa
> ingredientes testados por outras empresas, ou mesmo se outros ingredientes
> serão veganos (p. ex. colas, tintas, estampagens, etc).
>
> Há algumas marcas estrangeiras que têm alguns cuidados, como p ex. a H&M,
> Nike, Next, Hugo Boss, Nordstrom e North Face que dão preferência a lã que
> não seja proveniente de produtores que praticam o 'mulesing', comummente
> usada na Austrália e tão cruel para as ovelhas que são criadas para
> fornecerem lã.
>
> Já globalmente é mais difícil dizer que marcas serão mais aproximadas do
> vegano; há que ponderar se damos preferência a ingredientes ou práticas não
> cruéis para com os animais (para não falar na exploração humana, mas esse é
> outro tema).
>
> Podes ver aqui os tecidos que provêm de animais, para te dar uma pequena
> ajuda:
>
> http://www.centrovegetariano.org/Article-165-Roupas%253A%2Bsubst%25E2ncias%2Banimais%2Be%2Balternativas.html
>
> Quanto a sapatos, tens aqui no CV sapatos veganos:
>
> http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-476-Sapatos%2Bveganos.html
>
> Embora o ideal fosse mesmo haver lojas veganas de roupa ou calçado, etc,
> (e espero que em breve lá chegaremos) pelo menos ao seres uma consumidora
> atenta e dando preferência p. ex. a produtos sintéticos, em detrimento dos
> de origem animal, estás a mandar uma mensagem aos comerciantes e
> produtores, que, com o tempo, irão certamente também dar preferência à
> comercialização/produção de mais desses produtos.
>
>
E o grupo Inditex (Zara, Pull&Bear, etc) terá algum cuidado com isso?
Pessoalmente não confio nos grandes grupos económicos. A grande maioria visa apenas o lucro a qualquer custo. Ainda há poucos anos se denunciou o trabalho infantil no fabrico manual da sapatilhas da Nike.
Quando estes grupos demonstram preocupações ambientais, sociais, etc é apenas fachada, para disfarçar pois fiscalização não há, eles têm muito poder e o dinheiro fala, então há muitos subornos, muitas maneiras de parecerem idóneos.
Vestuário não cruel
Que lojas ou marcas (em Portugal) recomendam para comprar roupa não prejudicial aos animais. Eu já tenho o cuidado de verificar se não tem origem animal, mas seria mais simples e fácil de encontrar aquilo que quero se a loja possuir somente material desse género.
[Por: patanhicas @ 2009-12-06, 00:28 | Responder | Imprimir ]Obrigada
Categoria: Diversos
Re: Vestuário não cruel
Olá,
[Por: soniacorreiacruz @ 2009-12-06, 02:05 | Responder | Imprimir ]que eu conheça, não há nenhuma loja vegana de roupa em Portugal.
Realmente, acho que a melhor forma de veres se, pelo menos, os tecidos das roupas são veganos é pelas etiquetas, embora se fique sem saber se a marca x testa em animais ou explora animais de alguma forma, ou que usa ingredientes testados por outras empresas, ou mesmo se outros ingredientes serão veganos (p. ex. colas, tintas, estampagens, etc).
Há algumas marcas estrangeiras que têm alguns cuidados, como p ex. a H&M, Nike, Next, Hugo Boss, Nordstrom e North Face que dão preferência a lã que não seja proveniente de produtores que praticam o 'mulesing', comummente usada na Austrália e tão cruel para as ovelhas que são criadas para fornecerem lã.
Já globalmente é mais difícil dizer que marcas serão mais aproximadas do vegano; há que ponderar se damos preferência a ingredientes ou práticas não cruéis para com os animais (para não falar na exploração humana, mas esse é outro tema).
Podes ver aqui os tecidos que provêm de animais, para te dar uma pequena ajuda:
http://www.centrovegetariano.org/Article-165-Roupas%253A%2Bsubst%25E2ncias%2Banimais%2Be%2Balternativas.html
Quanto a sapatos, tens aqui no CV sapatos veganos:
http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-476-Sapatos%2Bveganos.html
Embora o ideal fosse mesmo haver lojas veganas de roupa ou calçado, etc, (e espero que em breve lá chegaremos) pelo menos ao seres uma consumidora atenta e dando preferência p. ex. a produtos sintéticos, em detrimento dos de origem animal, estás a mandar uma mensagem aos comerciantes e produtores, que, com o tempo, irão certamente também dar preferência à comercialização/produção de mais desses produtos.
soniacorreiacruz escreveu:
[Por: patanhicas @ 2009-12-06, 12:17 | Responder | Imprimir ]> Olá,
>
> que eu conheça, não há nenhuma loja vegana de roupa em Portugal.
>
> Realmente, acho que a melhor forma de veres se, pelo menos, os tecidos das
> roupas são veganos é pelas etiquetas, embora se fique sem saber se a marca
> x testa em animais ou explora animais de alguma forma, ou que usa
> ingredientes testados por outras empresas, ou mesmo se outros ingredientes
> serão veganos (p. ex. colas, tintas, estampagens, etc).
>
> Há algumas marcas estrangeiras que têm alguns cuidados, como p ex. a H&M,
> Nike, Next, Hugo Boss, Nordstrom e North Face que dão preferência a lã que
> não seja proveniente de produtores que praticam o 'mulesing', comummente
> usada na Austrália e tão cruel para as ovelhas que são criadas para
> fornecerem lã.
>
> Já globalmente é mais difícil dizer que marcas serão mais aproximadas do
> vegano; há que ponderar se damos preferência a ingredientes ou práticas não
> cruéis para com os animais (para não falar na exploração humana, mas esse é
> outro tema).
>
> Podes ver aqui os tecidos que provêm de animais, para te dar uma pequena
> ajuda:
>
> http://www.centrovegetariano.org/Article-165-Roupas%253A%2Bsubst%25E2ncias%2Banimais%2Be%2Balternativas.html
>
> Quanto a sapatos, tens aqui no CV sapatos veganos:
>
> http://www.centrovegetariano.org/loja/Product-476-Sapatos%2Bveganos.html
>
> Embora o ideal fosse mesmo haver lojas veganas de roupa ou calçado, etc,
> (e espero que em breve lá chegaremos) pelo menos ao seres uma consumidora
> atenta e dando preferência p. ex. a produtos sintéticos, em detrimento dos
> de origem animal, estás a mandar uma mensagem aos comerciantes e
> produtores, que, com o tempo, irão certamente também dar preferência à
> comercialização/produção de mais desses produtos.
>
>
E o grupo Inditex (Zara, Pull&Bear, etc) terá algum cuidado com isso?
Obrigada
Pessoalmente não confio nos grandes grupos económicos. A grande maioria visa apenas o lucro a qualquer custo. Ainda há poucos anos se denunciou o trabalho infantil no fabrico manual da sapatilhas da Nike.
[Por: anasoares @ 2009-12-06, 13:01 | Responder | Imprimir ]Quando estes grupos demonstram preocupações ambientais, sociais, etc é apenas fachada, para disfarçar pois fiscalização não há, eles têm muito poder e o dinheiro fala, então há muitos subornos, muitas maneiras de parecerem idóneos.