Centro Vegetariano - Vegetarianismo e Veganismo
Registo / Login | Ficha Técnica | Órgãos Sociais | FAQ do Centro Pesq. Avançada
    

E-mail*:
Palavra-passe*:
Tópicos
AlimentaçãoConsumidor VegetarianoDefesa AnimalIniciação...Meio AmbienteNotíciasObservatórioPessoasSaúde
Páginas
Úteis
Mais...
Sócios
Destaques

logo Facebook

Símbolo vegan, logótipo do Centro Vegetariano

Concordo plenamente

Sou ovo-lacto-vegetariana há cerca de 5 anos e meio, e realmente, tudo o que foi dito é verdade!
Quando iniciei o meu curso superior era ovo-lacto-vegetariana há pouco tempo (2 meses), e houve logo pessoas que disseram algo como: quando acabares o curso já comes carne. O que não aconteceu :)
Quase sempre que vou almoçar ou jantar a restaurantes com alguém que não sabe que sou vegetariana e descobre na altura, há perguntas e mais perguntas sobre o porquê de ser vegetariana. Houve quem já me dissesse inclusivamente que eu estava a fazer algo que era mau para a saúde, que era uma tolice, quase com agressividade. Eu não atiro à cara de ninguém que estão a comer animais e que nem sequer sabem em que condições foram criados, não imponho a minha escolha a ninguém, mas sim, há pessoas que reagem mal, quase como se fosse uma ofensa para elas.
E por exemplo, se em casa de amigos ou familiares alguém faz carne com batatas e cogumelos (tudo confeccionado em conjunto, na mesma panela), e me sugere que coma apenas as batatas e os cogumelos, eu recuso, porque para mim não faz sentido comer algo sem carne e comer o molho da carne, os cogumelos e as batatas ficam também com sabor a carne, com partículas de carne, por isso não como. Reacção - chamam-me extremista, picuinhas, esquisita, e mais uma vez surge a agressividade. Quase que me querem obrigar a comer!
Eu não tenho qualquer problema que comam carne à mesma mesa em que estou a comer, mas quero que percebam que escolhi não comer, e não quero que me chateiem por isso...
Para finalizar deixo aqui uma nota positiva, pois sinto que as mentalidades estão a mudar, não sei se é à velocidade desejável, sei que algumas pessoas nunca vão mudar, mas noto cada vez mais, até da parte dos restaurantes, uma maior flexibilidade e aceitação. Por exemplo, no último restaurante a que fui, o cozinheiro teve o cuidado de me perguntar se eu queria comer feijões a acompanhar o prato, e disse logo (sem eu lhe perguntar) que tinham sido cozidos com uma rodela de chouriço, mas que não tinham chouriço, e perguntou-me se isso seria um problema para mim. Eu não comi os feijões.
(Por: Mariana)

[Por: @ 2012-04-12, 12:30 | Responder | Imprimir ]

Re: Concordo plenamente

Mariana, tambem concordo contigo e tal como muitos outros vegetarianos, tambem me identifico com a tua experiencia. As mentalidades em Portugal de fato estao a mudar. Em quase todas as cidades existe um restaurante vegetariano ou com opcoes veggie diarias. No entanto, a tua experiencia no restaurante \"generalista\" e\' uma excepcao. Na quase totalidade dos restaurantes nao vegetarianos nao ha interesse, conhecimento, ou sequer boa vontade para criar ou improvisar opcoes vegetarianas decentes. No maximo, existe um omolete (mas e\' preciso dizer com toda a clareza para nao levar carne, para nao haver surpresas), saladas (mas e\' preciso dizer com toda a clareza para nao levar atum) e uma sopa (mas e\' preciso blah blah blah..). Conciliar uma dieta vegetariana com uma socializacao saudavel com pessoas nao vegetarianas em Portugal e\' um grande problema. No meu caso, limito-me a comer fora com amigos/familiares em pizzarias ou restaurantes asiaticos.
(Por: R)

[Por: @ 2012-04-20, 20:18 | Responder | Imprimir ]


Re: Concordo plenamente

Olá Mariana,procuro conhecer vegetarianos, se me quiseres adicionar agradeço.

(Por: Jaime)

[Por: @ 2012-09-04, 17:55 | Responder | Imprimir ]



muito bem mesmo!

Considero este artigo importante principalmente para aqueles que se estão a iniciar ou a pensar iniciar no vegetarianismo.
Quem já é vegetariano há algum tempo já está vacinado e não se deixa afectar (tanto) pelos que mostram antagonismo ao vegetarianismo.
Aos que estão a sentir alguma pressão gostava de transmitir tranquilidade. Mantenham a vossa paz interior e não se deixem afectar negativamente por aqueles que por algum motivo não têm essa paz.
Se estamos bem com a nossa consciência, o que os outros pensam de nós é problema deles.
Não significa isto que devamos ignorar o que os outros nos dizem. Podem até ter razão, o que nos ajuda ou pelo menos nos leva a procurar informação.

"O bom-senso, o positivismo, o humor são boas atitudes acerca da forma de encarar o assunto."
Sem querer menosprezar situações de real pressão e chantagem, na maior parte dos casos tudo passa pela nossa atitude. Encaremos as sugestões e críticas dos outros sempre como algo que nos ajuda, nem que seja a compreender a condição dessas pessoas.

Não é preciso saber isto para sabermos que estamos bem, mas se der algum conforto a quem esteja com alguma crise de confiança no vegetarianismo, aqui vai uma lista de apenas alguns dos vegetarianos que ficaram para a história, à qual se podiam juntar milhares de celebridades nossas contemporâneas e do passado, e as largas centenas de milhões de pessoas no mundo que vivem vegetarianas.
Albert Einstein, Isaac Newton, Leonardo da Vinci, Thomas Edison, Nicola Tesla, Sócrates, Platão, Pitágoras, Plutarco, Jean-Jacques Rousseau, Charles Darwin, George Bernard Shaw, Mahatma Ghandi, Leon Tolstoy, Franz Kafka, William Blake, Ralph Waldo Emerson, Henry David Thoreau, Mark Twain, William Wordsworth, H. G. Wells, Krishnamurti Jiddu, Albert Schweitzer, Steve Jobs, Antoni Gaudi, Agostinho da Silva, Buda e provavelmente Jesus Cristo.
Serve de complemento ao estudo que a Madalena referiu.

Se alguém se sentiu afectado por alguma situação ou está a passar por pressão relativa ao vegetarianismo, exponha isso aqui que provavelmente alguém aqui já passou por algo semelhante.
Penso que todos nós já teremos passado por alguma situação em que o nosso vegetarianismo foi desafiado por alguém, e muitos de nós aprendemos a lidar com essas situações com total serenidade, independentemente de sabermos responder com dados científicos ou não.
Acreditem em vocês.
Está-se bem, está-se mesmo muito bem praticando o vegetarianismo.
(Por: Andre Correia)

[Por: @ 2012-04-09, 03:43 | Responder | Imprimir ]


muito bem!

Em contraponto com o ostracismo aos vegetarianos e também me desperta o riso, recomendo a leitura deste artigo introdutório, revelando um estudo estatístico que indica que os vegetarianos de certa forma são mais inteligentes e mais éticos que a maioria das pessoas!!
é engraçado o artigo :)

http://www.bmj.com/content/334/7587/245.abstract

ademais, por humor e vegetarianismo de mãos dadas, cá vai uma receita vegan deliciosa com vídeo esxplicativo:

http://www.youtube.com/watch?v=CeZlih4DDNg

Eu posso conviver com as pessoas não-vegetarianas, mas de preferência não à mesa, porque me distrai da paz e prazer de comer vegetariano. Não se ofendam, mas é uma reacção visceral minha.
(Por: Madalena)

[Por: @ 2012-04-07, 20:22 | Responder | Imprimir ]

Re: muito bem!

Madalena queria apenas esclarecer que esse estudo mostrou que naquele contexto sociocultural houve uma maior tendência para as crianças que apresentavam QIs mais elevados se virem a tornar vegetarianas.
Outros estudos relativos aos nutrientes que o cérebro precisa poderão indiciar que certas dietas vegetarianas podem ajudar a fortalecer ou manter a capacidade intelectual, comparadas com certas dietas não vegetarianas.

Com esses apetrechos do chefe metaleiro vegano duvido muito que naquela cozinha não espirre sangue ou ate bocados de carne humana ainda viva para dentro do tacho. Pelo menos não rouba aquilo que é dos outros.

Madalena de facto é necessaria alguma capacidade de abstracção para um vegetariano se sentar a uma mesa onde bocados de animais mortos são enfiados na boca, mastigados e engolidos como se nada se passasse. A minha vontade também é de não o fazer, mas por outro lado no meu caso seria mais segregação sem vantagens evidentes para os animais.
É um tema difícil esse de compactuarmos com situações relacionadas com a miséria dos animais, mas também poderemos estar a compactuar em muitas outras situações do dia a dia, como ver tv que anuncia produtos animais, comprar produtos cuja história de produção e transporte não conhecemos totalmente, ou pagar a alguém que vai usar o dinheiro para comprar carne por exemplo.
(Por: Andre Correia)

[Por: @ 2012-04-09, 03:32 | Responder | Imprimir ]


Re: muito bem!

"366 participants said they were vegetarian, although 123 admitted eating fish or chicken". Errr...coff cofff. Salazar tambem era um grande democrata - nao praticante. Este artigo, ao comecar com esta frase, perde logo toda a credibilidade. Nem vale a pena ler o resto.

(Por: R)

[Por: @ 2012-04-20, 20:24 | Responder | Imprimir ]


Re: muito bem!

Olá Madalena, procuro conhecer pessoas vegetarianas. Se puderes adiciona-me. Obrigado!
(Por: Jaime)

[Por: @ 2012-09-04, 17:57 | Responder | Imprimir ]



   >> Seguintes