Inserido em: 2005-03-05 Última actualização: 1999-11-29
Comentar
Curiosidades
Temas > Vegetarianismo
Mas a porção de terra que é utilizada para produzir carne de boi poderia ser usada para cultivar alimentos vegetarianos e alimentar muito mais pessoas do que a carne produzida é capaz.
33% dos grãos produzidos no mundo e 70% dos grãos produzidos nos USA são para alimentar os animais criados para consumo humano.
Todo o esforço e energia para produzir cerca de 1 quilograma de proteína de carne desperdiça cerca de 16 quilos de proteínas de grãos (que o animal come). Este desperdício, apenas nos Estados Unidos, seria suficiente para cobrir 90% do déficit anual de proteína no mundo inteiro.
Se criarmos um boi em 4 hectares, teremos 39 quilos de proteína após quatro anos (o período que ele precisa para estar apto à ser consumido). Se plantarmos arroz nesta mesma área e no mesmo período de tempo, obteremos 1520 quilos de proteína. Isto sem contar os demais nutrientes. Um adulto com 70 quilos consome cerca de 70 gramas de proteína por dia, o que significa que, se criarmos gado, teremos proteína para cerca de um ano e meio. Se, pelo contrário, plantarmos arroz, teremos cereal para alimentar este homem durante cerca de 60 anos. Em poucas palavras, isto significa multiplicar por 40 o número de pessoas que poderiam ser alimentadas numa mesma área e no mesmo espaço de tempo. Está bom de ver que se as terras cultiváveis empregadas na pastagem fossem utilizadas principalmente para a produção de cereais e legumes a oferta de comida seria bem maior e a fome, consequentemente, menor.
não posso dizer propriamente que sou um dos grandes apologistas do vegetarianismo, no entanto até aprovo, estando eu mesmo a tentar deixar a carne, ainda não a tendo deixado por completo.
agora á questão propriamente dita, há que ver que um kilo d boi e um kilo d arroz não saõ exactamente a mesma coisa, um kilo de boi, provavelmente alimenta muito mais pessoas que um kilo de arroz, logo a vossa teoria não está assim muito bem fundamentada, mas admito que vendo as proporções das coisas até deve compensar.
Diogo
ALIMENTOS
A produção sim é bem vantajosa em termos protéicos, mas devemos observar que; os alimentos diferenciam-se justamente por sua composição química e que ambos produzem determinadas enzimas as quais são essenciais ao metabolismo de determinado organismo e que são encontrados principalmente na carne, o que diferencia saúde e bem estar é a quantidade de alimento é não de proteina ou outro nutriente.
[Por: @ 2008-08-05, 18:48 | Responder | Imprimir ](Por: Alexandre)
Re: ALIMENTOS
O que diferencia a saúde não é propriamente a quantidade de alimento, mas sim a qualidade de alimento.
[Por: @ 2008-08-16, 13:14 | Responder | Imprimir ]Alimentos de origem vegetal são muito melhores para a saúde do que alimentos animais.
(Por: )