Recentemente no nosso país, temos assistido à abertura de restaurantes semi‑vegetarianos, ou seja, no mesmo espaço servem refeições vegetarianas e carnes, peixes e mariscos. Talvez a principal razão se prenda com a viabilidade dos negócios, atraindo ambos os tipos de clientes, especialmente fora das grandes cidades onde possivelmente seria mais difícil um negócio exclusivamente vegetariano sobreviver.
Foi uma agradável surpresa descobrirmos, por mero acaso, o restaurante Cor de Tangerina, em Guimarães.
Situado em pleno centro histórico, no topo da colina sagrada, mesmo em frente ao Castelo de Guimarães e aos Paços dos Duques de Bragança, o Cor de Tangerina é um verdadeiro oásis de natureza e sabores.
Em Agosto de 2009 passeava a pé, e num grande espaço comercial em obras, no seu exterior já um elemento se destacava: a placa "Macrodelícia" em tons de laranja e verde. "Suspeito" pensei eu...
5 meses depois tenho o prazer de descobrir que de facto um restaurante macrobiótico abriu nos arredores do Porto, mais concretamente junto ao mercado da Areosa, na Estrada Exterior da Circunvalação, mesmo na junção dos concelhos do Porto e de Gondomar.
Em plena zona histórica do Porto, reconhecida pela UNESCO como património da humanidade, só pela viagem já vale a pena irmos até à Casa da Horta. Pertinho da Ribeira - Rio Douro, portanto - a escassos metros da magnífica Igreja de São Francisco e do conceituado Palácio da Bolsa, a Casa da Horta é um verdadeiro cantinho de surpresas, um refúgio do alvoroço da vida urbana.
Com quase 30 anos de existência, o Suribachi é uma das casas mais antigas do país em termos de oferta de produtos e serviços para macrobióticos e vegetarianos, e para todos aqueles que se preocupam com um estilo de vida mais saudável. No mesmo espaço agrega uma loja de produtos alimentares, cosmética, suplementos, utilidades, música e literatura; restaurante macrobiótico e vegetariano; padaria/pastelaria; consultas de medicinas e terapias alternativas e workshops de culinária vegetariana, entre outros.
1- O poder da antecipação.
Se tens uma ideia dos locais onde vais passar, não deixes de dar uma olhadela na Internet à procura de restaurantes vegetarianos e, lojas de produtos naturais. As lojas são importantes pois se ficares em alguma pousada da juventude que disponha de cozinha, torna-se tudo muito mais fácil. Infelizmente alguma desta informação encontra-se desactualizada e, já me aconteceu várias vezes ir todo contente à procura dum restaurante e “bater com o nariz na porta”. É também importante descobrir contacto de organizações vegetarianas locais que te podem sempre ajudar e que, regra geral, dispõem de informação mais actualizada. Podes procurar informação em:
http://www.allveggielinks.com/Travel.htm
http://www.veg.org
O Centro Vegetariano mantém atualizada uma lista de Restaurantes com pratos vegetarianos em Portugal.