Veganismo, estilo de vida de paz
Registo / Login | Ficha Técnica | Órgãos Sociais | FAQ do Centro Pesq. Avançada
    

E-mail*:
Palavra-passe*:
Tópicos
AlimentaçãoConsumidor VegetarianoDefesa AnimalIniciação...Meio AmbienteNotíciasObservatórioPessoasSaúde
Páginas
Úteis
Mais...
Sócios
Destaques

logo Facebook

Símbolo vegan, logótipo do Centro Vegetariano

Vareniki Vareniki

Veganismo, estilo de vida de paz

Mais um ano está a chegar ao fim. E novamente nos países ocidentais ainda existe este espírito de Natal, esta pausa em que nos lembramos dos amigos e juntamos o mais possível a família na pressa de uma vida moderna que parece sugar cada segundo sem que nos apercebamos do tempo passar. 

 O ano que termina é um ano de mais conflitos do que colaborações, de turbulência económica mais do que estabilidade, de desentendimentos mais do que acordos. Que o espírito natalício contribua para mudar tudo isto e nos permita mudar o rumo desta grande nave que transporta a humanidade pelo vazio do espaço. E a comida pode certamente ter algo a dizer sobre isso. Não importa onde uma pessoa vive ou quantos anos tem, todos nós precisamos de nutrição.

Em muitos países e culturas, era normal no passado oferecer um lanche ou uma refeição completa a todos os visitantes, mesmo que fossem completos estranhos. Talvez isto tenha sido, de facto, não apenas um sinal de boa vontade, mas uma estratégia sensata, pois um corpo saciado contribui para que as pessoas se sintam bem e aumentam as probabilidades de serem alcançados acordos.

E a comida vegana é a comida que nutre o corpo causando o mínimo de sofrimento aos outros animais, bem como o menor dano ambiental. Além disso, é o mínimo denominador comum que serve todos os comensais de um banquete.

Nesta altura do ano, muitas famílias reúnem-se à volta da mesa. Muitos problemas são resolvidos, muitos novos projetos começam, muitas novas ideias surgem, na atmosfera de relaxamento quando as pessoas conversam, socializam e fazem refeições juntas.

Talvez muitos outros problemas pudessem ser resolvidos se as pessoas se reunissem mais e resolvessem as suas diferenças à volta de uma mesa.

Então vamos fazê-lo, para construir pontes e ligações, consolidando relações e criando uma sociedade mais saudável e forte.

Como incentivo, partilho esta receita modificada de Vareniki. O Vareniki está escrito de muitas formas diferentes e existem ainda mais variações de receitas do que de ortografia. De qualquer forma, esta é uma receita que possivelmente teve origem na Ásia Central e se espalhou não só pela Ásia, mas também pela Europa de Leste. Vareniki atravessou fronteiras em paz e respeito.

Todo o processo pode demorar um pouco. Mas pode fazer uma quantidade generosa e congelar antes de cozinhar.

Delicie-se com Vareniki.

 

Autor: Felipe Katz

 



Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/Article-635-estilo-vida-paz.html

Inserido em: 2024-12-24 Última actualização: 2024-12-24

Comentar printer     Facebook F

Saúde > Alimentação e Saúde
Alimentação > Alimentação Vegana