Em setembro de 2007, o Centro Vegetariano realizou o primeiro estudo a uma amostra representativa da população portuguesa para determinar o número de vegetarianos em Portugal, com a AC Nielsen.
Passados dez anos, em setembro 2017, repetimos o estudo e as conclusões mostram uma evolução muito surpreendente.
O número de vegetarianos quadruplicou em 10 anos, com 1.2 % dos portugueses a não consumirem carne nem peixe atualmente. Em 2007 apenas 0.3 % da população portuguesa se encontrava nesta categoria.
95 % dos Portugueses mantêm o consumo de carne, peixe, laticínios e ovos na sua alimentação.
Os resultados também sugerem que o consumo frequente de carne e peixe parece ter reduzido, ainda que ligeiramente, na última década (de 79 % para 77 % e de 76 % para 70 % respetivamente), o que indica uma tendência de consumo mais ocasional.
0.6 % da população segue alimentação vegana (não consome carne, peixe, ovos ou laticínios). Este número representa o dobro do número de vegetarianos aquando do estudo de 2007, o que sugere uma tendência notória da população portuguesa para dietas com base vegetal.
Para todas as categorias de consumo (i.e. carne, peixe, ovos e laticínios) as mulheres (comparativamente com os homens) e os jovens entre os 25-34 anos de idade (comparativamente com outras faixas etárias) são os que têm maior percentagem de não consumo. Isto é, mulheres e jovens entre os 25-34 anos responderam mais vezes “nunca” quando inquiridos acerca da frequência do consumo de carne, peixe, ovos e laticínios.
O estudo utilizou uma amostra aleatória e estratificada. Foram realizadas 2000 entrevistas domiciliárias a indivíduos de ambos os sexos, residentes em Portugal Continental e com idades compreendidas entre os 15 e os 65 anos, tendo um erro máximo esperado de +/- 2.2 % para um grau de confiança de 95 %. As entrevistas foram efetuadas em setembro de 2017.
À semelhança do estudo de 2007, os participantes foram inquiridos relativamente à frequência com que consomem:
Carne ou produtos derivados (Fiambre, Hambúrgueres, Mortadela, Chouriços, Patês,…);
Peixe ou produtos derivados (Filetes, Marisco, Patês,…);
Leite ou outros laticínios como queijo, manteiga, iogurtes ou outros;
Ovos ou produtos com ovos como bolos, doçaria, etc.
Para cada uma das categorias acima, as alternativas de resposta eram: “nunca”, “ocasionalmente” e “frequentemente”. Considera-se que seguem alimentação vegetariana os que responderam “nunca” às duas primeiras perguntas e alimentação vegana os que responderam “nunca” as quatro.
Os resultados do estudo de 2007 podem ser lidos aqui
Este estudo foi apenas possível graças ao apoio de:
Colaboradores e sócios do Centro Vegetariano
Best Choice Lodging
Ana Leite
Ana Martins
Ana Mendes
Cristina Rodrigues
Dora Algarvio
Liliana Costa
Maria Fernandes
Mateus Mendes
Pedro Leite
Tânia Santos
Inserido em: 2017-10-01 Última actualização: 2020-11-12
Comentar
Observatório
Notícias
Alimentação > Alimentação Vegetariana
OS ERROS DO CARNIVORISMO
! - LOUVAMOS IMENSO TODOS/AS AQUELES/AS QUE SE ESFORÇAM PELO BEM DA HUMANIDADE E PELA MELHORIA DA INESTIMÁVEL SAÚDE HUMANA QUE, PARA NÓS, É DIGNA DO MAIS SANTO E VENERANDO RESPEITO.
[Por: @ 2019-03-10, 00:06 | Responder | Imprimir ]A maioria das pessoas está meio destruída por aquilo que come de errado, poluído, adulterado, desnaturalizado. E, tal como o combustível dum carro é a base da saúde do motor, o alimento é a base fulcral da nossa saúde física e até psicológica.
Já há quase 50 anos que não comemos carne. E muito pouca comemos. Foi das melhores opções que tomámos na vida: nem carnes nem peixes nem laticínios nem nada que derive do reino animal. Nunca enfraquecemos por isso (os elefantes, que são puramente herbívoros, também não), sempre tivemos saúde de ferro e nunca estivemos doentes, “nem sabemos” o que é um hospital. Só continua a comer carne quem vive na ignorância sobre a verdadeira saúde, que não é carnivorista: débil, enfermiça, artificial, acidosa, periclitante, perigosa.
QUEM QUISER TER SAÚDE, EQUILÍBRIO E HARMONIA, NO CORPO E NA ALMA,
LEIA ESTES TÓPICOS NESTE SITE DE PURO OURO DE REAL SABEDORIA:
— VER EM: AQUARIUS IDADE DE OURO...
B: Comer Carne: Grave Erro-02
18: A Vida Natural, Pura e Sadia
H: Fumar é um Crime /Horror-08
Paz Profunda para todos os corações!...
Prof. Astrophyl (J.F.S.), um Sábio de Portugal.
(Por: JOÃO FORTUNATO DA SILVA )