Como circular na via pública com o meu gato?».«Gostava de adoptar animais mas o condomínio proíbe...». «Posso levar o meu animal no carro ou em transporte público?». Estas são algumas dúvidas comuns com que nos deparamos frequentemente quando os nossos animais nos acompanham. Fica a conhecer o que diz realmente a lei acerca dos animais.
Muitos de nós que têm o privilégio de ter um animal não‑humano a seu cargo e partilhar com ele as vicissitudes da vida com companheirismo e entreajuda ponderam muitas vezes acerca da alimentação mais correcta para os seus amigos, principalmente para cães e gatos.
Têm sido muito frequentes os casos de maus-tratos para com os animais, assim como os casos de abandono, negligência, indiferença e toda a espécie de actos que conduzem a consequências de flagrante desrespeito para com a vida animal.
Se nas férias ou quando viajares não puderes levar contigo o teu animal, podes deixá-lo num hotel/canil ou utilizar um serviço de pet sitting.
A modalidade pet sitting evita que os animais saiam do ambiente a que estão habituados e protege-os de possíveis contaminações e stresse advindos de ficarem num ambiente estranho.
No caso dos hotéis, antecipadamente informa-te das condições de alojamento e dos preços, e se possível visita o local.
Ver lista de Hotéis para Animais e Serviços de pet sitting em Portugal.
São vários os locais onde podes adoptar um animal. Visita páginas da Internet, associações de abrigo aos animais abandonados e canis municipais. Dá prioridade a estes últimos, pois ao adoptares um animal de um canil municipal (que abate os animais) estarás a salvar-lhe a vida!
Existem diversos estabelecimentos espalhados por todo o país que permitem a presença de animais de companhia. Se vais de férias ou viajar e queres levar o/a teu/tua amigo/a, telefona para um destes alojamentos de forma a inteirares-te das condições.
Existem centenas de Clínicas Veterinárias por todo o país onde podes levar o/a teu/tua amigo/a para ser tratado/a. Por isso, mesmo quando fores viajar, não te esqueças de levar o número de telefone da Clínica ou Hospital Veterinário mais próximo da zona para onde vais.
O maior dilema para os veganos é alimentar os seus animais de companhia à base de carne. Uma vez que decidiram não financiar a produção animal intensiva, a pergunta que frequentemente colocam é: será justificável e/ou indispensável continuar a atribuir produtos de origem animal aos nossos companheiros caninos?
Debbie Holman tem desenvolvido, há vários anos, um grande trabalho nesta área, adquirindo uma grande experiência no que toca a ajudar gatos a tornarem-se veganos. Ela refere que o essencial é ter muita paciência e uma atitude positiva.
A alimentação dos animais de estimação dos veganos é por vezes uma questão controversa, principalmente do ponto de vista ético. Cães e gatos não seguem naturalmente uma dieta vegana, nem vegetariana.
Os veganos e vegetarianos ficam muitas vezes divididos entre alimentar cães e gatos com uma dieta vegana, ou com alimentos que contêm ingredientes de origem animal.