Ingredientes:
360g de massa filo à temperatura ambiente
azeite extra virgem q.b.
1 cebola nova laminada
3 dentes de alho laminados
pão ralado integral e de ervas q.b.
200g de cubos de tofu
2 colheres de sopa bem cheias de amido de milho diluídas em 4 colheres de sopa de água
sal integral com gomásio q.b.
3 colheres de sopa de avelãs picadas (ou outro fruto seco)
1 pitada de pimenta preta moída
1 molho de espinafres (folhas)
½ couve branca laminada
Preparação:
Num tacho aloura a cebola e o alho no azeite em lume brando. Quando tomar cor, junta os espinafres e a couve branca. Deixa cozinhar um pouco evaporando a água proveniente dos espinafres. Depois, junta o tofu e as avelãs e tempera com sal com gomásio e pimenta. Mexe. Deixa cozinhar um pouco e depois junta o amido de milho mexendo bem. Obterás um preparado homogéneo e ligado. Retira do lume e deixa arrefecer um pouco.
Numa bancada desenrola a massa filo e separa as folhas com cuidado. Cada folha deve manter-se com duas dobras longitudinais iguais formando um rectângulo bastante longo.
Pincela cada folha com azeite e pão ralado. Num dos cantos, coloca um pouco de recheio. Pega no canto imediatamente ao lado e fecha a massa em triângulo. Continua a dobrar sucessivamente a massa até acabares o rectângulo. Obterás um pastel triangular dobrado como se fosse um lenço.
Faz o mesmo com as restantes folhas de massa. Se quiseres podes sobrepor as folhas.
Pincela cada pastel com azeite e leva ao forno num pirex a 150ºC só até dourar.
Nota: a massa filo quebra facilmente se secar. Mantém-na embalada mesmo até a usares ou então hidratada com papel de cozinha húmido.
Copyright Centro Vegetariano. Reprodução permitida desde que indicando o endereço: http://www.centrovegetariano.org/receitas/index.php?article_id=824&print=1