O queijo é um dos derivados do leite mais consumidos. Pode ser feito a partir de leite de várias origens, incluindo de cabras, ovelhas e búfalas, sendo o leite de vaca a origem mais comum [1]. Alguns dos seus componentes mais conhecidos são a lactose (um açúcar) e as caseínas (proteínas). O fabrico de queijo pode seguir um de três processos: a precipitação por ácido e aquecimento, a precipitação só por aquecimento ou a coagulação.
A clorela, tal como a espirulina, é uma alga microscópica que cresce em água doce. Ambas existem no planeta Terra há biliões de anos. Estas microalgas contêm um impressionante conjunto de componentes nutritivos: vitaminas, macro-minerais, micro-nutrientes, ácidos gordos essenciais, RNA e DNA, clorofila, e um vasto espectro de fitoquímicos. Elas contêm todos os nutrientes requeridos pelo corpo humano.
O hábito alimentar de comer sopa está bastante enraizado nas culturas dos povos do sul da Europa desde o período Neolítico. Pensa-se que o início da técnica de cozedura de alimentos em água tenha tido início há cerca de cinco mil anos, aquando da invenção de recipientes à prova de calor, proporcionando vantagens perante a cozedura em ar quente por cima de fogueira comummente usada pelos nossos antepassados.
As sementes de cânhamo foram consumidas pela humanidade (e pelos animais) durante séculos. Populações inteiras, sobretudo na China, sobreviveram em épocas de fome devido a estas sementes. Na China, no cinema, ainda se podem comprar sementes de cânhamo tostadas, da mesma forma que no Ocidente se encontram pipocas.
Segundo Rowan Robinson, autor do livro Manifesto do Cânhamo, o cânhamo, pelas suas múltiplas aplicações e qualidades, teve e terá um impacto positivo na sociedade em que vivemos e na ecologia do nosso planeta.
Tofu é um produto natural para a cozinha, muito apreciado devido à sua versatilidade. É originário da China e provém de uma descoberta feita no palácio do imperador por volta do século quinto. Originalmente destinado aos aristocratas e monges, era considerado como um alimento que promovia a longevidade.
O seitan é produzido a partir da farinha de trigo.
Faz-se primeiro uma massa, como para o pão. Esta é depois lavada, num passador, com água corrente. Neste processo perde as gorduras e os hidratos de carbono.