Centro Vegetariano - Vegetarianismo e Veganismo
Registo / Login | Ficha Técnica | Órgãos Sociais | FAQ do Centro Pesq. Avançada
    

E-mail*:
Palavra-passe*:
Tópicos
AlimentaçãoConsumidor VegetarianoDefesa AnimalIniciação...Meio AmbienteNotíciasObservatórioPessoasSaúde
Páginas
Úteis
Mais...
Sócios
Destaques

logo Facebook

Símbolo vegan, logótipo do Centro Vegetariano

Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

A sua observação sobre a utilidade da dor é pertinente. Mas não se deixe levar pela sua lógica e mantenha um espírito mais cientifico e mais aberto. As plantas têm consciência, observam o meio ambiente, interpretam a informação que recebem, sentem tudo o que nós sentimos e muito mais. Simplesmente reagem de forma diferente, com estratégias diferentes. Os animais são seres animados e reagem com espasmos musculares e com violência, as plantas também são animadas embora se movam de forma mais lenta, mas reajem ao meio-ambiente de forma diferente, com outras tácticas. E ninguém poderá dizer que elas se têm saído mal. As plantas seguiram um caminho evolutivo diferente, o que é diferente de pensar que evoluiram menos do que os animais. Nós temos dificuldade em olhar para elas e perceber como funcionam porque não funcionamos com os mesmos padrões mentais e acabamos por tirar conclusões intuitivas disparatadas. Em vez de continuarmos a alimentar mitos e a fazer afirmações na base do "Eu acho que...porque é aquilo que eu vejo.", devemos aprender o que os cientistas nos podem dizer sobre as plantas, o que é muito e muito rigoroso. Há muitos livros e estudos sobre essa matéria. Só continua na ignorância quem quiser. Concordo com o que disse, vamos acabar com os mitos e conhecer a verdade. Eu tenho uma alimentação vegetariana mas tenho a consciência de para defender a minha individualidade biológica tenho que me alimentar de outras individualidades biológicas, não há alternativa. Nós, como mamíferos, identificamo-nos mais com os outros mamíferos e isso faz-nos entender melhor o seu sofrimento e sermos mais solidários com eles. É só isso, e está tudo certo. Podemos tentar esconder a realidade mas não vai adiantar nada. A nossa "vida" alimenta-se de outras "vidas". Talvez um dia saibamos como viver sem a presença da morte. Quando eu souber como é que isso se faz digo qualquer coisa.

[Por: gnanaatman @ 2009-08-03, 16:22 | Responder | Imprimir ]

Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

Nao e preciso nenhum estudo cientifico para qualquer pessoa ver que as plantas reagem ao ambiente: luz, agua, temperatura, acidez do solo, etc.
Mas certos seres inanimados (ex: rochas, liquidos inorganicos, materia organica morta) tambem.
A questao e saber se existe alguma reacsao nas plantas que seja equivalente (mesmo que nao semelhante) a dor nos animais.
Por favor indica-me os estudos i livros pois tenho todo interesse em os ler.

[Por: andycor @ 2009-09-22, 10:54 | Responder | Imprimir ]

procura

Se tem mesmo interesse em saber qualquer coisa pode procurar na Amazon e encontrará montanhas de livros que podem retirar qualquer pessoa da ignorância. O conhecimento está disponivel a todos. Para começar sugiro-lhe um livro chamado "The secret life of plants" que pode surpreendê-lo fortemente. Não sei se existe em português.


andycor escreveu:
> Nao e preciso nenhum estudo cientifico para qualquer pessoa ver que as
> plantas reagem ao ambiente: luz, agua, temperatura, acidez do solo, etc.
> Mas certos seres inanimados (ex: rochas, liquidos inorganicos, materia
> organica morta) tambem.
> A questao e saber se existe alguma reacsao nas plantas que seja
> equivalente (mesmo que nao semelhante) a dor nos animais.
> Por favor indica-me os estudos i livros pois tenho todo interesse em os
> ler.

[Por: gnanaatman @ 2009-09-22, 16:50 | Responder | Imprimir ]

Re: procura

Olá!
Tanto quando sei essa teoria de as plantas sentirem dor foi refutada por cientistas de Universidades conceituadas. Uma coisa é ter sensores de luz, água, etc., outra é sentir dor na maneira como a entendemos.
De qualquer forma, ainda que as plantas sintam dor, ser vegetariano continua a ser uma boa opção, na medida em que é mais ecológico.
Beijinhos.
(Por: Liliana Costa)

[Por: @ 2010-03-20, 19:55 | Responder | Imprimir ]




Re: 0.3% e pouco mas a que se deve?

Veja, eu tenho um pé de goiaba em casa, quando deixo de apanhar as goiabas, a árvore simplesmente as joga no chão. Nunca vi ninguém arrancar uma árvore, ,pela raíz para comê-la, mas sim seus frutos e folhas que elas generosamente nos oferecem.
(Por: fatima)

[Por: @ 2010-09-18, 16:24 | Responder | Imprimir ]





https://www.centrovegetariano.org/index.php?&message_id=1978