O vegetarianismo está a ganhar cada vez mais adeptos. Aproximadamente 7% da população do Reino Unido baniu a carne da sua alimentação e, semanalmente, cerca de 5 mil pessoas tornam-se vegetarianas (dados da The Vegetarian Society, RU).
O dia 2 de Outubro, data de nascimento de um vegetariano muito famoso, Mahatma Gandhi, é um dia dedicado à exposição, lamentação e recordação do sofrimento e morte de cerca de 50 biliões de vacas, porcos, perus, galinhas e outros animais nos matadouros e quintas de produção animal em todo o mundo. Esta iniciativa foi lançada em 1983 pela FARM, uma organização sem fins lucrativos, com sede em Washington, EUA.
A revista Os Nossos Cães nº 68, de Agosto, publicou uma notícia a propósito do 1º aniversário da Campanha "Ajuda o Hércules a Alimentar Animais Abandonados", comemorado a 1 de Julho.
Na revista Beijaflor Natural nº 58, de Julho, destaca-se uma reportagem dedicada a Jane Goodall, defensora dos primatas e do vegetarianismo.
A pesquisadora Jane Goodall, que alterou a definição dos primatas e do animal humano, esteve em Lisboa no passado mês de Maio na "International Conference on Conservation and Animal Welfare".
A Feira Alternativa – 1ª Mostra de Modos de Vida Alternativos -, realizada nos dias 23 a 25 de Junho na Cordoaria Nacional em Lisboa e na qual o Centro Vegetariano participou, foi um sucesso.
O evento teve uma excelente adesão por parte do público, recebendo milhares de visitas de todas as faixas etárias. Entre os visitantes encontravam-se centenas de pessoas com 60, 70 e até 80 anos, muitas delas vegetarianas há décadas, outras simplesmente pessoas preocupadas com a saúde.
Iniciativa lançada nos EUA em 1985 pela FARM (Farm Animal Reform Movement), o Dia Mundial Sem Carne é actualmente uma das maiores campanhas de sensibilização à dieta vegetariana realizada a nível mundial. Neste dia, as pessoas são convidadas a fazer uma alimentação alternativa, à base de vegetais e frutas e sem a ingestão de qualquer tipo de carne ou peixe. Celebra a chegada da Primavera de uma forma diferente!
Na revista Sport Life nº 47, de Fevereiro, teve honras de primeira página uma excelente reportagem dedicada ao vegetarianismo. Intitulada "Ser ou não ser vegetariano", recorre à opinião de uma nutricionista e pretende esclarecer os benefícios da alimentação vegetariana para os praticantes de desporto.
A revista Mulher Moderna na Cozinha nº 120, de Março, na página 61, publicou uma notícia sobre os chocolates veganos da Plamil à venda na loja online do Centro Vegetariano.
A Revista Jardins de Fevereiro publicou uma notícia sobra a ração Techni-Cal Vegetarian, vendida pela Petemotions, e a Campanha "Ajuda o Hércules a Alimentar Animais Abandonados", promovida pelo Centro Vegetariano em parceria com a Petemotions, desde Julho de 2005.