Ingredientes:
1 ¼ chávenas de cajus
1 ¼ colheres de chávena de stevia em pó (em alternativa, ½ chávena de xarope de ácer e ¼ chávena de açúcar não refinado)
1 chávena de sumo de uva branca
2 chávenas de água
1 colher de chá de lecitina
1 pitada de sal (não refinado)
85 gramas de chocolate preto amargo, vegano, cortado às pepitas
2 colheres de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá canela em pó
Para o molho:
2 colheres de sopa de pinhões
xarope de ácer q.b
1 colher de sopa de raspas de chocolate preto amargo
1 pitada de canela em pó
Preparação:
Põe os ingredientes do gelado (excepto as pepitas de chocolate, os extracto de baunilha e a canela) num liquidificador e bate a altíssima velocidade até a mistura estar bem suave (sem haver grainhas de caju). Um bom truque é durante o processo parar o liquidificador e, com uma espátula, retirar das paredes bocados dos ingredientes que possam estar aí pegados, para que a mistura fique mais suave.
Coloca a preparação numa frigideira anti-aderente e adiciona as pepitas de chocolate. Leva a lume médio para engrossar a mistura. Mexe regularmente para evitar que as pepitas de chocolate se peguem ao fundo. Quando começar a borbulhar um pouco, baixa o lume para que não ferva e deixa assim por uns 8 minutos. No final, adiciona o extracto de baunilha e a canela e mistura bem.
Leva ao congelador e vai mexendo de vez em quando para que fique mais cremoso.
Para o molho, a primeira coisa a fazer é colocar os pinhões a tostar e caramelizar. Para isso,
espalha os pinhões numa folha de papel de alumínio e leva ao forno a 150º C. É muito importante vigiar todo o processo, porque quando estão quase prontos, podem ir de ligeiramente tostados a completamente queimados rapidamente. Se preferires, reduz a temperatura um pouco, demora mais mas é mais seguro. O processo não deve demorar mais de 15 minutos.
Quando estiver quase a terminar, espalha xarope de ácer pelos pinhões todos e mexam vigorosamente, para que o xarope adira bem a todos os pinhões. Espera uns minutos e retira.
Coloca os pinhões tostados, as pepitas de chocolate e canela sobre o gelado.
Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?article_id=469&print=1