As substâncias abaixo são usadas essencialmente pela indústria farmacêutica em remédios, suplementos e vitaminas. Existem alternativas já no mercado.
Aminoácidos (Amino Acids.)
Blocos construtores das proteínas em todos os animais e plantas. Usado em vitaminas e suplementos. Alternativas: sintéticos e vegetais.
Esteróide, Esterol (Steroids. Sterols.)
De várias glândulas de animais ou de fontes vegetais. Esteróides inclui esteróis, que são álcoois de animais ou plantas (ex: colesterol). Usado na preparação de hormonas.
Alternativas: fontes vegetais e sintéticas.
Estrogénio, Estradiol (Estrogen. Estradiol.)
Hormonas femininas obtidas da urina de éguas grávidas. Usado para problemas reprodutivos, em pílulas anticoncepcionais e no Premarin, uma droga para a menopausa.
Alternativas: contraceptivos orais e drogas para menopausa baseados em esteróides sintéticos ou fitoesterógenos (de plantas). Os sintomas da menopausa também podem ser tratados com dieta e plantas.
Gelatina, Gel (Gelatin. Gel.)
Proteína obtida de pele, tendões, ligamentos e/ou ossos de vaca e porcos fervidos com água. Utilizada em cápsulas de vitaminas. Cápsulas vegetais já começam a surgir no mercado.
Geleia Real, Mel, Pólen, Própolis
A produção de mel também é responsável pela crueldade com animais. Muitos criadores matam as abelhas no Inverno para não ter que gastar para protegê-las do frio. Para inseminar artificialmente as abelhas rainhas é tirado esperma do zangão esmagando-lhe a cabeça. A decapitação gera um impulso eléctrico tão forte que o animal ejacula.
Lactose
É o açúcar do leite dos mamíferos. Usado em pastilhas e remédios.
Alternativas: açúcar de plantas.