Eu tornei-me vegetariana a Maio de 2008 (e gradualmente tornei-me vegan)e até hoje comi poucos hamburgueres de tofu que gostasse lol não sei exactamente que hamburguer comeste mas eu acho aqueles hamburgueres embalados intragáveis, tipo os da Cemporcento e alguns do Celeiro. Por outro lado acho que uns hamburgueres que às vezes existem no Modelo e companhia (não sei o nome porque só experimentei uma vez, são caros) até são comestíveis, assim como alguns hamburgueres de seitan fresco do celeiro. Experimenta estes a ver se gostas ou então desiste deles que foi o que eu fiz.
Podes em alternativa a esses hamburgueres e aos bichos comer: tofu (fresquinho! aqueles embalados fora do frio para o meu gosto são uma porcaria), seitan (o mesmo comentário que para o tofu), granulado de soja, cogumelos (experimenta as multiplas espécies comestíveis!), feijões (frade, manteiga, preto, branco, vermelho), lentilhas (vermelhas, verdes,...), grão de bico, frutos secos (caju, amêndoa, avelã,...). Esqueci-me de alguma coisa? Talvez... a escolha é tanta :) E para sandes rápidas, que tal queijo vegano tofutti, ou chouriço de soja/seitan, ou manteiga vegan?
Quanto a receitas, eu sou suspeita porque tenho um grande arsenal de livros de cozinha veg e ainda invento algumas receitas pelo caminho, mas muitas das receitas que faço são aqui deste site, por isso penso que é uma questão de veres os downloads deles com mais atenção e de certeza que encontras coisas com leguminosas. Pessoalmente sou grande fã de: chili de feijão preto, verduras em escabeche,ensopado de lentilhas, gratinado de tofu (com feijão), arroz à valenciana.
Na cozinha vegan o limite é a imaginação! Experimenta cereais novos por exemplo! A quinoa é muito rica em proteínas e é deliciosa! Usufrui das sementes, tão ricas em gorduras ómegas que os omnívoros acham que só existem no peixe. Conhece as especiarias - quando eu comia animais conhecia a pimenta, o louro e pouco mais. Que desperdício! E o tomilho, mangericão, cominhos, açafrão, alecrim, salva, etc etc? Podes esbarrar-te com algumas receitas menos apetitosas, mas é mesmo assim a vida. Continua a experimentar e a conhecer o teu próprio paladar.
Eu sei que o início do vegetarianismo pode ser um pouco complicado porque também já passei por isso. Mas aos poucos começas a conhecer os produtos e como os confeccionar. Qualquer dúvida em particular não hesites em colocar no fórum. No início também tive duas vegetarianas em particular que me ensinaram muito.
Conciliar a comida com a família... eu pelo menos não concilio. Faço o que me apetecer comer e a família faz aquilo que eles quiserem comer. Se quiserem os meus serviços de cozinheira comem vegan e mais nada :)
Beijinhos e boas entradas no vegetarianismo :)
(Por: Liliana)
Além disso, - melhor que sejam orgánicos (ecológicos:) castanhas e nozes; acostumar-se a refeições com arroz cateto integral e feijão (também ecológicos/orgânicos certificados; sobre o tofu, melhor mesmo é sempre o fresco refrigerado ecológico certificado; chlorella pyrenoidosa é sempre uma boa fonte de, por exemplo, proteínas.
> Olá!
>
> Eu tornei-me vegetariana a Maio de 2008 (e gradualmente tornei-me vegan)e
> até hoje comi poucos hamburgueres de tofu que gostasse lol não sei
> exactamente que hamburguer comeste mas eu acho aqueles hamburgueres
> embalados intragáveis, tipo os da Cemporcento e alguns do Celeiro. Por
> outro lado acho que uns hamburgueres que às vezes existem no Modelo e
> companhia (não sei o nome porque só experimentei uma vez, são caros) até
> são comestíveis, assim como alguns hamburgueres de seitan fresco do
> celeiro. Experimenta estes a ver se gostas ou então desiste deles que foi o
> que eu fiz.
>
> Podes em alternativa a esses hamburgueres e aos bichos comer: tofu
> (fresquinho! aqueles embalados fora do frio para o meu gosto são uma
> porcaria), seitan (o mesmo comentário que para o tofu), granulado de soja,
> cogumelos (experimenta as multiplas espécies comestíveis!), feijões (frade,
> manteiga, preto, branco, vermelho), lentilhas (vermelhas, verdes,...), grão
> de bico, frutos secos (caju, amêndoa, avelã,...). Esqueci-me de alguma
> coisa? Talvez... a escolha é tanta :) E para sandes rápidas, que tal queijo
> vegano tofutti, ou chouriço de soja/seitan, ou manteiga vegan?
>
> Quanto a receitas, eu sou suspeita porque tenho um grande arsenal de
> livros de cozinha veg e ainda invento algumas receitas pelo caminho, mas
> muitas das receitas que faço são aqui deste site, por isso penso que é uma
> questão de veres os downloads deles com mais atenção e de certeza que
> encontras coisas com leguminosas. Pessoalmente sou grande fã de: chili de
> feijão preto, verduras em escabeche,ensopado de lentilhas, gratinado de
> tofu (com feijão), arroz à valenciana.
>
> Na cozinha vegan o limite é a imaginação! Experimenta cereais novos por
> exemplo! A quinoa é muito rica em proteínas e é deliciosa! Usufrui das
> sementes, tão ricas em gorduras ómegas que os omnívoros acham que só
> existem no peixe. Conhece as especiarias - quando eu comia animais conhecia
> a pimenta, o louro e pouco mais. Que desperdício! E o tomilho, mangericão,
> cominhos, açafrão, alecrim, salva, etc etc? Podes esbarrar-te com algumas
> receitas menos apetitosas, mas é mesmo assim a vida. Continua a
> experimentar e a conhecer o teu próprio paladar.
>
> Eu sei que o início do vegetarianismo pode ser um pouco complicado porque
> também já passei por isso. Mas aos poucos começas a conhecer os produtos e
> como os confeccionar. Qualquer dúvida em particular não hesites em colocar
> no fórum. No início também tive duas vegetarianas em particular que me
> ensinaram muito.
>
> Conciliar a comida com a família... eu pelo menos não concilio. Faço o que
> me apetecer comer e a família faz aquilo que eles quiserem comer. Se
> quiserem os meus serviços de cozinheira comem vegan e mais nada :)
>
> Beijinhos e boas entradas no vegetarianismo :)
> (Por: Liliana)
De facto, hoje ao jantar comi seitan da Cemporcento, embalado a vácuo e sem ser preciso estar no frio, e era um bocado horrível!
Podes dizer-me umas marcas q costumas comprar, e como costumas cozinhar o seitan?
Eu estou a ver osto um bocado complicado, não consigo gostar mesmo! Mas sei q preciso comer isto como alternativa à carne... Já agora, conheces alguma outra coisa q funcione como alternativa? Como suplementos, vitaminas, etc.
Seitan e tofu o melhor é o embalado em vácuo da Provida, Seara e Elichristi. Até nos hipermercado já encontras.
De resto, a carne não precisa ser substituída. Apenas tens de consumir a quantidade proteínas que necessitas. Eu só consumo tofu, seitan ou soja em média 2 ou 3 refeições por semana.
Por exemplo, a combinação cereal+leguminosa é execelente e equilibrada a nível proteico. Arroz com feijão é um bom prato, assim como cuscuz com lentilhas ou massa com grão.
Aqui no Centro tens muitas receitas que podes usar.
Por exemplo, quais eram os teus pratos omnívoros preferidos?
Podes fazer uma versão vegetariana deles.
Concordo com o/a Cris :)
Normalmente compro da provida, mas as outras marcas referidas pelo/a cris também são boas. De facto acho que me sentia incompleta sem o seitan e o tofu mas também não é obrigatório comê-los, até porque, como referi na última mensagem, e também o/a cris, podes comer outras coisas (leguminosas, cogumelos, cereais, frutos secos, etc.).
Eu cozinho o seitan especificamente como nas receitas que vejo ou então de maneiras mais simples. Na minha opinião o seitan quando acaba de sair da embalagem é muito saboroso, por isso nem que frite rapidamente em margarina vegan ou azeite, com um pouco de alho e pimenta, por mim já fica bom. Ao fim de uns dias, como o conservo em água, já fica um pouco "sensaborão" e aí posso disfarçá-lo um pouco mais com polpa de tomate e especiarias de sabor mais forte (ex.: cominhos, mostarda, caril).
Já agora fica aqui uma dica que penso que dá jeito a quem está a começar: o seitan é facilmente conservado em água (embora vá perdendo um pouco o sabor) e pode ser congelado sem ficar alterado; já o tofu não fica grande coisa ao ser congelado, mas conserva-se bem em água e acho que não perde sabor. Ambos os produtos devem ser consumidos uns 3 dias depois de abertos, mas sinceramente, às vezes demoro mais do que isso e nunca me dei mal. E a água convem ser mudada diariamente (mas de dois em dois dias ou isso também serve que eu sei isto mas às vezes sou preguiçosa lol).
Quanto a suplementos, sinceramente se estás a começar por seres vegetariana acho que não precisas de tomar nada, porque uma dieta equilibrada dá-te todos os nutrientes de que necessitas. Se quiseres ser vegan convem tomares B12 para te certificares de que essa vitamina não fica em falta. Só um comentário sobre o ferro: o ferro vegetal é melhor absorvido quando acompanhado por vitamina C, por isso, com isto em mente mas sem stressar muito, tenta incluir alimentos com vitamina C na tua dieta. Mas não fiques paranóica que uma dieta veg equilibrada por norma já tem muita vitamina C ;)
Re: Emagrecimento e Vegetarianismo
Olá!
[Por: @ 2010-02-08, 19:06 | Responder | Imprimir ]Eu tornei-me vegetariana a Maio de 2008 (e gradualmente tornei-me vegan)e até hoje comi poucos hamburgueres de tofu que gostasse lol não sei exactamente que hamburguer comeste mas eu acho aqueles hamburgueres embalados intragáveis, tipo os da Cemporcento e alguns do Celeiro. Por outro lado acho que uns hamburgueres que às vezes existem no Modelo e companhia (não sei o nome porque só experimentei uma vez, são caros) até são comestíveis, assim como alguns hamburgueres de seitan fresco do celeiro. Experimenta estes a ver se gostas ou então desiste deles que foi o que eu fiz.
Podes em alternativa a esses hamburgueres e aos bichos comer: tofu (fresquinho! aqueles embalados fora do frio para o meu gosto são uma porcaria), seitan (o mesmo comentário que para o tofu), granulado de soja, cogumelos (experimenta as multiplas espécies comestíveis!), feijões (frade, manteiga, preto, branco, vermelho), lentilhas (vermelhas, verdes,...), grão de bico, frutos secos (caju, amêndoa, avelã,...). Esqueci-me de alguma coisa? Talvez... a escolha é tanta :) E para sandes rápidas, que tal queijo vegano tofutti, ou chouriço de soja/seitan, ou manteiga vegan?
Quanto a receitas, eu sou suspeita porque tenho um grande arsenal de livros de cozinha veg e ainda invento algumas receitas pelo caminho, mas muitas das receitas que faço são aqui deste site, por isso penso que é uma questão de veres os downloads deles com mais atenção e de certeza que encontras coisas com leguminosas. Pessoalmente sou grande fã de: chili de feijão preto, verduras em escabeche,ensopado de lentilhas, gratinado de tofu (com feijão), arroz à valenciana.
Na cozinha vegan o limite é a imaginação! Experimenta cereais novos por exemplo! A quinoa é muito rica em proteínas e é deliciosa! Usufrui das sementes, tão ricas em gorduras ómegas que os omnívoros acham que só existem no peixe. Conhece as especiarias - quando eu comia animais conhecia a pimenta, o louro e pouco mais. Que desperdício! E o tomilho, mangericão, cominhos, açafrão, alecrim, salva, etc etc? Podes esbarrar-te com algumas receitas menos apetitosas, mas é mesmo assim a vida. Continua a experimentar e a conhecer o teu próprio paladar.
Eu sei que o início do vegetarianismo pode ser um pouco complicado porque também já passei por isso. Mas aos poucos começas a conhecer os produtos e como os confeccionar. Qualquer dúvida em particular não hesites em colocar no fórum. No início também tive duas vegetarianas em particular que me ensinaram muito.
Conciliar a comida com a família... eu pelo menos não concilio. Faço o que me apetecer comer e a família faz aquilo que eles quiserem comer. Se quiserem os meus serviços de cozinheira comem vegan e mais nada :)
Beijinhos e boas entradas no vegetarianismo :)
Categoria: Saúde
Além disso, - melhor que sejam orgánicos (ecológicos:) castanhas e nozes; acostumar-se a refeições com arroz cateto integral e feijão (também ecológicos/orgânicos certificados; sobre o tofu, melhor mesmo é sempre o fresco refrigerado ecológico certificado; chlorella pyrenoidosa é sempre uma boa fonte de, por exemplo, proteínas.
[Por: @ 2010-02-11, 21:22 | Responder | Imprimir ]> Olá!
>
> Eu tornei-me vegetariana a Maio de 2008 (e gradualmente tornei-me vegan)e
> até hoje comi poucos hamburgueres de tofu que gostasse lol não sei
> exactamente que hamburguer comeste mas eu acho aqueles hamburgueres
> embalados intragáveis, tipo os da Cemporcento e alguns do Celeiro. Por
> outro lado acho que uns hamburgueres que às vezes existem no Modelo e
> companhia (não sei o nome porque só experimentei uma vez, são caros) até
> são comestíveis, assim como alguns hamburgueres de seitan fresco do
> celeiro. Experimenta estes a ver se gostas ou então desiste deles que foi o
> que eu fiz.
>
> Podes em alternativa a esses hamburgueres e aos bichos comer: tofu
> (fresquinho! aqueles embalados fora do frio para o meu gosto são uma
> porcaria), seitan (o mesmo comentário que para o tofu), granulado de soja,
> cogumelos (experimenta as multiplas espécies comestíveis!), feijões (frade,
> manteiga, preto, branco, vermelho), lentilhas (vermelhas, verdes,...), grão
> de bico, frutos secos (caju, amêndoa, avelã,...). Esqueci-me de alguma
> coisa? Talvez... a escolha é tanta :) E para sandes rápidas, que tal queijo
> vegano tofutti, ou chouriço de soja/seitan, ou manteiga vegan?
>
> Quanto a receitas, eu sou suspeita porque tenho um grande arsenal de
> livros de cozinha veg e ainda invento algumas receitas pelo caminho, mas
> muitas das receitas que faço são aqui deste site, por isso penso que é uma
> questão de veres os downloads deles com mais atenção e de certeza que
> encontras coisas com leguminosas. Pessoalmente sou grande fã de: chili de
> feijão preto, verduras em escabeche,ensopado de lentilhas, gratinado de
> tofu (com feijão), arroz à valenciana.
>
> Na cozinha vegan o limite é a imaginação! Experimenta cereais novos por
> exemplo! A quinoa é muito rica em proteínas e é deliciosa! Usufrui das
> sementes, tão ricas em gorduras ómegas que os omnívoros acham que só
> existem no peixe. Conhece as especiarias - quando eu comia animais conhecia
> a pimenta, o louro e pouco mais. Que desperdício! E o tomilho, mangericão,
> cominhos, açafrão, alecrim, salva, etc etc? Podes esbarrar-te com algumas
> receitas menos apetitosas, mas é mesmo assim a vida. Continua a
> experimentar e a conhecer o teu próprio paladar.
>
> Eu sei que o início do vegetarianismo pode ser um pouco complicado porque
> também já passei por isso. Mas aos poucos começas a conhecer os produtos e
> como os confeccionar. Qualquer dúvida em particular não hesites em colocar
> no fórum. No início também tive duas vegetarianas em particular que me
> ensinaram muito.
>
> Conciliar a comida com a família... eu pelo menos não concilio. Faço o que
> me apetecer comer e a família faz aquilo que eles quiserem comer. Se
> quiserem os meus serviços de cozinheira comem vegan e mais nada :)
>
> Beijinhos e boas entradas no vegetarianismo :)
> (Por: Liliana)
(Por: Julio Barone Neto )
Olá Liliana!
[Por: TaniaM @ 2010-02-08, 22:55 | Responder | Imprimir ]Obrigada pela tua resposta... :)
De facto, hoje ao jantar comi seitan da Cemporcento, embalado a vácuo e sem ser preciso estar no frio, e era um bocado horrível!
Podes dizer-me umas marcas q costumas comprar, e como costumas cozinhar o seitan?
Eu estou a ver osto um bocado complicado, não consigo gostar mesmo! Mas sei q preciso comer isto como alternativa à carne... Já agora, conheces alguma outra coisa q funcione como alternativa? Como suplementos, vitaminas, etc.
Obrigada!
:)
Seitan e tofu o melhor é o embalado em vácuo da Provida, Seara e Elichristi. Até nos hipermercado já encontras.
[Por: cris @ 2010-02-09, 11:57 | Responder | Imprimir ]De resto, a carne não precisa ser substituída. Apenas tens de consumir a quantidade proteínas que necessitas. Eu só consumo tofu, seitan ou soja em média 2 ou 3 refeições por semana.
Por exemplo, a combinação cereal+leguminosa é execelente e equilibrada a nível proteico. Arroz com feijão é um bom prato, assim como cuscuz com lentilhas ou massa com grão.
Aqui no Centro tens muitas receitas que podes usar.
Por exemplo, quais eram os teus pratos omnívoros preferidos?
Podes fazer uma versão vegetariana deles.
Olá!
[Por: @ 2010-02-10, 01:39 | Responder | Imprimir ]Concordo com o/a Cris :)
Normalmente compro da provida, mas as outras marcas referidas pelo/a cris também são boas. De facto acho que me sentia incompleta sem o seitan e o tofu mas também não é obrigatório comê-los, até porque, como referi na última mensagem, e também o/a cris, podes comer outras coisas (leguminosas, cogumelos, cereais, frutos secos, etc.).
Eu cozinho o seitan especificamente como nas receitas que vejo ou então de maneiras mais simples. Na minha opinião o seitan quando acaba de sair da embalagem é muito saboroso, por isso nem que frite rapidamente em margarina vegan ou azeite, com um pouco de alho e pimenta, por mim já fica bom. Ao fim de uns dias, como o conservo em água, já fica um pouco "sensaborão" e aí posso disfarçá-lo um pouco mais com polpa de tomate e especiarias de sabor mais forte (ex.: cominhos, mostarda, caril).
Já agora fica aqui uma dica que penso que dá jeito a quem está a começar: o seitan é facilmente conservado em água (embora vá perdendo um pouco o sabor) e pode ser congelado sem ficar alterado; já o tofu não fica grande coisa ao ser congelado, mas conserva-se bem em água e acho que não perde sabor. Ambos os produtos devem ser consumidos uns 3 dias depois de abertos, mas sinceramente, às vezes demoro mais do que isso e nunca me dei mal. E a água convem ser mudada diariamente (mas de dois em dois dias ou isso também serve que eu sei isto mas às vezes sou preguiçosa lol).
Quanto a suplementos, sinceramente se estás a começar por seres vegetariana acho que não precisas de tomar nada, porque uma dieta equilibrada dá-te todos os nutrientes de que necessitas. Se quiseres ser vegan convem tomares B12 para te certificares de que essa vitamina não fica em falta. Só um comentário sobre o ferro: o ferro vegetal é melhor absorvido quando acompanhado por vitamina C, por isso, com isto em mente mas sem stressar muito, tenta incluir alimentos com vitamina C na tua dieta. Mas não fiques paranóica que uma dieta veg equilibrada por norma já tem muita vitamina C ;)
Beijinhos. Qualquer dúvida, dispõe ;)