Sempre quis que minha família adotasse um modo de alimentação saudável e natural. Porém, é muito difícil educar mentes que durante décadas foram habituadas a seguir uma alimentação em que a carne é comida diariamente, sem qualquer dia de exceção.
Parabéns pelo site!
(Por: Adriana)
Eu sou vegetariana,ñ consumo nenhuma espécie de carne nem produto estou consumindo produtod industrializado.
Por que isso??
Pra minha saúde,pois as carnes não são o que parecem ser,são sujas e tóxicas..possuem hormonios q engordam..não tem devidos nutrientes..Por que maxucam os animais,estragam o ambiente..a criação de animais eleva o indice de metano jogado ao ar,gasta bastante água e ainda por cima pelos animais q sofrem calados os maltratos dos abatedouros com seus grandes olhos de dor e pranto,naum gosto de sofrimento...mas é opcional...seja se quiser...Rev(Apoc021:4)-mostra q um dia naum haverá mais morte na terra..ouseja naum comeremos mais carne...
Os vegetais não xoram..rsrs..são saudáveis...gostosos..não engordam ou causam doenças..
pense nisso
bjus Elisa
(Por: Elisabeth Alves)
tenhu 18eu conseguir ser vegetariana normalmente...é bom ser naum somente por causa dos animais mais pela saude saudável..quem quer ser tem d gostar de cozinhar pois vai ter q cozinhar legumes na hora da fome..mas muito cuida pois muitos vegetarianos caem nos doces e massas só pk naum comem carne..temos de ser equilibrados
(Por: elisabeth)
realmente ser vejetariano é muito bom fui por 3 anos me sintia muito bem sem contar que vc se aproxima mais de Deus,fica proximo da luz celestial,enfim vc alcança a plinitude,me arrependo amargamente de ter voltado voltei por ter me sentido meio sozinho deveria ter procurado ajuda me comunicar com pessoas vegearianas agora pretendo voltar ainda essa semana e ão comer carne nunca mais abrços
> (Por: elisabeth)
(Por: theo moura)
plantas tambem são seres vivos, porque então come-las ? tenho que fazer um trabalho sobre vegetarianos e não me senti nem um pouco influenciado pelas razoes acima...
(Por: iff)
Plantas não têm sistema nervoso central, logo ao contrário dos animais não sentem dor ou medo. É uma pequena, mas grande diferença.
Existem infinitas razões para um ser humano optar por ser vegetariano. Não devemos no entanto ser hipócritas na defesa de seja o que for. Procuro não o ser. O nível de consciência dos animais e das plantas é distinto. O nível de violência que existe na morte de um animal ou de uma planta é distintíssimo. O terror a que é submetido um animal durante a sua vida em cativeiro e na sua espera pela morte e a vida de uma planta é distintíssimoíssimo. Pega numa faca e mata um porco e diz-me o que sentes. Arranca um pé de milho e diz-me se o que sentes não é absolutamente distinto do que quando matas um animal. Se o que sentes é igual, recomendo psicoterapia.
Quanto ao impacto ambiental... as razões são infinitas. Quanto ao impacto na saúde... infinitas são. Investiga bem e faz um bom estudo, pode ser que tenhas uma boa nota.
> plantas tambem são seres vivos, porque então come-las ? tenho que fazer um
> trabalho sobre vegetarianos e não me senti nem um pouco influenciado pelas
> razoes acima...
> (Por: iff)
Faz 1 ano que eu deixei de comer carne,estou muito feliz por isso.não sinto a menor falta,fiz um grande beneficio aos animais,na minha família tenho 2 primos que tambem não consomem nenhum tipo de carne.Os animais não merece morrer por nossa causa.SE SOMOS RACIONAIS PORQUE SACRIFICAMOS SERES VIVOS QUE SOFERM DORES SA N ESNA MNANEIRA QUE OS HUMANOS???????
(Por: Ana paula Arimateia)
Também concordo que o sacrifício animal é horrível.Assim como também acho horrível o sacriício das plantas!Me corta o coração ver uma leguminosa sendo rancada pela raiz e sendo impedida de desfrutar de seu lugar de origem para ir, ainda viva, para uma panela fervendo!
Tudo que diz respeito a perder a vida é horrível, mas o fato é que precisamos nos alimentar, é um ciclo...horrível, mas é um ciclo. Lamento muito pelas plantinhas e animais que comemos...e agradeço por não haver canibais por aqui, pois senão estariamos verdadeiramente fritos!
(Por: )
As plantas, ao contrário dos animais, não têm sistema nervoso central nem está provado que sintam dor. Podemo-nos alimentar de forma equilibrada apenas com alimentos vegetais.
Eu sou vegetariano mas não me engano a mim próprio para me sentir melhor. Não é verdade que as plantas não sintam dor, nem é verdade que elas não têm consciência de vida. Está provado sem qualquer margem de dúvidas que as plantas podem até reconhecer pessoas e reconhecem os seus agressores. Ai pois é... Isto pode mudar tudo na nossa relação com as plantas e arvores. A nossa existência, neste nível, alimenta-se de morte e sofrimento, não se enganem. Noutro nível de consciência, um dia, não acharemos necessário consumir a vida de outros seres para nos mantermos vivos.
Por enquanto temos de tomar algumas opções.
Eu vou tentando transformar a minha alimentação e o meu comportamento no sentido de espalhar o mínimo de sofrimento possível no planeta, porque sei que o que eu semear, colherei. Sei que aquilo que eu der é aquilo que vou receber.
cris escreveu:
> As plantas, ao contrário dos animais, não têm sistema nervoso central nem
> está provado que sintam dor. Podemo-nos alimentar de forma equilibrada
> apenas com alimentos vegetais.
>
As plantas não sofrem nem possuem a capacidade de criar expectativas, como por ex desejar não morrer. Elas não possuem qualquer centro de organização de informação (o cérebro) como nós e os animais.
É verdade que são capazes de responder a certos estímulos exteriores, que podem levar a alterações no seu desenvolvimento ou crescimento mas, isso não significa que sofram. Até hoje nunca foi encontrada qualquer prova cientificamente válida de que elas sofram.
O que a ciência já nos comprovou foi que os animais sofrem, quanto às plantas tudo indica o contrário.
Lamento informá-la de que essa informação que possui é arcaica e claro que não corresponde à verdade. Um dia pensou-se... que seria assim. Também acho graça quando as pessoas se põem a adivinhar o que é que os outros seres sentem ou quais são as suas expectativas. O que eu escrevi anteriormente é verdade e rigoroso, não necessito de repetir. Não é difícil encontrar informação actual sobre este tema para quem tem mesmo vontade de estar informado. Dado o vosso cuidado e trabalho em informar as pessoas sobre os mais variados temas relacionados com o vegetarianismo convido-os a informarem-se também sobre este tema. Para vos dar uma pequena ajuda, comecem por ler este livro que não sei se existe em português. Podem encontrá-lo na Amazon: The Secret Life of Plants by Peter Tompkins, Cristopher Bird.
Mesmo que a verdade possa abalar o vosso conforto vegetariano não temam confrontá-la e estar conscientes dela.
O importante é que as nossas opções sejam feitas em consciência, se não, somos apenas animais a reagir por instinto às circunstâncias.
cris escreveu:
> As plantas não sofrem nem possuem a capacidade de criar expectativas, como
> por ex desejar não morrer. Elas não possuem qualquer centro de organização
> de informação (o cérebro) como nós e os animais.
> É verdade que são capazes de responder a certos estímulos exteriores, que
> podem levar a alterações no seu desenvolvimento ou crescimento mas, isso
> não significa que sofram. Até hoje nunca foi encontrada qualquer prova
> cientificamente válida de que elas sofram.
> O que a ciência já nos comprovou foi que os animais sofrem, quanto às
> plantas tudo indica o contrário.
(Por: )
Agradeço então que me indique a fonte de estudos científicos que comprovem que as plantas sentem dor.
Pode dar-nos alguns exemplos de excertos do livro que refere que o comprove.
Ressalvo novamente que ter sistema nervoso central e percepção da dor é bem diferente de apenas reagir a estímulos externos (isso de facto, as plantas reagem).
Começe por ler o livro que indiquei que é muito interessante. Tenho a certeza que está muito mais interessada em ler directamente da fonte toda a informação disponível do que ler uma citação ou outra tirada do contexto.
De onde foi tirar a ideia de que só um sistema nervoso central e periférico semelhante ao nosso cria a sensação de dor? A Natureza é muito mais criativa do que isso. O que é a dor? O que é reagir? Qual é a fonte da reacção e qual a razão de reagir? É bom reflectir sobre estas questões essenciais.
Mesmo que as plantas não sentissem dor ou sofrimento ou sress ou carência ou preenchimento, de certo que ninguém porá em duvida de que têm consciência, e por isso partilham aquilo que é o mais essencial em nós. Comer um ser vivo é um acto de autofagia. Doa ou não doa, o problema não está no doer, se não poderia ser resolvido com uma anestesia. O problema está na violência egoista do acto. Qualquer acto de violência é egoísta e por isso inconsciente. E nós queremos ser conscientes.
cris escreveu:
> Agradeço então que me indique a fonte de estudos científicos que comprovem
> que as plantas sentem dor.
> Pode dar-nos alguns exemplos de excertos do livro que refere que o
> comprove.
>
> Ressalvo novamente que ter sistema nervoso central e percepção da dor é
> bem diferente de apenas reagir a estímulos externos (isso de facto, as
> plantas reagem).
>
oi??? estou fazendo um trabalho (tipo um debate)e nesse, tenho q apoiar os vegetarianos,mas eu tenho várias duvidas,dizem q as plantas não sofrem como os animais,mas tudo q tem célula é ser vivo,como a alface você estará matando um ser vivo para comer,tenho também uma questão se os animais falassem ninguem iria mata-los...sei lá... eu não sou contra e nem a favor de ser vegetariano mas respeito...
(Por: bady)
A tua questão é mais adequada para colocar no nosso fórum. Por favor, coloca a questão em http://www.centrovegetariano.org/forum onde certamente alguém te responderá
Tenho 15 anos, e criei consciência agora de que o que estamos fazendo não é certo, começei a 2 dias com essa vida vegetariana de ser, está sendo dificil mas eu vou tentar.
[Por: @ 2009-11-10, 20:22 | Responder | Imprimir ](Por: Camila)
Camila não sejas radical senão vai fazer-te mal. Começa por fazer uma refeição de peixe ou carne e outra vefetariana e ir reduzindo ao máximo até te tornares vegetariana mesmo. Eu tenho 16 anos e também me estou a tornar vegetariana. Quando tiveres com vontade de comer carne vem ler este artigo a mim passa-me logo a vontade! Beijjinhos e boa sorte!
[Por: @ 2010-04-18, 19:43 | Responder | Imprimir ](Por: Marta)