Os meus parabéns ao centro vegetariano por ter enviado esta carta aos respectivos órgãos de informação. Como vegan desde praticamente os meus 15 anos (tenho agora 19) e sem qualquer problema de saúde derivado da opção alimentar que tomei, só posso achar ( tal como todos aqui achamos) que a reportagem da Sic foi tudo menos objectiva e clara no seu propósito de dar a conhecer o vegetarianismo.
Mais grave é tê-lo feito para um grande público que, no nosso país, se encontra maioritariamente "às escuras" no que diz respeito a esta questão.
Eu mesma enviei um mail à Sic manifestando o meu desagrado e esperando que de facto sejam feitas reportagens sobre isto com o mínimo de seriedade e rigor jornalístico.
Os melhores cumprimentos,
Joana Mendes (Porto)
(Por: Joana Mendes)
Prezados Srs.:
Depois de ter visto o vosso programa, tenho algumas criticas (sempre construtivas) sobre a reportagem:
Em primeiro Lugar, considero que, a Informação e a mensagem final foi muito mal passada, tendo em conta que, ninguém deve passar de um tipo de alimentação a outra de forma drástica, e considero que a Médica devia ter informado sobre esta questão, além disso o Repórter que se submeteu à Dieta devia ter procurado informação de como fazer a transição de forma equilibrada e saudável, coisa que não me pareceu ter sido feita.
O facto da analítica ter apresentado variações tão rápidas, pode-se dizer que isto se deveu á a mudança da alimentação de forma tão brusca. O nosso sistema tem próprias formas de se defender e o que aconteceu é exemplo disso.
Posso não concordar totalmente com um regime alimentar vegan, até porque tem tendência a ter deficit de nutrientes se não é muito bem controlado, mas não nego que tem benefícios também para a saúde.
A meu modo de ver, devia-se passar melhor a informação com profissionais competentes para que o público não fique com mensagens distorcidas sobre regimens que podem trazer tantos benefícios para a população portuguesa, que tantos problemas tem a nível alimentar e com os riscos que isto implica.
Penso que, os profissionais que poderiam colaborar com vocês a fazer uma boa reportagens sobre o tema seriam:
Medico (por questões de analítica)
Dietistas-Naturologistas (porque tem muito mais experiencias nestas áreas)
Nutricionistas (para poder comparar de forma neutral todos os tipos de dieta)
Desta forma fazem uma reportagem multidisciplinar e pode-se informar de forma correcta aos interessados nesta área, sem correr o risco de que estas mesmas pessoas passem a procurar estes tipos de alimentação de forma indevida (saúde comunitária).
O facto é que em Portugal existem muitas restrições a nível social para quem pratica este tipo de dieta. Esta situação não vai mudar até que se informe de forma devida.
Sem outro assunto, obrigada pela atenção
Jeanette Ornelas
Dietista- Naturologista
Peço disculpa pelo meu fraco português mais não sou portuguesa
(Por: Jeanette Ornelas)
Eu sinceramente cheguei a meio e desisti. Também soube da reportagem pela minha mãe que me disse "filha, amanhã dá na SIC uma reportagem sobre uma pessoa que se tornou vegetariana e parece que não correu muito bem". Claro que aquilo foi uma fantochada.
O que eu gostei mais foi a sua refeição de despedida: bifes com batatas fritas de pacote. Sim, senhor, muito saudável. Proteína e gordura animal em excesso - sim, eram para aí uns 5 ou 6 bifes de perú - e a gordura das batatas. O que é que aquilo tinha de saudável?
Fazia mais sentido terem pegado em alguém que quisesse de facto se tornar vegetariano, verdadeiramente motivado e com todas as informações necessárias, do que alguém que, como já disseram, se via claramente que partiu para a experiência com o resultado definido.
Mais, tenho a dizer que como vegetariana (ovo-lacto, na verdade) nunca deixei de participar em qualquer evento, almoços e jantares de família ou amigos, Natal, Páscoa, enfim. Admito que para um vegano não será tão simples ir a um restaurante comum (porque em último caso opto pelas omoletes), mas até aí é possível arranjar bons almoços. E depois, as nossas refeições não têm que ser todas uma roda dos alimentos perfeita. Se exporadicamente vou a um restaurante almoçar e só consigo arranjar, sei lá, arroz e couves cozidas ou apenas uma salada mista, ok, não é equilibrado, e depois? Ao lanche ou ao jantar compenso. Obviamente que se me limitar a todos os dias comer o mesmo não é saudável, mas julgar uma dieta alimentar por uma refeição é ridículo.
Felizmente a própria SIC faz uma boa promoção do vegetarianismo no programa da SIC Mulher, Mundo das Mulheres, com o André Maia.
(Por: Ana Monteiro)
Queria a gradecer ao Centro Vegetariano a resposta dada á reportagem 100% vegetal.
Ontem quando estava a ver a SIC, e nem queria acreditar no sensacionalismo e falta de rigôr cientifico da reportagem.
Pergunto-me inclusive quem a terá patrocinado? Pois foi um favor realizado á industria das carnes.
Toda a gente sabe que o segredo para uma boa dieta vegetariana é o respeito por algumas regras básicas como por exemplo a variedade, algo que o \"repórter\" ignorou, preferindo consultar uma médica que não possui qualquer experiencia na adopção de um regime vegan. A escolha da médica também não foi a mais feliz.
(Por: Nuno)
reportagem SIC
Muitíssimo bem estruturada a v/ resposta.
[Por: @ 2008-01-14, 22:17 | Responder | Imprimir ]Parabéns!
(Por: Diogo Garrido)