O Partido Ecologista “Os Verdes” (PEV) questionou o governo sobre as respostas que são dadas nas cantinas escolares a crianças vegetarianas. O PEV pretendia conhecer soluções previstas para integrar estas crianças e colocá-las em igualdade de circunstâncias com a restante comunidade escolar.
A resposta do Ministério da Educação e Ciência, em novembro 2013, informa que: “...Quando se verifica a existência de alunos que não consomem determinados alimentos (...) por opção pelo vegetarianismo (…) são adotados os procedimentos considerados adequados, normalmente solicitando-se um comprovativo ou declaração dos Encarregados de Educação que sustente a situação em cauda e posteriormente a escola (…) adapta a ementa do dia.”
Este assunto é preocupação de muitos pais vegetarianos, pelo que o esclarecimento do Ministério da Educação e Ciência será com certeza útil a muitas famílias vegetarianas que colocam ou pretendem colocar as crianças em escolas públicas.
O Centro Vegetariano felicita o PEV pela iniciativa e por ter informado o Centro Vegetariano da resposta.
Pergunta do Partido Ecologista “Os Verdes”
Resposta do Ministério da Educação e Ciência
Inserido em: 2013-11-24 Última actualização: 2013-11-25
Comentar
Notícias > Notícias 2013
Pessoas > Artigos por Autor > Ana Alpande
Vegetarianismo nas escolas
Mesmo que se praticasse, esta medida seria pobre. E é pena constatar-se que nem isto se verifica. Normalmente sugere-se que opte pelo peixe ou que coma duas sopas. Não há sensibilidade suficiente dos responsáveis que encaram o vegetarianismo como "uma mania" a desconsiderar.
[Por: @ 2013-11-26, 05:05 | Responder | Imprimir ](Por: Deolinda Peralta)