Decidi ser vegetariano há um ou dois anos, mas neste momento estou numa situação complicada, pois não tenho nenhum amigo vegetariano, o que torna a minha social num inferno. Podia fornecer ajuda de grupos ou associações onde se possam conhecer pessoas que partilhem os meus ideais que eu? Entrem em contacto por favor.
(Por: Jaime)
> Decidi ser vegetariano há um ou dois anos, mas neste momento estou numa
> situação complicada, pois não tenho nenhum amigo vegetariano, o que torna a
> minha social num inferno. Podia fornecer ajuda de grupos ou associações
> onde se possam conhecer pessoas que partilhem os meus ideais que eu? Entrem
> em contacto por favor.
> (Por: Jaime)
Amigo Jaime, quero lhe dizer que mantenha a mesma força que o levou a seguir este caminho de luz e vida. Também eu passo todos os dias por este calvário de ser diferente, ainda para mais numa pequena aldeia transmontana, onde os velhos costumes continuam perpetuados até pelos mais novos. Hoje mesmo, como vem sendo tradição de alguns anos a esta parte a mocidade organiza uma "matança do porco" (coisa bárbara e cruel, que se faz a outro ser) e faz disso uma enorme festa, em que o único fim é a convivência, onde o álcool se mistura e onde o único objectivo é a inconsciência, porque o pensar e ter consciência é algo que dá trabalho e dói ao ego. Há cerca de seis meses que sou vegetariano, mas sempre fui muito diferente dos demais que me rodeiam, pois sempre me preocupei com estes assuntos. Sei que sou olhado com desdém, e alvo de mau falatório, mas sinceramente, à medida que os anos passam e comecei a adquirir mais informação, ganhei um poder de encaixe muito grande e não é qualquer ignorante (não que eu seja mais esperto, simplesmente estou mais informado sobre o que é a vida) que me atinge com facilidade, quanto mais conseguir demover dos meus ideais. Não me preocupo minimamente se deixam ou não de ser meus amigos, pois na maior parte das vezes também não me apetece estar na presença deles, pois não me interessa o seu discurso. Não desista e se precisar de uma palavra amiga pode contar comigo (pedrovalcerto@hotmail.com)!
(Por: Pedro Miguel Rodrigues)
Sem duvida Pedro!
Estar informado, para mim, e a chave. Vao existir sempre dilemas como \\\\\\\"as plantas tambem sentem\\\\\\\" ou \\\\\\\"o leao tambem come a gazela\\\\\\\". A questao e como tudo se processa, a barbaridade com que os animais sao \\\\\\\"produzidos\\\\\\\", pois e este o termo.
Saber responder a alguns pontos basicos da nutricao e uma forma de calar esses ignorantes, de facto. Comer carne e apenas algo tomado como necessario e indiscutivel, e quem questiona normalmente nem sequer tem qualquer conhecimento de causa.. apenas come porque sempre o fez e toda a gente o faz. Ser diferente e um desafio, mas vale a pena quando se acredita que e o correcto a fazer-se.
Sou vegetariana ha 3 anos (ovo-lacto), mas como o Pedro sempre me causou \\\\\\\"impressao\\\\\\\" comer animais. O facto de tomar leite animal ou comer ovos tambem se torna objecto de desafio - e concordo que, sobretudo a industria dos lacticios e terrivel. Tento pelo menos encontrar leite \\\\\\\"biologico\\\\\\\" e ovos de galinhas criadas ao ar livre.
(Por: Paula Santos)
Olá Jaime,
Sou uma inciciada muito fresca no mundo do vegetarianismo...
Prazer
Susana
(Por: Susana Dias)
Todos os dias,e em todos os encontros familiares etc... Estou afastando das reuniões familiares pois eu não suporto mais ser bombardeada com atitudes agressivas, conflituosas e com a falta de respeito. A MESMA MÃO QUE CRIOU O HOMEM CRIOU A NATUREZA E OS ANIMAIS . VOCE VAI MACHUCA-LOS?
(Por: Cris)
Considero o artigo bastante pertinente pois reflete a vivência de quem opta por seguir ideais diferentes daquilo que a sociedade nos impinge como correctas, neste caso relativamente à alimentação.
Não poucas vezes sou confrontada com questões por parte de muitas pessoas que assumem certezas absolutas acerca de nutrição, um pouco na tentativa de ridicularizar a minha escolha. E falsamente justificam o consumo de carne como o cumprimento "da lei da sobrevivência" quando na realidade a carne de consomem são animais mantidos e mortos em condições, na maior parte das vezes, deploráveis.
Há pouco tempo fui jantar a um restaurante em Olhão, com os meus pais, num restaurante tipicamente algarvio e sendo que não haviam opções vegetarianas, pedi apenas um creme de legumes na qual o rapaz do restaurante garantiu-me não ser usado qualquer ingrediente de origem animal. Quando a fui provar senti o sabor estranho que pensei tratar-se de caldo de Knorr e acabei por não a comer. No fim do jantar o rapaz reparou que o prato da sopa continuava cheio e acabou por admitir, em tom de brincadeira, que me tinha tentado enganar e que a sopa fora feita com algumas rodelas de chouriço. Não levei a mal, até porque se tratava de um restaurante bastante tradicional, mas por vezes no nosso dia-a-dia, principalmente para quem é vegan, torna-se díficil acompanhar a nossa família e amigos neste género de saídas.
A incompreensao em relacao aos vegetarianismo e' apenas mais um exemplo do preconceito que a sociedade tem em relacao a minorias ou a quem simplesmente decide ter um estilo de vida diferente daquele que a maioria conhece (i.e. aquele que e' retratado nos media). As perguntas reprovadoras e falsamente ingenuas que se fazem aos vegetarianos sao exatamente as mesmas (por analogia, claro) que se fazem aos gays e lesbicas, aos 'trintoes' solteiros, a quem anda de bicicleta, a quem nao tem televisao, a quem decida nao ir para a universidade tendo meios para isso, aos casais que decidem nao ter filhos, a quem decide ser padre, etc etc etc... E' tudo parte do medo daquilo que e' diferente. O unico meio da pessoa se proteger contra os efeitos negativos dessas perguntas e' ignorar completamente e mudar de conversa. Tentar explicar nao adianta em nada. Quem faz essas perguntas sao pessoas de mente fechada, e a pessoas de mente fechada nao adianta tentar explicar nada.
(Por: R)
> A incompreensao em relacao aos vegetarianismo e\\\' apenas mais um exemplo do
> preconceito que a sociedade tem em relacao a minorias ou a quem
> simplesmente decide ter um estilo de vida diferente daquele que a maioria
> conhece (i.e. aquele que e\\\' retratado nos media). As perguntas
> reprovadoras e falsamente ingenuas que se fazem aos vegetarianos sao
> exatamente as mesmas (por analogia, claro) que se fazem aos gays e
> lesbicas, aos \\\'trintoes\\\' solteiros, a quem anda de bicicleta, a quem nao
> tem televisao, a quem decida nao ir para a universidade tendo meios para
> isso, aos casais que decidem nao ter filhos, a quem decide ser padre, etc
> etc etc... E\\\' tudo parte do medo daquilo que e\\\' diferente. O unico meio
> da pessoa se proteger contra os efeitos negativos dessas perguntas e\\\'
> ignorar completamente e mudar de conversa. Tentar explicar nao adianta em
> nada. Quem faz essas perguntas sao pessoas de mente fechada, e a pessoas de
> mente fechada nao adianta tentar explicar nada.
> (Por: R)
Não podia estar mais de acordo! É mesmo esse o sentimento que tenho, talvez que todos nós tenhamos. De facto por vezes o melhor a fazer é ignorar pois também já me apercebi que se não formos bons a dominar a arte do discurso estamos tramados, pois essas pessoas utilizam todos os trocadilhos (verdades e mentiras), só para terem razão e deixar-nos envergonhados perante as outras pessoas. Mas de uma coisa, podemos ter a certeza, nós já vamos seguindo o caminho da verdade, enquanto que eles ainda vão ter que penar muito para lá chegar. E se fossemos como eles, seria caso para dizer, quem ri por último, é quem ri melhor!
(Por: Pedro Rodrigues)
re
Sim isto e tudo verdade eu quando começei a ser vegetariana senti isto e mais facil sermos aceitados pela normalidade , somos vegetarianos logo acham que nao somos normais . por exemplo deixaram de me convidar para muitas coisas , era olhada de lado muitas vezes e ainda hoje sou .so quem e vegetariano e que sabe o que temos de aguentar perguntas do porque es vegetariana e so nos apetece responder bruscamente mas nunca o fazemos e la perdemos imenso tempo a explicar para no fim dizeram nao comprendo . e cansativo acham que os vegetarianos sao como o bob marley e nao pessoas com licenciaturas ou com emprego fixo sem fumarem e com cuidados com saude
[Por: @ 2012-10-13, 02:09 | Responder | Imprimir ](Por: daniela)