Olá Fábio, parabéns pela tua decisão! É frequente haver essa resistência ou incompreensão acerca do vegetarianismo por várias razões mas penso que a principal é a cultural. Fomos habituados a ver o bife como alimento mais completo e que nos dava as forças para trabalhar. É assim que muitos ainda pensam e ainda usam esse argumento,entre outros, de que para trabalharem precisam se alimentar bem e vegetarianismo é comida para passarinhos.
Não deve ser fácil ir contra a convicção de uma mãe ou pai e concordo por isso com a 1ª resposta que deixaram aqui e que sugere fales com teus pais pacificamente explicando teus motivos e pedindo para seres respeitado nessa tua decisão. Encontrarás muito argumentos pacíficos e lógicos para demonstrar que está errado comer carne. Por mim posso considerar que é um dos mais importantes actos ambientalistas e que irá ajudar a salvar nosso planeta da destruição desenfreada de recursos e também um dos maiores actos para a saúde individual e social.
Mais uma vez parabéns e sucesso em tua jornada.
Estou a pensar em iniciar-m ao vegetarinismo ainda k nao deixe , pelo menos pra já, de comer peixe. Mas gostaria de saber qual o consumo de soja aconselhavel para kem adopte uma alimentaçao vegetariana. Ja vi que nao existe nesta questão um grand consenso. A mim parece-m que, limitar a ingestao de proteinas quase exclusivamente atraves da soja, nao será muito benefico. Nao será possivel substituir a soja por varios tipos de leguminosas e diversificar assim a nossa dieta (no fundo nesse pto estamos todos de acordo, a diversicidade alimentar é uma mais valia). Gostaria que me dessem explos concretos relativamente aos alimentos essencialmente proteicos que escolhem por explo para uma semana.
Mais importante do que as proteínas são os aminoácidos.
Qualquer proteína é constituída por um grupo de aminoácidos.
Quando ingerimos proteínas o organismo tem que as dividir em aminoácidos para criar as suas próprias proteínas - consequência - trabalho a dobrar. É como partir uma casa velha e voltar a construir com os restos da mesma em vez de usar materiais novos.
Se quiser melhorar a sua produção ou ingestão de proteína aconselho-o a comer rebentos (brotos em brasileiro)crus pois são mais ricos em proteína do qualquer peixe, carne ou derivados da soja e são ricos em enzimas (os construtores do nosso corpo). Por exemplo:
- a farinha de trigo integral contém 10% de proteína, enquanto a farinha germinada de trigo possui até 30% de proteína.
Há que referir que os rebentos devem ser consumidos crus pois o calor desorganiza a estrutura da proteína, destrói as enzimas e outros nutrientes, conduzindo à deficiência de alguns dos aminoácidos essenciais.
As enzimas existem apenas nos alimentos crus e não nos alimentos cozinhados e são mais importantes para a nossa saúde do que vitaminas, minerais e aminoácidos (proteína).
7iago escreveu:
> Estou a pensar em iniciar-m ao vegetarinismo ainda k nao deixe , pelo menos
> pra já, de comer peixe. Mas gostaria de saber qual o consumo de soja
> aconselhavel para kem adopte uma alimentaçao vegetariana. Ja vi que nao
> existe nesta questão um grand consenso. A mim parece-m que, limitar a
> ingestao de proteinas quase exclusivamente atraves da soja, nao será muito
> benefico. Nao será possivel substituir a soja por varios tipos de
> leguminosas e diversificar assim a nossa dieta (no fundo nesse pto estamos
> todos de acordo, a diversicidade alimentar é uma mais valia). Gostaria que
> me dessem explos concretos relativamente aos alimentos essencialmente
> proteicos que escolhem por explo para uma semana.
>
> Obrigado
>
> Tiago
Parabéns pela tua decisão.
Alimentos ricos em soja vão muito para além da soja. Leguminosas como feijão, grão, lentilhas, ervilhas e frutos secos também são alimentos muito ricos em proteínas. Outros substitutos comuns da carne são o tofu e o seitan.
O segredo da alimentação vegetariana está na variedade, como tal a soja é apenas um de entre muitos alimentos que um vegetariano pode escolher.
Para mais informações sobre como entrar no vegetarianismo, sugiro que leias os artigos de http://www.centrovegetariano.org/index.php?cat_id=38
Re: preciso de um conselho !
Olá Fábio, parabéns pela tua decisão! É frequente haver essa resistência ou incompreensão acerca do vegetarianismo por várias razões mas penso que a principal é a cultural. Fomos habituados a ver o bife como alimento mais completo e que nos dava as forças para trabalhar. É assim que muitos ainda pensam e ainda usam esse argumento,entre outros, de que para trabalharem precisam se alimentar bem e vegetarianismo é comida para passarinhos.
[Por: @ 2006-11-20, 09:11 | Responder | Imprimir ]Não deve ser fácil ir contra a convicção de uma mãe ou pai e concordo por isso com a 1ª resposta que deixaram aqui e que sugere fales com teus pais pacificamente explicando teus motivos e pedindo para seres respeitado nessa tua decisão. Encontrarás muito argumentos pacíficos e lógicos para demonstrar que está errado comer carne. Por mim posso considerar que é um dos mais importantes actos ambientalistas e que irá ajudar a salvar nosso planeta da destruição desenfreada de recursos e também um dos maiores actos para a saúde individual e social.
Mais uma vez parabéns e sucesso em tua jornada.
Abraço,
Denis
(Por: )
Categoria: Diversos
Estou a pensar em iniciar-m ao vegetarinismo ainda k nao deixe , pelo menos pra já, de comer peixe. Mas gostaria de saber qual o consumo de soja aconselhavel para kem adopte uma alimentaçao vegetariana. Ja vi que nao existe nesta questão um grand consenso. A mim parece-m que, limitar a ingestao de proteinas quase exclusivamente atraves da soja, nao será muito benefico. Nao será possivel substituir a soja por varios tipos de leguminosas e diversificar assim a nossa dieta (no fundo nesse pto estamos todos de acordo, a diversicidade alimentar é uma mais valia). Gostaria que me dessem explos concretos relativamente aos alimentos essencialmente proteicos que escolhem por explo para uma semana.
[Por: 7iago @ 2007-01-05, 20:38 | Responder | Imprimir ]Obrigado
Tiago
Olá,
[Por: 0 @ 2007-01-06, 17:14 | Responder | Imprimir ]Mais importante do que as proteínas são os aminoácidos.
Qualquer proteína é constituída por um grupo de aminoácidos.
Quando ingerimos proteínas o organismo tem que as dividir em aminoácidos para criar as suas próprias proteínas - consequência - trabalho a dobrar. É como partir uma casa velha e voltar a construir com os restos da mesma em vez de usar materiais novos.
Se quiser melhorar a sua produção ou ingestão de proteína aconselho-o a comer rebentos (brotos em brasileiro)crus pois são mais ricos em proteína do qualquer peixe, carne ou derivados da soja e são ricos em enzimas (os construtores do nosso corpo). Por exemplo:
- a farinha de trigo integral contém 10% de proteína, enquanto a farinha germinada de trigo possui até 30% de proteína.
Há que referir que os rebentos devem ser consumidos crus pois o calor desorganiza a estrutura da proteína, destrói as enzimas e outros nutrientes, conduzindo à deficiência de alguns dos aminoácidos essenciais.
As enzimas existem apenas nos alimentos crus e não nos alimentos cozinhados e são mais importantes para a nossa saúde do que vitaminas, minerais e aminoácidos (proteína).
Para mais info veja http://comidaviva.com
7iago escreveu:
> Estou a pensar em iniciar-m ao vegetarinismo ainda k nao deixe , pelo menos
> pra já, de comer peixe. Mas gostaria de saber qual o consumo de soja
> aconselhavel para kem adopte uma alimentaçao vegetariana. Ja vi que nao
> existe nesta questão um grand consenso. A mim parece-m que, limitar a
> ingestao de proteinas quase exclusivamente atraves da soja, nao será muito
> benefico. Nao será possivel substituir a soja por varios tipos de
> leguminosas e diversificar assim a nossa dieta (no fundo nesse pto estamos
> todos de acordo, a diversicidade alimentar é uma mais valia). Gostaria que
> me dessem explos concretos relativamente aos alimentos essencialmente
> proteicos que escolhem por explo para uma semana.
>
> Obrigado
>
> Tiago
Olá Tiago,
[Por: centro @ 2007-01-14, 16:54 | Responder | Imprimir ]Parabéns pela tua decisão.
Alimentos ricos em soja vão muito para além da soja. Leguminosas como feijão, grão, lentilhas, ervilhas e frutos secos também são alimentos muito ricos em proteínas. Outros substitutos comuns da carne são o tofu e o seitan.
O segredo da alimentação vegetariana está na variedade, como tal a soja é apenas um de entre muitos alimentos que um vegetariano pode escolher.
Para mais informações sobre como entrar no vegetarianismo, sugiro que leias os artigos de http://www.centrovegetariano.org/index.php?cat_id=38