O queijo é um dos derivados do leite mais consumidos. Pode ser feito a partir de leite de várias origens, incluindo de cabras, ovelhas e búfalas, sendo o leite de vaca a origem mais comum [1]. Alguns dos seus componentes mais conhecidos são a lactose (um açúcar) e as caseínas (proteínas). O fabrico de queijo pode seguir um de três processos: a precipitação por ácido e aquecimento, a precipitação só por aquecimento ou a coagulação.
A precipitação por aquecimento ou com a ácido dá origem à maior parte dos queijos frescos, enquanto que a coagulação, para onde é dirigida a maior fatia de leite destinado a queijo, é utilizada para os queijos curados ou amarelos [4]. A maioria destes queijos é feito com a adição de coalho contendo a enzima quimosina, que corta proteínas específicas do leite (as caseínas-k) e separando assim o leite em coágulo e soro. No soro fica a água e a maior parte das proteínas.
O coágulo, que vai dar origem ao queijo, contém a gordura do leite concentrada cerca de 10 vezes e precisa ainda de atravessar o processo de cura, em que é sujeito à acção de bactérias ou fungos, antes de poder ser consumido [4]. O coalho usado para estes queijos pode ser de origem vegetal, animal, fúngica ou bacteriana. O coalho de origem animal chama-se renina, também contém a enzima quimosina e é geralmente proveniente do estômago dos bezerros, embora possa ser obtido de outros animais [3]. Como a quantidade de quimosina que se consegue obter dos bezerros é sempre inferior às exigências de mercado, hoje em dia a maior parte da quimosina utilizada é produzida laboratorialmente com leveduras, fungos ou bactérias geneticamente modificadas (num processo semelhante à produção de insulina)[3].
Queijos tradicionais com certificação de origem mantém o modo de produção original e utilizam o coalho proveniente do estômago dos bezerros. Por exemplo, o queijo Cheddar tradicional é feito com coalho de estômago de bezerro. Este coalho corta as caseínas do leite em pequenos péptidos provocando a coagulação, e durante a cura estes são atacados por enzimas chamadas peptidases provenientes de uma cultura bacteriana específica adicionada ao preparado, o que leva à produção do típico sabor Cheddar [3]. Em 1967 foi descoberto um fungo com uma enzima capaz de coalhar o leite, e pouco depois a investigação desenvolveu um produto baseado numa substância do fungo Rhizomucor miehei que veio substituir quase metade do coalho usado mundialmente [2].
Em Portugal, a produção dos queijos com Denominação de Origem Protegida (DOP) tem de obedecer ao modo de produção tradicional explícito no Caderno de Especificações, pelo que é fácil identificar queijos feitos com coalho de origem animal: O Queijo Rabaçal, o Queijo de Cabra Transmontano, o Queijo Terrincho, o Queijo Picante e o Queijo Amarelo da Beira Baixa, o Queijo de S.Jorge e o Queijo do Pico. Por outro lado o Queijo da Serra da Estrela Velho, o Queijo da Serra da Estrela Amanteigado, o Queijo de Castelo Branco, o Queijo de Nisa, o Queijo de Évora, o Queijo Mestiço de Tolosa, o Queijo de Azeitão e o Queijo de Serpa são coagulados com o cardo Cynara Cardunculus [5].
O tipo de coalho usado em qualquer queijo tradicional dentro da União Europeia e que tenha rotulagem de Denominação de Origem Protegida pode ser facilmente verificado através da Internet.
Os queijos industriais geralmente não têm indicações dessa natureza no rótulo e é necessário obter informação junto à empresa sobre o tipo de coalho utilizado.
Quem deseja manter uma dieta vegana, sem nenhum produto de origem animal, pode optar pelo queijo vegano. Há diversas marcas à venda, e também é possível preparar queijo creme vegano em casa utilizando a máquina de leite de soja e o respectivo coagulante para tofu.
Receita de queijo creme vegano
1 l de leite de soja frio
1 pacote de coagulante para tofu ou 2 colheres de sopa de sumo de limão ou vinagre
1 dente de alho pequeno esmagado
ervas da Provence
noz moscada moída
sal
Aquecer o leite e junta o coagulante. Deixar repousar 10 minutos e escorrer o excesso de líquido. Colocar o creme numa tigela e adicionar as ervas, 1 pitada de noz moscada moída e o dente de alho. Moer tudo com a varinha mágica. Temperar com sal. Guarda-se no frigorífico.
Referências:
[1] A. S. Grandison and M. J. Lewis, Separation Processes in The Food And Biotechnology Industries - Principles and Applications , Woodhead Publishing, 1996, Cambridge.
[2]Armin Fiechter, T.Scheper, Advances in Biochemical Engineering/Biotechnology,Vol. 69, Springer-Verlag, 2000, Berlin.
[3] Elmer H. Marth, James L. Steele, Applied Dairy Microbiology, Marcel Dekker, Inc.,2001, NY.
[4] P.F. Fox and P.L.H. McSweeney, Dairy Chemistry and Biochemistry, Published by Blackie Academic & Professional, 1998, London.
[5] várias fontes, incluindo as regiões de turismo das respectivas zonas geográficas.
Inserido em: 2008-11-21 Última actualização: 2010-01-06
Comentar
Alimentação > Alimentos
Alimentação > Alimentação Vegetariana
Pessoas > Artigos por Autor > Rita Varela
Olá!
Em primeiro lugar, obrigada por este artigo, desconhecia totalmente o conceito de coalho animal...
Se fosse possível, agradecia que me informassem de queijos flamengos (os típicos queijos fatiados, para tostas, por exemplo) que não utilizem coalho animal.
Obrigada.
O melhor é perguntar a cada marca qual o tipo de coalho que usam.
Boa noite,
Alguém conhece marcas de queijos de "fatia" (de leite de vaca) que não levem coalho de origem animal? Nos supermercados ando sempre a verificar, mas os rótulos apenas indicam "coalho" nos ingredientes. Contactei o apoio a clientes de um supermercado (Pingo Doce) e o que me indicaram (após uns 2 meses à espera da resposta) é que o queijo da sua marca leva coalho de origem animal e que, se nos ingredientes indicar "coalho", é (em princípio) sempre animal. Disseram também para procurar queijos que usam cardo para o efeito, mas os que encontro são apenas os de ovelha.
Se conhecerem algum, agradeço a indicação!
Boa tarde,
quero experimentar esta receita, comprei coalho (na farmácia não conheciam coagulante :S e nem havia distinção leite/tofu) e nas instruções diz para misturar 3g (1 colher de chá) com 1/2L de água, para 80L de leite. nas vossas instruções diz para misturar todo o frasco c o 1L de leite de soja e fez-me um pouco a confusão das diferenças de quantidades, pq nao sei qual a quantidade que tem o pacote q vocês referem.. é um frasco pequeno é msm para por tudo com 1L? será que me podem aconselhar um sítio onde posso comprar esse coagulante para tofu, ou o que comprei na farmácia serve? espero uma resposta
O coagulante referido no artigo é vendido em saquetas individuais, equivalente a 1-2 colheres de sopa. Não sei se o coagulante que comprou é adequado para tofu, provavelmente é coalho para usar em leite de vaca. Para o tofu pode adquirir nigari em lojas de produtos naturais, ou pode usar simplesmente sumo de limão ou vinagre.
Parece obvio mas ha quem pense que o queijo e materia vegetal.
Na verdade o queijo e materia animal tal como a carne.
(Por: Andre)
Boa tarde a todos.
[Por: @ 2018-01-16, 17:53 | Responder | Imprimir ]Bom, primeiro que queijo a base de leite de animal nenhum é vegetariano (VEGETAriano = vegetal...não = animal), leite animal é um composto animal, uma secreção mamaria que se origina do sangue.
Belo artigo.
(Por: Bruna)
> Boa tarde a todos.
[Por: @ 2024-12-18, 16:22 | Responder | Imprimir ]> Bom, primeiro que queijo a base de leite de animal nenhum é vegetariano
> (VEGETAriano = vegetal...não = animal), leite animal é um composto animal,
> uma secreção mamaria que se origina do sangue.
> Belo artigo.
> (Por: Bruna)
Isso tem que ser troll, pois vegetariano não é vegano. Vegetariano pode comer leite, mel e outros derivados animais, veganos que são mais restritos.
(Por: Felix)