Herma Caelen é ativista há mais de uma década. Entre muitas outras funções foi Secretária Geral Honorária da União Vegetariana Europeia (EVU), foi precursora da lista de discussão eletrónica animal_net e, mais tarde, da European Vegetarian Animal and News Alliance (EVANA). Organizou várias campanhas internacionais e tem sido uma grande apoiante da Semana Vegetariana Internacional desde a sua implementação.
O Centro Vegetariano (CV) e a Rádio Defesa dos Animais (RDA) quiseram saber um pouco mais sobre o trabalho de Herma.
Leonardo Bezerra, de São Paulo, Brasil, é um ativista pelos direitos dos animais de longa data. Atualmente mantém o Jornal Defesa dos Animais (JDA) e a Rádio Defesa dos Animais (RDA), ambos online. O Centro Vegetariano e a EVANA foram ao seu encontro para saber mais sobre ambos os projetos.
Há pessoas que não compreendem por que razão alguém de um país ajudaria animais noutro país. É simples: os animais não vêem fronteiras. Podem ir facilmente de Espanha para Portugal ou vice-versa sem fazer ideia que atravessaram a fronteira. Nos E.U.A. os animais podem vir do México e entrar nos E.U.A. sem, mais uma vez, terem ideia de que atravessaram a fronteira. Os animais simplesmente vêem mais terra talvez com uma cerca ou um rio.
Para além do consumismo que há já algumas décadas caracteriza o Natal, há formas de presentear os nossos familiares e amigos (nesta e noutras épocas) muito mais solidárias e necessárias do que ofertas muitas vezes supérfluas, poluentes e que, indirectamente apoiam os grandes grupos económicos em detrimento dos pequenos e necessitados produtores.
Por isso, compilámos para ti uma lista de entidades às quais podes comprar (e doar!) vários artigos muitas vezes únicos, artesanais, elaborados em materiais ecológicos e que podem ajudar principalmente os animais. A par da compra de artigos, também há a possibilidade de oferecer o apadrinhamento e, claro, adopção responsável de vários animais.
Os animais são hoje em dia extremamente abusados e negligenciados pelos humanos. Quer seja em matadouros, laboratórios, na caça, nas touradas, nos canis, etc., os animais continuam ano após ano a sofrer penas das quais são inocentes. Para combater esta situação existem actualmente inúmeras instituições de apoio e abrigo a animais desprotegidos e maltratados. Algumas inspeccionam as condições sanitárias e de transporte de animais para consumo, outras apostam na manutenção dos animais abandonados em canis e gatis onde posteriormente poderão ser adoptados, sem nunca recorrer ao abate (frequentemente levado a cabo por canis/gatis municipais).
Apresenta-se aqui uma lista das principais páginas Web de associações, grupos ou instituições, nacionais e internacionais, que promovem a alimentação vegetariana como forma de melhorar o bem-estar animal.
A Declaração Universal dos Direitos dos Animais foi apresentada pela UNESCO em 15 de Outubro de 1978. No entanto, a mesma nunca foi aprovada e não tem qualquer valor legal nem oficial, é apenas uma declaração de princípios.
PREÂMBULO
- Considerando que todo o animal possui direitos;
- Considerando que o desconhecimento e o desprezo destes direitos têm levado e continuam a levar o homem a cometer crimes contra os animais e contra a natureza;
- Considerando que o reconhecimento pela espécie humana do direito à existência das outras espécies animais constitui o fundamento da coexistência das outras espécies no mundo;
- Considerando que os genocídios são perpetrados pelo homem e há o perigo de continuar a perpetrar outros;
- Considerando que o respeito dos homens pelos animais está ligado ao respeito dos homens pelo seu semelhante;
- Considerando que a educação deve ensinar desde a infância a observar, a compreender, a respeitar e a amar os animais;
PROCLAMA-SE O SEGUINTE:
Em geral não é difícil afastar insectos e parasitas de forma eficaz e não agressiva. Basta apenas utilizar produtos que nós gostamos mas eles não.