Viva,
é bom saber que já somos um número considerado de praticantes desta saudavel prática, agora so nos resta crescer e atingir niveis praticados lá fora, do tipo 30%..
Talvez assim nos olhem de forma diferente e se possa ir a um restaurante e pedir comiga sem terem de ficar a olhar para mim com olhos esbugalhados!
(Por: Sounatural.com)
Parece-me uma sondagem demasiado optimista, mas caso
se confimem este números melhor ainda! Não sei se tipo 30%
da população inglesa ou canadiana é vegetariana, mais uma
vez parece-me um cálculo muito optimista, da última vez que
vi números sobre o assunto eram cerca de 5 milhões de veg
em inglaterra o que não é bem 30% da população (+- 60
milhões).
Por outro lado fazendo as contas tendo em conta os valores
percentuais médios dos países onde existem mais vegan@s
(0,25% a 1,5% da população desses países), tiro uma
conclusão pouco prometedora (para a minha vida
veganosexual), em portugal existirão cerca de 150 veganos
(eis mais uma vez um cálculo muito óptimista, porque o
valor real não deve chegar a uma centena, ops!), conclusão
óbvia: terei de emigrar! Go Vegan!
(Por: Neu)
decido dar um novo rumo á minha vida e comecei por comer saudavel. nao carne, nao peixe.perdi 4k em 4 meses. o meu cabelo deixou de ser oleoso e deixei de ter borbulhas.mas tambem fiquei com a tensao alta e com anemia. nunca ficou provado que fosse pelo regime alimentar mas ao médicos disseram que era melhor começar a comer carnes brancas e peixe pelo menos tres vezes por semana.gostava de voltar a tentar mas receio qeu volte ao mesmo.
(Por: sandra)
Tenta ser acompanhada por um nutricionista que apoie a alimentação vegetariana. Faz a transição de alimentação lentamente e vai percebendo os alimentos a que o teu corpo reage melhor.
(Por: )
Olá! Eu já sou vegetariana a 1 ano, não tenho tido problemas, mas já ouvi muitas pessoas dizerem que pode trazer problemas graves de saúde a longo prazo. Seram mesmo graves? Que precauções devo tomar?!
(Por: vegetariana)
A carência de vitamina B12 pode, a longo prazo (6 a 8 anos) produzir doenças muito perigosas a saúde, como: anêmia perniciosa, doênças cardíacas, fraqueza muscular, incontinência, perda de memória, desorientação, problemas cognitivos. Ainda não é provado, mas muitos médicos acreditam que a falta de B12 pode gerar Alzheimer. Além disso, a vitamina B12 ajuda na prevenção do cancro, pois ajuda a reparar o DNA modificado por conta de radiação ou oxidação. A falta de B12 provoca a Esclerose Múltipla, que se caracteriza pela demielinização do sistema nervoso central. Outro problema sério é a Depressão. Ainda temos a perda de fertilidade, pois a B12 é fundamental para a replicação celular. Temos ainda a Osteoblastose e o nanismo, além da piora do sistema imunológico. A B12 ajuda pessoas com asma, seborreia, dermatite, lupus, glaucoma.
Todos esses sintomas somente aparecem anos depois da falta de ingestão de carne, passando por desapercebida a causa.
Para evitar essas doenças, simplesmente volte a comer carne.
(Por: Ricardo Ramos)
O excesso de vitamina B12 também pode ser pernicioso, causando desde diarreia, a quistos e póstulas, problemas de pele e nos casos mais graves tromboses e doença de Leber. Estes efeitos são sempre associados ao consumo excessivo de carne...
O problema aqui é perceber que a vitamina B12, não é na realidade uma vitamina presente nos alimentos, mas sim um sob-produto da acção biocatalítica de bactérias como os Bacilos, bactérias essas que são ingeridas pelos animais herbívoros e se alojam nos intestinos. Em principio as mesmas bactérias estariam presentes em alimentos vegetais mas devido ao uso de insecticidas e outros produtos, aquilo que nos chega ao supermercado já está praticamente "limpo" desses microorganismos.
No entanto, estas bactérias estão presentes noutros alimento além da carne, como o leite e algumas algas. Todos os recém-nascidos que sejam amamentados criam nos seus intestinos imediatamente colónias destas bactérias que sintetizam a Vitamina B12, colónias que a serem mantidas durarão praticamente para a vida. Existem é outros factores que reduzem estas colónias, como factores genéticos de risco e acima de tudo o consumo excessivo de alcool...
Pergunto-me quantos carnívoros inveterados não terão falta de B12 e as doenças associadas, mesmo comendo um bife a todas as refeições!
Em conclusão, lacto-vegetarianos têm sempre uma fonte de renovação de b12 no leite e lacticínios (dai ser aconselhável nunca passar de omnívoro a vegan), por isso não têm de se preocupar mais com carências que qualquer outro ser-humano. E os vegans têm suplementos, por isso voltar a comer carne não só não não é "natural" como nem é a melhor solução e só comprova a ignorância de muitos médicos com formação desactualizada em relação a este tipo de questões.
Aos que querem manter-se felizes e ignorantes, faço um pedido para que o façam e deixem os restantes viver conforme lhes apetece, muitas vezes sendo bastantes mais saudáveis. Ninguém vos vai obrigar a serem vegetarianos!
> A carência de vitamina B12 pode, a longo prazo (6 a 8 anos) produzir
> doenças muito perigosas a saúde, como: anêmia perniciosa, doênças
> cardíacas, fraqueza muscular, incontinência, perda de memória,
> desorientação, problemas cognitivos. Ainda não é provado, mas muitos
> médicos acreditam que a falta de B12 pode gerar Alzheimer. Além disso, a
> vitamina B12 ajuda na prevenção do cancro, pois ajuda a reparar o DNA
> modificado por conta de radiação ou oxidação. A falta de B12 provoca a
> Esclerose Múltipla, que se caracteriza pela demielinização do sistema
> nervoso central. Outro problema sério é a Depressão. Ainda temos a perda
> de fertilidade, pois a B12 é fundamental para a replicação celular. Temos
> ainda a Osteoblastose e o nanismo, além da piora do sistema imunológico. A
> B12 ajuda pessoas com asma, seborreia, dermatite, lupus, glaucoma.
> Todos esses sintomas somente aparecem anos depois da falta de ingestão de
> carne, passando por desapercebida a causa.
> Para evitar essas doenças, simplesmente volte a comer carne.
> (Por: Ricardo Ramos)
(Por: Tiago Almeida)
Se você for ovolactovegetariana fique tranqüila, ovos e leite estão aptos a suprir a necessidade diária de B12 (embora seja melhor obter apenas do leite ou separar gema e claras para comer, já que a albumina presente na clara do ovo dificulta a absorção da B12).
1 ovo grande por dia ou 2 fatias grossas de queijo costumam ser suficientes. E você pode optar também pelos produtos enriquecidos (leites de soja, cremes vegetais, cereais matinais, biscoitos, achocolatados... Uma infinidade de coisas).
Os Vegetarianos costumam viver mais e tem uma vida mais saudável, mas é necessário ter uma alimentação balanceada. Aliás isso não é só para vegetarianos. Alimentação balanceada deve ser utilizada por todos que se preocupam com a saúde.
Quem tem o hábito de comer carne tem esta como o prato principal e quando este é retirado há uma diminuição natural de consumo de proteínas e vitaminas. Ser vegetariano não é cortar um hábito, mas mudar de hábito. Pense nisso! Abs
(Por: Ricardo Lopes)
olá,
Como em qualquer tipo de alimentação há que saber alimentar-se correctamente, de forma a que não haja carências ou excessos.
Por norma, os vegetarianos nem muito menos problemas de saúde do que os omnívoros.
Tenta fazer uma alimentação variada e equlibrada. Um nutriente a que deves dar especial atenção é a vitamina B12, pois esta não se encontra naturalmente em alimentos vegetais.
Na minha opinião cada um deve encontrar o tipo de alimentação correcta para si. É ouvir o corpo e o que ele pede, e adaptar a alimentação a isso.
Fui ovo-lacto vegetariana dirante 7 anos, ovo-vegetariana durante 1 ano e há 2 anos que comecei a comer peixe. Ou seja, agora não consumo prdutos derivados do leite, mas consumo peixe e ovos. Sei que éticamente não seria "correcto" comer peixe e ovos, mas ponho a minha saúde acima disso - de que vale ser doente num mundo "perfeito"?
Respeito aqueles que optam por comer carne como espero que respeitem as minhas opiniões e decisões. Respeito opções das pessoas desde que tenham consciência do que fazem e por que o fazem.
(Por: Ana)
Não te deves preocupar.
Leva a alimentação vegetariana no sentido saudavel.
(Por: Sérgio Nunes)
A carne, além de outros nutrientes fundamentais a saúde, contem vitamina B12 e Ferro.
Esses mutrientes, abundantes na carne, existem em quantidade insuficiente nos vegetais.
Por conta disso vc ficou doente: vc tornou-se uma pessoa desnutrida.
A reintrodução da carne na sua alimentação foi a maneira adequada e natural de evitar que vc continuasse doente.
(Por: Felpa)
> A carne, além de outros nutrientes fundamentais a saúde, contem vitamina
> B12 e Ferro.
> Esses mutrientes, abundantes na carne, existem em quantidade insuficiente
> nos vegetais.
> Por conta disso vc ficou doente: vc tornou-se uma pessoa desnutrida.
> A reintrodução da carne na sua alimentação foi a maneira adequada e
> natural de evitar que vc continuasse doente.
> (Por: Felpa)
Felpa não deve ter lido nenhum dos artigos sobre vegetarianismo e nutrição aqui do site do Centro Vegetariano...Provavelmente nunca leu nada sobre vegetarianismo e veganismo. Aconselho vivamente a ler, ver e ouvir tanto o que existe neste site como noutros como por exemplo o da Vegan Society, da VIVA, do PCRM, para ficar bem informada (basta colocar num motor de busca para encontrar os links). É que quando não estamos informados mais vale não darmos opinião.
(Por: Sofia)
>
> decido dar um novo rumo á minha vida e comecei por comer saudavel. nao
> carne, nao peixe.perdi 4k em 4 meses. o meu cabelo deixou de ser oleoso e
> deixei de ter borbulhas.mas tambem fiquei com a tensao alta e com anemia.
> nunca ficou provado que fosse pelo regime alimentar mas ao médicos
> disseram que era melhor começar a comer carnes brancas e peixe pelo menos
> tres vezes por semana.gostava de voltar a tentar mas receio qeu volte ao
> mesmo.
> (Por: sandra)
Tinha cerca de 18 anos quando resolvi cortar drasticamente todo tipo de carne de minha dieta........
A idéia vinha amadurecendo, após leituras e informações..............é claro....
Cheguei na cozinha e comuniquei a minha mae e a minha tia que não mais comeria a partir daquele momento nenhuma carne, vermelha, branca....re ceitaram-me ir cortando aos poucos o uso da carne, para não ficar doente....tornei-me lacto-vegetariano
Nada, nunca adoeci.
hoje tenho dois filhos.Gandhi de 13 anos e Lennpon Rodrigo de 9 anos.vegetarianos... na verdade, há pouco tempo........ ovo-lacto-vegetariano
Sandra caso queira ser acompanhado ou ter esclarecimentos adicionais tem o meu e-mail vhrebelo@gmail.com ou o meu numero de tlm: 965178495 . Sou treinador pessoal de bem-estar e acompanho pessoas com diferentes objetivos, inclusivé vegetarianismo.
(Por: Vitor Hugo Rebelo)
Ola.
Sou vengan.
Se quiseres trocar ideias.
Diz alguma coisa.
(Por: Sérgio Nunes)
vegana
olá só para dizer que também já podem contar comigo! Não consto do estudo pois começei no meio de Novembro e é para manter com todas as minhas forças!
[Por: @ 2007-12-24, 17:40 | Responder | Imprimir ](Por: Deolinda)
Re: vegana
Olá
[Por: @ 2008-01-25, 11:52 | Responder | Imprimir ]Sou vegan, inicial.
Comecei em outubro de 2007.
Ja tinha uma alimentação maioritariamente vegetal à excepção dos laticínios.
Sinto-me excepcionalmente bem...
Gostava de poder trocar questões com experientes na matéria...
Tudo funciona melhor no nosso organismo...
Este inverno, ainda não me constipei...
É maravilhoso poder contribuir para um mundo melhor..
Recomendo a todos!
FELICIDADES!
(Por: Anabela)
Re: vegana
Boa tarde,
[Por: @ 2017-06-07, 16:55 | Responder | Imprimir ]Sou mais uma vegana portuguesa :) e posso dizer que fico feliz de saber que existem 30.000 vegetarianos.
Adoptei este estilo de vida já faz uns anitos... 12 anos! E posso dizer que continuo saudável e com toda a energia necessária ao trabalho do dia a dia, o trabalho em casa e também energia suficiente para ir ao ginásio, yoga e tratar e mimar os meus familiares de 4 patas.
Como muitas pessoas referiram devemos ser variados e ver o que necessitamos diariamente para que o nosso corpo se mantenha são.
Posso também acrescentar que este estilo de vida deve ser partilhado e não imposto. Não devemos julgar pois também não gostamos que nos julguem pelas opções que tomamos. E devemos sempre ser positivos, pois é pelas experiências que se aprende e partilhando e educando é que se vai a algum lugar.
Namaste :)
> Olá
> Sou vegan, inicial.
> Comecei em outubro de 2007.
> Ja tinha uma alimentação maioritariamente vegetal à excepção dos
> laticínios.
> Sinto-me excepcionalmente bem...
> Gostava de poder trocar questões com experientes na matéria...
> Tudo funciona melhor no nosso organismo...
> Este inverno, ainda não me constipei...
> É maravilhoso poder contribuir para um mundo melhor..
> Recomendo a todos!
> FELICIDADES!
> (Por: Anabela)
(Por: Freddy)
Re: vegana
Olá
[Por: @ 2008-02-01, 17:17 | Responder | Imprimir ]Eu sou vegetariana, comecei com 13 anos e nunca vou deixar de o ser. Gostava de ser vegana, mas infelizmente o meu corpo ainda nao está preparado para isso=( Um dia mais tarde espero poder mudar isso.
Já sou há um ano e não me arrependo, aliás, se me tivesse aprecebido antes já era há mais tempo.
(Por: )
Vegetariano
Eu tambem comecei recentemente a minha dieta vegetariana a partir de março deste ano e nao tenho tendecias de parar de o ser tal como tu disseste "se eu soubesse disto ah mais tempo".
[Por: @ 2008-05-27, 12:38 | Responder | Imprimir ]Mesmo assim eu andei a informarme durante quase um ano para nao sofrer consequencias desnecessariamente
:)
(Por: Fernando)