... sim.... ok ok uma versão reles do documentário "Super Size Me" de Morgan Spurlock.
( com a diferença que este ficou realmente doente pelo que comeu...)
Quem gosta de etimologia pode verificar que Homo Vegetus ( que originou vegetariano) significa Vigoroso, com Vida.
E que as proteínas da carne não são digeridas.... gerando putrescinas e cadaverinas.... ( oh nhami).... *é um bom topico para investigação...*
Em setembro faz 10 anos que sou vegetariana. Tinha 16 anos acabados de fazer quando acordei e disse "Hoje não como carne"... Pouco sabia de vegetarianismo.... Acordei e era vegetariana ( e quem me conhece bem sabe que eu gostava de carnes e afins....).Dou passeios ao ar livre, à beira mar e no bosque, cozinho pratos nutritivos e deliciosos, faço exercicio fisico...durmo o número de horas suficiente... Farto-me de rir e segrego muuuiitas endorfinas.Tenho doseamentos bioquimicos e hematologicos optimos!! E excepto os casos que comi carne inadvertidamente ( quando amigos me convidam p jantar e dizem que cozinharam algo vegetariano para mim e acabo a encontrar bacon na metade que me restava comer...ou em restaurantes pois as vezes "enganam-se" (?!) ao dizer que não tem produtos animais lá dentro).... NUNCA MAIS COMI CARNE NENHUMA. :o)
E tenho muitos médicos na familia... que me tentam persuadir... e "envangelizar" com sermões e estudos de nutrição do periodo jurássico... Bah...
Bom tenho uma pergunta a todos. Porque é que se há um vegetariano há mesa, seja onde for, e ainda que estejam mais 30 pessoas sentadas o assunto e a provocação recai sempre no regime alimentar do vegetariano?
Eu respondo de forma suave ( não militante) mas começo a ficar cansada. É demasiado monotono... Sim e não falo de putos... são adultos com o dobro da minha idade... muitos são médicos... quase todos com formação média-superior ...a falar sem fundamento algum... com base na "lei da selva"... Comemos os mais fracos e não sei quê.... Help. :-) Alguem tem uma boa resposta para estes chatos? Estou a estudar com eles e pelo menos uma vez por mes vamos juntos para Espanha.
Ahhh e para finalizar...
As pipocas,as torradas com doce de abobora e canela, as maçarocas de milho grelhadas, as cerejas, o chocolate nutella derretido numa focaccia, a tarte de maçã a fumegar, o arroz de tomate num prato de barro, a sopa de lentilhas com azeite, as mangas, as uvas, as batatas assadas no forno com ervas de provence, as azeitonas temperadas num pão alentejano acabado de fazer.... ohhh temos um mundo de autentica poesia alimentar pela frente.
Para quê a tortura de animais?
*Be Vegetarian*
(Por: *Vishalakshi*)
Olá!
Pois, eu não vim a reportagem, fiquei contente quando vi que se tratava de vegetarianismo, ainda por cima a hora nobre.. Mas agora que vi os vossos comentários parece que a coisa não nos foi nada favorável...:(
Eu sou vegetariana vai para 9 anos, aliás, foi mesmo em janeiro de 1999 que tentei fazer o meu primeiro prato vegetariano e daí até deixar a carne ainda passaram 6 meses, para deixar o peixe passaram-se dois anos. Foi preciso muito tempo para me adaptar, mas confesso que a barreira mais dificil de ultrapassar (e que afinal acho que nunca vai ser ultrapassada...) são os outros. Eu tomei muita coragem porque queria mesmo deixar a carne e o peixe, e quis que fosse uma decisão bem cimentada. Posso dizer que foi uma grande conquista e algo que já faz parte de mim e não quero abdicar. Faço análises regularmente e nas últimas o meu ferro estava muito em baixo, de resto tudo ok. Orgulho-me do meu colestrol, ao qual as analistas dizem sempre "não sabia que o meu aparelho media valores tão baixos". Quanto ao ferro, deixou a minha mãe preocupada, e falou-se com um médico que me aconselhou a tomar suplemento de ferro e a começar a comer carne duas vezes por semana. Impensável!!! Atribuo esta carencia à alimentação deficiente que tenho tido nos ultimos tempos devido à vida escolar... Agora estou a melhorar bastante!
Já há muito tempo que não tinha contacto com vegetarianos. As confraternizações sociais já são para mim um tédio, pois como dizem, somos sempre o alvo de todos os gozos. Estou farta!!! Não estamos sozinhos, apesar de tudo...
Um grande abraço, amigos!!!!!!!
P.S: Mais uma vez lamento que a reportagem, ao invés de ter feito as pessoas interessar-se pelo vegetarianismo, só as tenha feito afastar ainda mais. Alimentação cara, só tofus e seitans. Só ajudou a cimentar mitos sem qualquer fundamento...
Vivam as açordas e o feijão com massa da minha avó.
> ... sim.... ok ok uma versão reles do documentário "Super Size Me" de
> Morgan Spurlock.
>
> ( com a diferença que este ficou realmente doente pelo que comeu...)
>
> Quem gosta de etimologia pode verificar que Homo Vegetus ( que originou
> vegetariano) significa Vigoroso, com Vida.
>
> E que as proteínas da carne não são digeridas.... gerando putrescinas e
> cadaverinas.... ( oh nhami).... *é um bom topico para investigação...*
>
> Em setembro faz 10 anos que sou vegetariana. Tinha 16 anos acabados de
> fazer quando acordei e disse "Hoje não como carne"... Pouco sabia de
> vegetarianismo.... Acordei e era vegetariana ( e quem me conhece bem sabe
> que eu gostava de carnes e afins....).Dou passeios ao ar livre, à beira
> mar e no bosque, cozinho pratos nutritivos e deliciosos, faço exercicio
> fisico...durmo o número de horas suficiente... Farto-me de rir e segrego
> muuuiitas endorfinas.Tenho doseamentos bioquimicos e hematologicos
> optimos!! E excepto os casos que comi carne inadvertidamente ( quando
> amigos me convidam p jantar e dizem que cozinharam algo vegetariano para
> mim e acabo a encontrar bacon na metade que me restava comer...ou em
> restaurantes pois as vezes "enganam-se" (?!) ao dizer que não tem produtos
> animais lá dentro).... NUNCA MAIS COMI CARNE NENHUMA. :o)
>
> E tenho muitos médicos na familia... que me tentam persuadir... e
> "envangelizar" com sermões e estudos de nutrição do periodo jurássico...
> Bah...
>
> Bom tenho uma pergunta a todos. Porque é que se há um vegetariano há mesa,
> seja onde for, e ainda que estejam mais 30 pessoas sentadas o assunto e a
> provocação recai sempre no regime alimentar do vegetariano?
>
> Eu respondo de forma suave ( não militante) mas começo a ficar cansada. É
> demasiado monotono... Sim e não falo de putos... são adultos com o dobro
> da minha idade... muitos são médicos... quase todos com formação
> média-superior ...a falar sem fundamento algum... com base na "lei da
> selva"... Comemos os mais fracos e não sei quê.... Help. :-) Alguem tem
> uma boa resposta para estes chatos? Estou a estudar com eles e pelo menos
> uma vez por mes vamos juntos para Espanha.
>
> Ahhh e para finalizar...
>
> As pipocas,as torradas com doce de abobora e canela, as maçarocas de milho
> grelhadas, as cerejas, o chocolate nutella derretido numa focaccia, a tarte
> de maçã a fumegar, o arroz de tomate num prato de barro, a sopa de
> lentilhas com azeite, as mangas, as uvas, as batatas assadas no forno com
> ervas de provence, as azeitonas temperadas num pão alentejano acabado de
> fazer.... ohhh temos um mundo de autentica poesia alimentar pela frente.
>
> Para quê a tortura de animais?
> *Be Vegetarian*
>
>
>
>
> (Por: *Vishalakshi*)
(Por: Dora Algarvio dodibossas@yahoo.com)
Soube desta reportágem através da minha mãe, que muito assustada me aconselhou logo a fazer análises regulares já que eu insisto em continuar vegetariana (apesar de eu comer ovos!! lacticinios é que não).
Por mais que eu explique à minha mãe que tenho uma alimentação mais saudável e mais variada do que ela própria, costuma-se dizer que "burro velho não aprende linguas"!!
Os meus pais, irmãos, avós e tios comem todos os dias imensa proteina animal e raramente fazem uma saladinha, ou uns vegetais cozidos. A alimentação tipica deles é arroz, esparguete de trigo ou batatas a acompanhar a carne ou o peixe. Pão branco a todas as refeições. Açucar refinado ou hermesetas, sal refinado, farinha refinada...Para terminar, entopem-se de medicamentos. Têm comprimidos para tudo e mais alguma coisa. Até para dormir e para fazerem os intestinos funcionar. Raramente fazem análises.
E depois preocupam-se comigo!! Eu que como tudo caseiro (pão, iogurte, manteiga), tudo biológico, e que me preocupo bastante em diversificar a minha alimentação o mais possivel. Utilizo várias farinhas integrais (de soja,milho,aveia,alfarroba,arroz,etc) para fazer os pães e as massas frescas. Para adoçar uso o mel, a frutose, o açucar integral, o malte, etc... Para salgar utilizo shoyu, tamari, sal integral ou ervas aromáticas. Como gorduras apenas as vegetais, azeite e vários oleos (de soja, de milho, de amendoim, de grainha de uva, de girassol...). Adoro rebentos de toda a especie, algas, ... enfim um mundo interminável de opções. E ainda, faço análises anualmente e não tomo nenhum medicamento. Durmo como um bébé, 8 horas certinhas e os meus intestinos funcionam optimamente bem. Tenho 36 anos.
Realmente não vi a reportagem da SIC porque há muito que desisti de ver TV. Considero a informação dos media super manipuladora. É triste continuarem a atirar areia para os olhos da sociedade civil. E mais triste é ainda saber que as pessoas não conseguem separar a verdade da mentira.
Até quando vamos continuar a sermos considerados OS ESQUISITOS? Só porque não somos a maioria?
Sobre a proteina escrevi um artigo no meu blog que disponho aqui o link para visitarem se quiserem: http://publicarparapartilhar.blogspot.com/2007/11/protena-quanto-obrigas.html
É um artigo simples que mostra que não é obrigatorio comer carne para obter proteina. Há apenas que saber combinar os alimentos para obter a quantidade diária necessária de proteina.
Aliás aqui no centro vegetariano há vários artigos neste sentido. Obrigada por tudo.
(Por: Rute Silva)
Boa tarde
Li a revista Visão, como faço todas as semanas. Quando acabei de ler a reportagem em questão, fiquei indignada pela falta de conhecimento,e pela maneira quase grosseira como o jornalista tratou o assunto.
Depois de ler o vosso artigo não me senti sozinha.
Obrigada
(Por: Cristina)
Durante a tarde de Domingo, e antevendo já o que seria a reportagem a ser exibida à noite, depois de ter lido a mesma no site da Visão, decidi enviar um mail à SIC, que passo a transcrever:
Excelentíssimo Senhor Director de Informação da SIC,
face às incorrecções existentes na reportagem conjunta SIC/Visão, já publicada na revista e a ser transmitida logo à noite, sobre alimentação vegetariana, seria importante para o bom nome do jornalismo da SIC que após a exibição da mesma estivesse presente algum nutricionista/médico especialista neste tipo de alimentação. É inconcebível que se faça este género de reportagem sem, pelo menos, entrevistar algum vegetariano ou vegano experiente que possa relatar a sua experiência. Há várias organizações vegetarianas, entre as quais a AVP (Associação Vegetariana Portuguesa), que de certeza se disponibilizaria para prestar os esclarecimentos necessários. Só assim se poderia considerar um jornalismo isento e credível, com respeito pelos vegetarianos.
Aguardo a melhor sensibilização de Vossa Excelência para o assunto epígrafe.
Com os melhores cumprimentos.
A resposta que recebi foi então a seguinte:
Recebemos a sua mensagem, que mereceu a nossa melhor atenção.
Agradecemos o seu interesse pela nossa estação televisiva e o facto de ter partilhado a sua opinião connosco. Só com a opinião dos nossos telespectadores podemos continuar a melhorar e a ir ao encontro das suas necessidades e interesses. Informamos que a sua insatisfação, relativa à reportagem SIC deste Domingo, foi encaminhada para as áreas responsáveis, que tomaram nota da mesma.
Sem outro assunto de momento e esperando poder continuar a merecer a sua confiança, apresentamos os nossos mais sinceros cumprimentos,
Veggie Power!
Infelizmente também vi essa execrável reportagem...foi uma perda de tempo...sempre os mesmos preconceitos...informação manipulada...enfim...até limpar a minha sanita tinha sido tempo mais bem empregue!
[Por: elia @ 2008-01-18, 01:08 | Responder | Imprimir ]P.S.1 - Estranho mesmo é eu ser vegan há 5 anos e veggie há mais tempo e ser muito mais saudável que muita gente...será que não devia estar morta?
P.S.2 - E também conheço mais vegans que o são há muitos anos e que estão vivos e são saudáveis!
P.S.3 - Costumo ir com amigos veggies às manifestações anti-touradas e de defesa animal e quando chego lá encontro outros "seres apáticos" que conseguem aguentar várias horas de pé sem nunca se calarem!
P.S.4 - Parabéns a todos quantos lutam contra os preconceitos e defendem este modo de vida exemplar que até beneficia este infeliz reporter...