Fórum do Centro Vegetariano
Bem-vind@ Visitante! Administradores

Bem-vind@ Visitante! 
Administradores Login Tópicos
AlimentaçãoAmbienteAnimaisCentro VegetarianoDiversosSaúde
Páginas
Destaque
preciso de um conselho !

Olá... Meu nome é fabio e me tornei vegetariano a quase um ano. Tenho apenas 13 anos mas sei que nunca é cedo demais para saber da realidade e sei que todos aqui sabem e concordam com isso. Me
tornei vegetariano não como um desafio, pois comecei a perceber aos poucos que o mundo não é nenhum paraíso e que existe muita maldade por tras desses matadouros, laboratorios. Até mesmo nas ruas a crueldade com os animais está presente. O problema, é que eu moro com os meus pais e eles são meio ignorantes e não aceitam a minha decisão principalmente porque eu me recuso a comer ovo também. Não sei o que fazer, sei que eles são capazes de colocar carne ou molho nas minhas refeições sem eu perceber. E pre tendo nunca mais botar uma gota de sangue de animal na minha boca durante o resto da minha vida...
Alguém tem um conselho pra me dar ?!

[Por: 0 @ 2006-11-16, 16:26 | Responder | Imprimir ]
Categoria: Diversos

Re: preciso de um conselho !

olá Fábio

Parabéns pela tua decisão; acho que vais pelo caminho certo, o que não quer dizer que seja fácil, mas aprendemos com as dificuldades também. O único conselho que te posso dar é tentares sempre explicar aos teus pais, mostrar porque decidiste assim, fazê-los ver o que tu viste e como te sentes se não respeitarem as tuas opções. Nunca desistas de lhes explicar. Com o tempo irão aceitando se fores firme e convicto, mas sempre cordial e pacífico.
Boa sorte!

[Por: anasoares @ 2006-11-16, 17:49 | Responder | Imprimir ]

Olá Fábio, parabéns pela tua decisão! É frequente haver essa resistência ou incompreensão acerca do vegetarianismo por várias razões mas penso que a principal é a cultural. Fomos habituados a ver o bife como alimento mais completo e que nos dava as forças para trabalhar. É assim que muitos ainda pensam e ainda usam esse argumento,entre outros, de que para trabalharem precisam se alimentar bem e vegetarianismo é comida para passarinhos.
Não deve ser fácil ir contra a convicção de uma mãe ou pai e concordo por isso com a 1ª resposta que deixaram aqui e que sugere fales com teus pais pacificamente explicando teus motivos e pedindo para seres respeitado nessa tua decisão. Encontrarás muito argumentos pacíficos e lógicos para demonstrar que está errado comer carne. Por mim posso considerar que é um dos mais importantes actos ambientalistas e que irá ajudar a salvar nosso planeta da destruição desenfreada de recursos e também um dos maiores actos para a saúde individual e social.
Mais uma vez parabéns e sucesso em tua jornada.

Abraço,

Denis
(Por: )

[Por: @ 2006-11-20, 09:11 | Responder | Imprimir ]

Estou a pensar em iniciar-m ao vegetarinismo ainda k nao deixe , pelo menos pra já, de comer peixe. Mas gostaria de saber qual o consumo de soja aconselhavel para kem adopte uma alimentaçao vegetariana. Ja vi que nao existe nesta questão um grand consenso. A mim parece-m que, limitar a ingestao de proteinas quase exclusivamente atraves da soja, nao será muito benefico. Nao será possivel substituir a soja por varios tipos de leguminosas e diversificar assim a nossa dieta (no fundo nesse pto estamos todos de acordo, a diversicidade alimentar é uma mais valia). Gostaria que me dessem explos concretos relativamente aos alimentos essencialmente proteicos que escolhem por explo para uma semana.

Obrigado

Tiago

[Por: 7iago @ 2007-01-05, 20:38 | Responder | Imprimir ]

Olá,

Mais importante do que as proteínas são os aminoácidos.
Qualquer proteína é constituída por um grupo de aminoácidos.

Quando ingerimos proteínas o organismo tem que as dividir em aminoácidos para criar as suas próprias proteínas - consequência - trabalho a dobrar. É como partir uma casa velha e voltar a construir com os restos da mesma em vez de usar materiais novos.

Se quiser melhorar a sua produção ou ingestão de proteína aconselho-o a comer rebentos (brotos em brasileiro)crus pois são mais ricos em proteína do qualquer peixe, carne ou derivados da soja e são ricos em enzimas (os construtores do nosso corpo). Por exemplo:

- a farinha de trigo integral contém 10% de proteína, enquanto a farinha germinada de trigo possui até 30% de proteína.

Há que referir que os rebentos devem ser consumidos crus pois o calor desorganiza a estrutura da proteína, destrói as enzimas e outros nutrientes, conduzindo à deficiência de alguns dos aminoácidos essenciais.

As enzimas existem apenas nos alimentos crus e não nos alimentos cozinhados e são mais importantes para a nossa saúde do que vitaminas, minerais e aminoácidos (proteína).

Para mais info veja http://comidaviva.com

7iago escreveu:
> Estou a pensar em iniciar-m ao vegetarinismo ainda k nao deixe , pelo menos
> pra já, de comer peixe. Mas gostaria de saber qual o consumo de soja
> aconselhavel para kem adopte uma alimentaçao vegetariana. Ja vi que nao
> existe nesta questão um grand consenso. A mim parece-m que, limitar a
> ingestao de proteinas quase exclusivamente atraves da soja, nao será muito
> benefico. Nao será possivel substituir a soja por varios tipos de
> leguminosas e diversificar assim a nossa dieta (no fundo nesse pto estamos
> todos de acordo, a diversicidade alimentar é uma mais valia). Gostaria que
> me dessem explos concretos relativamente aos alimentos essencialmente
> proteicos que escolhem por explo para uma semana.
>
> Obrigado
>
> Tiago

[Por: 0 @ 2007-01-06, 17:14 | Responder | Imprimir ]

Olá Tiago,

Parabéns pela tua decisão.
Alimentos ricos em soja vão muito para além da soja. Leguminosas como feijão, grão, lentilhas, ervilhas e frutos secos também são alimentos muito ricos em proteínas. Outros substitutos comuns da carne são o tofu e o seitan.
O segredo da alimentação vegetariana está na variedade, como tal a soja é apenas um de entre muitos alimentos que um vegetariano pode escolher.
Para mais informações sobre como entrar no vegetarianismo, sugiro que leias os artigos de http://www.centrovegetariano.org/index.php?cat_id=38

[Por: centro @ 2007-01-14, 16:54 | Responder | Imprimir ]

https://www.centrovegetariano.org/forum/index.php?&message_id=430