Acerca da incineração de resíduos domésticos, encontramos a seguinte notícia:
A incineração a frio (decomposição do lixo nas lixeiras ou aterros) tem os mesmos efeitos que a incineração a quente (fornos):
1 – Queima-se a mesma quantidade de oxigénio, só que num período mais alargado.
2 – O ar é contaminado com a mesma quantidade de CO2, só que num período mais longo.
3 – Para o ar e para a água escapam quase os mesmos contaminantes e substâncias tóxicas, só que leva mais tempo. Produz-se o mesmo calor (energia), porém nas lixeiras não se utiliza. Uma peça de madeira liberta a mesma energia durante a sua decomposição e inertização, que dura 3 a 5 anos, do que durante a sua incineração no forno que dura 1 minuto.
4 – A peça de madeira deixa a mesma quantidade de cinzas (resíduos), quer seja queimada em quente num minuto, ou a frio em 3 a 5 anos.
Nas lixeiras (e aterros) as substâncias tóxicas não são neutralizadas e escapam livremente para a atmosfera, sobretudo os metais pesados. Numa incineradora moderna podem-se recuperar.
Se o lixo for transportado em camiões para uma incineradora ou um aterro fora da cidade, digamos a 30 km, os fumos e gases de escape produzidos pelos motores dos camiões são mais prejudiciais para o ambiente e população do que os gases da incineradora.
Referências:
http://www.amiclor.org
Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/index.php?article_id=254&print=1