O óleo de coco possui propriedades que vão muito mais além da alimentação: ótimo para a pele e para o cabelo, bem como um substituto de diversos produtos de higiene habituais, esta maravilha da Natureza promete deixá-la/o rendida/o com as suas fantásticas propriedades.
Cuidar da saúde através de um estilo de vida saudável é mais abrangente do que apenas alimentação, boa atitude e exercício físico.
Há soluções bastante fáceis, rápidas e eficazes de higiene e cosmética que permitem a toda a família poupar dinheiro em produtos e evitar desperdício embalagens desnecessárias que raramente se reutilizam indo ainda novas para a reciclagem ou até aterros onde demoram várias décadas a decompor‑se.
Apesar dos tempos de crise que correm, a culinária vegetariana é tão rica e versátil que torna perfeitamente possível continuarmos a preparar refeições saborosas e económicas, sem perda de qualquer valor nutricional.
É possível ser ecológico, fazer uma alimentação saudável e ainda poupar dinheiro.
Reduzir, reciclar, reutilizar é a melhor máxima a seguir no que toca a proteger o ambiente. Isto aplica-se a tudo, desde o teu local trabalho, à tua higiene, ao jardim e até à cozinha.
Numa época em que tanto se fala de crise nas famílias portuguesas, nada melhor do que ter em conta algumas dicas para não só poupar o ambiente, mas também para poupar na carteira. E o melhor de tudo é que ainda conseguirás uma alimentação mais saudável.
Nesta altura de regresso às aulas, porque não optar por colocar nas lancheiras das crianças lanches bons e saudáveis? Actualmente existem alternativas vegetarianas, como leite e iogurtes de soja de vários sabores, que irão certamente fazer as delícias dos mais pequenos.
Nos meses mais quentes do ano em que as temperaturas convidam ao convívio fora de portas e ao ar livre, são frequentes os churrascos nos quais se consome carne e peixe. No entanto, esta não é razão para um vegetariano ou vegano recusar um convite ou organizar ele próprio um churrasco vegetariano ou com opções vegetarianas.
O Kombucha é uma bebida extremamente vitalizante, feita a partir de um fungo, chá verde ou preto, e açúcar. Viajou desde o Oriente até ao mundo ocidental, onde as suas propriedades benéficas têm sido cada vez mais apreciadas e reconhecidas.
O seitan é um óptimo substituto da carne, não só a nível proteico como também a nível de preparação culinária. Pode grelhar-se, panar-se, usar em estufados, em espetadas ou assar no forno.
Este é um alimento facilmente encontrado em lojas de produtos naturais, mas o seu preço nem sempre é muito acessível. No entanto, este é um produto que se prepara facilmente em casa e por poucos euros.
Contrariamente à ideia generalizada de que os produtos vegetarianos são mais caros e difíceis de encontrar, a verdade é que não é preciso gastar muito dinheiro para seguir uma alimentação vegetariana saudável e equilibrada.
Um dos mitos do vegetarianismo é considerar-se que a alimentação fica mais cara. No entanto, quem é vegetariano sabe que isso não corresponde à realidade. São poucos os alimentos mais caros, e mesmo a esses há alternativas caseiras, bem mais económicas. Entre esses produtos para os quais existe alternativa encontra-se o tofu.
Além de ser mais saudável e não causar desperdícios de embalagens, o tofu caseiro fica a menos de metade do preço do industrial.
O vinagre é um produto muito utilizado na culinária, principalmente para temperar saladas. Porém, o vinagre de sidra, também conhecido por vinagre de maçã, é diferente. É principalmente reconhecido por ser uma fonte de saúde e vitalidade a vários níveis.
Aprende a fazer vinagre natural e a aromatizá-lo.
1- O poder da antecipação.
Se tens uma ideia dos locais onde vais passar, não deixes de dar uma olhadela na Internet à procura de restaurantes vegetarianos e, lojas de produtos naturais. As lojas são importantes pois se ficares em alguma pousada da juventude que disponha de cozinha, torna-se tudo muito mais fácil. Infelizmente alguma desta informação encontra-se desactualizada e, já me aconteceu várias vezes ir todo contente à procura dum restaurante e “bater com o nariz na porta”. É também importante descobrir contacto de organizações vegetarianas locais que te podem sempre ajudar e que, regra geral, dispõem de informação mais actualizada. Podes procurar informação em:
http://www.allveggielinks.com/Travel.htm
http://www.veg.org
Para os mais gulosos que acham difícil tornarem-se veganos, pois teriam de deixar de comer/fazer bolos e outras guloseimas que incluem ovos ou leite, aqui ficam algumas dicas sobre as alternativas.
Existem milhares de receitas comuns que podem ser adaptadas à dieta vegana. Porém, é preciso saber como escolher as receitas e como adaptá-las.
Apresentamos algumas dicas que poderão ser úteis quando cozinhares.
Alguns pequenos truques para conservares ou cozinhares alimentos de forma mais prática, rápida e nutritiva.