Ingredientes:
2 chávenas de cajus simples
½ chávena de rejuvelac (bebida probiótica da fermentação de trigo ou outro cereal)
½ chávena de levedura de cerveja em pó
sal integral q.b.
Preparação:
Demolha os cajus em água com sal durante uma noite numa taça. Coa os cajus.
Mói com os restantes ingredientes e sal num liquidificador ou num robô de cozinha até obteres uma pasta espessa homogénea.
Coloca a pasta num tecido poroso que permita a drenagem, prende o pano no topo de maneira a dar a forma de bola à pasta. Coloca-o sobre um recipente perfurado ou suspenso para que a água possa escorrer num local ameno por 24h. Depois, coloca-o no frigorífico durante mais 24h. Desenforma o melhor possível e passa a pasta já mais sólida para um recipiente redondo que possas levar ao forno a 50ºC ou menos até secar o mais possível.
Sugestões:
Em vez de rejuvelac podes usar 2 colheres de chá de vinagre de boa qualidade ou sumo de limão fresco; no entanto, o rejuvelac fornece ao queijo lactobacilos, tornando-o num alimento mais rico e facilitando a coagulação.
É normal que, antes de ir ao frio, a pasta liberte um cheiro ácido intenso; não é sinal que se estragou.
Podes usar o queijo sem ir ao forno, por exemplo, para barrar.
Podes colocar ervas aromáticas e especiarias a gosto (grãos de pimenta, alho em pó, curcuma em pó, sal integral) neste queijo tanto durante a confecção como a servir de crosta antes de ir ao forno.
Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?article_id=814&print=1
MARAVILHOSO!
Adorei a receita!
[Por: MBA @ 2011-04-30, 20:18 | Responder | Imprimir ]Obrigada por partilhar.
Leite da Terra